Cortando as Unhas

25-janeiro-2010
bichosaudavel
  1. Patricia Almeida disse:

    Adorei o site !!!
    Vcs estão de parabéns !!!
    Gostaria de saber se existe algum luga no Rio de Janeiro que faça cirurgia de catarata. Meu cãozinho desde os 4 anos apresentou catarata em um dos olhos e não tenho a menor condição de operá-lo. Hoje com 6 anos ainda não consegui fazer nada.
    Desde já agradeço
    Patricia

  2. rtercsn451 disse:

    Te enviei sugestões por email

    Abraço
    Rita Ericson

  3. rosilane macena disse:

    amei o seu site…ouvi na radio paradiso…estou tratando a esporotricose no meu gato, ja vai fazer 3 meses! quanto tempo mais ainda vou levar para curá-la de vez ? o remedio q uso é muito caro, mais estou fazendo tudo q o médico mandou..mais gostaria de saber sua opinião sobre o tempo de tratamento. quando minha gata vai poder voltar a vida social? obrigado desde ja ..deus te abençoe…

  4. Luiz disse:

    tenho uma cadela Maltes de 3 anos , ela tem o cotume de roer as unhas , faz um barulho danado mas nunca se machucou , que pode ser?

  5. rtercsn451 disse:

    Oi Luiz

    se ela não tem nenhuma patologia dermatologica (micose, alergia) nas unhas, pode ser mania, habito ou descarga de ansiedade.
    É comum os animais se lamberem ou morderem quando a pele está coçando. Se neste momento o dono do animal chama atenção dele, manda parar ele pode perpetuar esta ação para chamar a atenção.
    Certifique-se que não há problema dermatologico e passe a ignora-la quando estiver se coçando. Mude de ambiente, nem olhe para ela.
    Outra opção é fazer um barulho estranho, como sacudir um cofrinho quando ela estiver roendo as unhas. Mas faça escondido! Ela não pode perceber que foi você que fez.
    Mande noticias!
    Abraço
    Rita Ericson

  6. rtercsn451 disse:

    Oi Rosilane,

    que bom que você gostou do site!
    Te recomendo o site da prefeitura:
    http://www0.rio.rj.gov.br/ijv/esporotricose.shtm
    Não interrompa o tratamento! É longo mesmo!
    Abraço e saúde
    Rita Ericson

  7. evaldo costa disse:

    MEUS DIGNÍSSIMOS PARABÉNS!
    MARVILHA O SITE! OLHA, APRENDI MUIIIIIIIIIIIIIIITA COISA….
    E, MAIS UMA VEZ, PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!

  8. rtercsn451 disse:

    Obrigada, Evaldo!
    Fico muito feiz, meu objetivo é este!

    Abraço
    Rita Ericson

  9. Susana Cherullo disse:

    Oie!
    Pra cortar as unhas, tenho um alicate próprio pra animais e mesmo assim eles não gostam muito quando apareço com ele. É rápido e rasteiro!
    Bjs

  10. SIMONE disse:

    Bom dia! ontem ouvi um pouco do seu programa e adorei!! pena que estava no trabalho e não consegui ouvir direito!Mas, você falou sobre seu site, então aqui estou eu,ADOREI!!!!!!!!!! Aqui tem tudo que eu precisava saber, até como cortar unha. Eu tenho um basset, para cortar as unhas dele é uma luta, ele não deixa eu segurar a patinha dele. Mas, seguirei suas dicas e sei que conseguirei! Bjs e parabéns pelo sucesso tudo de bom!! SIMONE

  11. Rita Ericson disse:

    Obrigada, Simone!

    Abraço
    Rita Ericson

  12. Fabíola disse:

    adorei o site, virei fã.
    estou aprendendo muito.
    esta matéria mesmo estava louca pra cortar a unha do meu cãozinho agora é só comprar o cortador.
    no petshop eles sempre esquecem.
    obrigada

  13. Rita Ericson disse:

    Obrigada, Fabíola!
    Divulgue para seus amigos amantes dos animais.
    Abraço
    Rita Ericson

  14. ellen disse:

    porque fizeram isto o cachorro pode se dizer que ele também e um ser humano essa pessoa que fez isso um dia vai sofrer

  15. ellen disse:

    isso é muito errado essas pessoas tem que pagar por isto

  16. Adorei as dicas já estava desistindo de cortar as unhas da minha gata Safhirah que já tem dois anos,acostumei desde bebe mas de um tempo pra cá ela não deixa mais valeuuuuu

  17. Rita Ericson disse:

    Obrigada, Deborah!
    recomende para seus amigos,
    abraço
    Rita Ericson

  18. Roberta disse:

    Tenha uma cachorrinha da raça York que há uns 3 ou 4 meses começou a lamber muito a patinha, ela chega a deixar a pata molhada, levei na veterinária e ela disse que não era nada… há cerca de uns 2 meses em um dia do nada começou a sangrar bastante. Levei ao veterinário e ele disse que a unha havia quebrado na base , passou um antibiótico, pomada para estancar o sangramento e um remédio spray para aplicar 3 vezes por dia…
    Ao final do tratamento ela continuava lambendo a unha, mas não sangrava mais, levei novamente no veterinário que passou outro remédio e antibiotico, porém mais 20 dias se passaram e nada… Hoje a unha dela voltou a sangrar. Você teria alguma idéia para me ajudar por favor ?

  19. Rita Ericson disse:

    Olá Roberta,

    independente da sua cadela apresentar uma causa inicial para morder as patas, ela só deve ficar boa quando parar com este hábito.
    Certifique-se que ela não está precisando de tratamento dermatológico (antibiotico, antialergico) e comece a mudar sua atitude quando ela estiver se coçando.
    -Não chame a atenção dela, nem olhe para ela quando ela estiver se coçando.
    -Faça 1 barulho estranho (chocalho, cofrinho, apito, assobio) de maneira que ela não perceba que foi você que fez
    -Se você não tiver nada a mão para fazer barulho, saia do ambiente. Não deixe ela perceber que sua saída se relaciona com ela – disfarce!

    Uma opção que funciona bem, é o uso do Colar Elizabetano (parece 1 abajur no pescoço), mas as vezes o animal fica muito incomodado, principalmente se estiver realmente coçando e com o colar ela não vai alcançar as patas.

    Mande notícias
    Abraço
    Rita Ericson

  20. Rafael disse:

    Olá
    Tenho uma poodle de 2 meses e as unhas dela são grandes, e ficam grudando nos tapetes.
    Com quantos meses eu posso cortar as unhas dela?
    Aguardo resposta

  21. Rita Ericson disse:

    Olá Rafael,
    as unhas podem ser cortadas a qualquer momento, tomando cuidado com a área de corte.
    Abraço
    Rita Ericson

  22. vanuzia disse:

    mais meu gato adora morde
    dai ele usa os dentes para não deixa eu corta
    vc tem alguma sugestão como

  23. Rita Ericson disse:

    Olá Vanuzia,
    você pode precisar de alguém para te ajudar.
    “Embrulhar” o gato com uma toalha grossa pode ajudar bastante.
    Deixe somente a pata que você vai cortar “para fora” da toalha.
    Abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

Será que dói? Vai sangrar?

Não é nada fácil cortar as unhas de cães e gatos! Muita gente prefere nem se aventurar! E com razão!

A maioria dos cães e gatos detesta manipulações nas patas, que além de serem muito sensíveis também são a base do animal no chão, sua segurança. É preciso que o animal tenha uma relação de muita confiança para se sentir confortável com quem manipula suas patas.

Nem sempre é necessário cortar as unhas dos cães, especialmente se elas entram em atrito com superfícies ásperas, como asfalto ou chão de pedras. Mas muitas vezes a unha equivalente ao nosso “dedão” não chega a encostar no chão ou o animal (infelizmente) não tem a oportunidade de correr em pisos ásperos e não gasta suas unhas naturamente. Estas aunhas podem crescer muito e até encravar na pele pois seu formato é arredondado.

Todos os gatos devem ter a oportunidade de usar arranhadores para marcar seu território com seus feromônios e marcas visuais, se alongar e renovar suas unhas, especialmente aqueles que vivem em apartamentos.

Mas muitas vezes é necessário aparar as unhas até para evitar que eles fiquem “presos” pelo “ganchinho” da unha numa colcha, por exemplo. Se o seu gato tem acesso a rua, pode ser o contrário…esses ganchinhos são fundamentais para ele escalar e até fugir de uma ameaça, se necessário.

Se for necessário cortar as unhas do seu cão ou gato, avalie se é melhor você mesmo cortar ou procurar ajuda profissional.

Na clínica ou na petshop, além da experiência de quem corta, o animal geralmente é posicionado em cima de uma mesa, e pode ser necessário utilizar técnicas de contenção gentis (com o mínimo de estresse) e acessórios como toalhas, petiscos e uma mordaça para a segurança de todos.

Mas frequentemente esta é uma situação de estresse. Os gatos costumam detestar sair de casa.  Os cães geralmente gostam, mas preferem ir passear…passeio para ir à clínica ou pet shop…nem sempre.

Se você optar por cortar as unhas em casa mesmo, o ideal é acostumar seu animal desde filhote a diferentes manipulações. Sempre associe sensações prazerosas, como brincadeiras e petiscos e ao mesmo tempo mexa na boca, nas patas, orelhas e elogie enquanto ele permitir. Quando ele demonstrar incômodo, pare a manipulação e “mude de assunto”, deixando-o livre para se afastar ou emende numa brincadeira.

É preciso ser persistente e ter paciência. Apresente o cortador de unhas, deixe-o cheirar, lamber e ofereça pequenos pedaços de petiscos. Depois de algumas repetições, comece a cortar, só a pontinha. Tome cuidado para não atingir o vaso sanguíneo que pode sangrar bastante e causar dor se for cortado. Se a unha for preta e você não conseguir visualizar a área ideal de corte, primeiro aprenda com um profissional qual é o limite.

Tenha sempre em casa um produto para estancar o sangramento, como um pó hemostático e use se necessário. Eles estão disponíveis nas pet shops . Em caso de emergência, experimente “emassar” o local com sabonete ou até mesmo pingue uma gota de cola rápida, mas CUIDADO!

Só opte por cortar as unhas do seu cão ou gato se a experiência for tranquila. Não brigue nem contenha seu animal de estimação usando força, ferramentas como enforcadores ou mordaças nem várias pessoas segurando, ele não deve passar por esta situação de estresse e ainda existe o risco de alguém sair machucado.

Opte por um profissional que use técnicas de baixo estresse e corte as unhas do seu animal com seu segurança!


Carregando..