Cães Podem Comer Ossos?

cachorro-osso
  1. Rita Ericson disse:

    Olá Felipe,
    infelizmente já atendi animais com complicações causadas por todos os tipos de ossos, crus, cozidos, de frango, de boi e até aqueles brinquedos de couro!
    Abraço e obrigada pela contribuição!
    Rita Ericson

  2. Izis disse:

    Meu filhote Poodle de 4 meses, pegou do lixo um osso de frango, quando fui pegar dele, o mesmo engoliu praticamente inteiro…

    Estou observando, e ele está fazendo muita força pra defecar…mas não consegue.

    ESTOU DESESPERADA!!

    O que faço?

  3. Mariana disse:

    Minha cachorrinha SAPEKA (Nina) quando eu vou passear com ela ai ela acha ossose e eu tento tirar da boca dela mais eu não consigo tirar e agora que eu li essa mensagem não vou deixa ela mais achar esses ossos!!!
    Obrigado por ter colocado essa mensagem sobre cachorros!!!

  4. Rita Ericson disse:

    Olá Izis,

    ele melhorou?
    Se os sintomas persistem, leve seu poodle para atendimento veterinário assim que possivel.
    Mande noticias.
    ABraço
    Rita Ericson

  5. Rita Ericson disse:

    A ideia é esta, Mariana!
    Informação para evitar acidentes!
    Abraço
    Rita Ericson

  6. HELOYSE VELOZ disse:

    eu sou veterinaria a mais de 6 anos e ja atndirt varios caes e gatos por causa de osos engancha nos dentes ja fiz mais de 50 cirugias por causa de osos em endico que voçes donos de cachorros nao de ossos para seus caes eles nao mereçe isso eu tenho 11 caes e 8 gatos eles so comem raçao ou so nos domingos uns bife de carne mas e daquelas apropiadas para cae e gatos nao e dessas que compra pra almoço tem as subinancias de cachorros voçe encontra em qualquer lugar onde vende coisas para cachorro DR VETERINAIA HELOYSE VELOZ

  7. BEATRIZ VELOZ disse:

    OLA EU SOU DR VETERINARIA BEATRIZ VELOZ E JA ATENDIR MAIS DE 50 CASOS DE CAES E GATOS POR CAUSAS DE OSSOS

  8. EU DO OSSO PARA O MEU CAES

  9. Rita Ericson disse:

    Obrigada pelo seu depoimento, Heloyse!

    Abraço
    Rita Ericson

  10. Rita Ericson disse:

    Olá Laísaa,

    eu não aconselho, pode acontecer um acidente.
    Abraço
    Rita Ericson

  11. Andressa disse:

    Olá, estou desesperada meu poodle tem 6 meses e hoje por um descuido do meu marido ele comeu osso de galinha(frito) que estava no lixo, meu marido mandou aguardar para ver se vai fazer mal, eu já queria levar agora no veterinário. Gostaria de saber quanto tempo leva pro cachorro digerir o osso? Desde já muito obrigada!

  12. Rita Ericson disse:

    Olá Andressa,

    os ossos não são digeridos com facilidade.
    O ideal é que ele seja expelido através de vomito ou nas fezes.
    Como ele está?
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  13. Andressa disse:

    Estou aqui para agradecer sua atenção e dizer que graças a Deus meu cachorrinho está bem, não teve reação e agora vamos ter cuidado redobrado com ele para nunca mais acontecer. Obrigada.
    Abraço

  14. Rita Ericson disse:

    Que ótima notícia, Andressa!

    Abraço
    Rita Ericson

  15. Vivi disse:

    Olá!

    Minha salcichinha comeu um pedaço desse osso de couro, e esta com vomito (mas nao sai nada, so bába) e diarréia com uma gelatina transparente e um pouquinho de sangue. Ela esta comendo e brincando normalmente. Mas as vezes tem cólicas e fica quietinha. Já levei no veterinário, ela tomou injeção com vitaminas e ta tomando trissufin. Será que ela vai ter que operar? Será que obstruiu o intestino?

  16. Rita Ericson disse:

    Olá Vivi,

    os sintomas de obstrução intestinal costumam ser mais graves, com dores agudas e vomitos seguidos.
    Se ela está em tratamento e melhorando, fique tranquila.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  17. Italo disse:

    olha estou vendo muitos sim e não!o grande problema do osso (PEQUENO)realmente é se ele da uma lascada e o cachorro engolir!,podendo sim perfurar algum órgão vindo até mesmo ao óbito!mas ai que tá só não dar ossos defumados,de galinha ou algum do tipo,eu recomento ir no açougue e pegar um de boi bem limpo,dependendo do tamanho vai encontrar de todos os tipo!!abraços

  18. Rita Ericson disse:

    Olá Italo,

    realmente é possível um cão se divertir com um osso, sem riscos.
    Mas as situações são tão diferentes que prefiro não arriscar recomendar…
    Abraço
    Rita Ericson

  19. ecs disse:

    Acho que roer ossos e desespero pois o ser humano come a carne que e o melhor e da o resto que e o osso achando normal.A maioria dos ser humanos tbm come descontrolado.As coisas saldaveis as vezes não são as melhores mais da para se acostumar assim como os caes devem comer ração e feito sobe medida não oferece risco e oferece tudo que precisa para ele.

  20. Olá , tenho um cachorro da raça shih tzu , ele comeu uma asinha de frango inteira com osso e Tudo …agora ta vomitando , levei no veterinario e indicarão (Prazil) Seria mesmo recomendado para essa ocasião ? …ou oque eu deveria Fazer ? Agradeço desde Já pela atenção !

  21. Rita Ericson disse:

    Olá Tiago,

    se os sintomas não cessarem, leve-o novamente para atendimento veterinário.
    Pode ser necessário realizar algum exame de imagem (RX ou ultrassonografia) para definir melhor o quadro.

    Abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

A resposta é NÃO!!!

Vários cães roem ossos há muito tempo e nunca tiveram problemas, mas como veterinária, atendo os casos em que ocorreram problemas…

Muitos pensam que os cães podem roer ossos por ser um resquício da vida selvagem e natural, quando eles caçavam e comiam sua presa até os ossos.

Mas estamos muito distantes da vida natural que os cães levavam no passado. Comer ossos é perigoso e pode causar problemas graves para seu cão.

  • dentes quebrados
  • machucados na boca e língua – as vezes sangram tanto que é necessário suturar
  • o osso pode prender na mandíbula – dói muito para retirar e pode necessitar de anestesia
  • o osso pode ficar “entalado” no esôfago – o animal se esforça muito para colocar para fora, forçando vômito, mas nem sempre é possível e é necessaria ajuda veterinária
  • o osso pode ficar preso na traqueia – neste caso o animal não consegue respirar direito  e é necessário atendimento veterinário emergencial
  • o osso pode ficar preso no estômago ou intestino, causando dor e hemorragia – a retirada pode ser feita através de endoscopia ou cirurgia (depende da região e do tamanho do osso). Quando ocorre perfuração, o animal pode desenvolver peritonite e é necessária cirurgia de emergência
  • constipação (prisão de ventre) – os fragmentos do osso são pontiagudos e endurecem o bolo fecal dificultando a defecação

Não devemos oferecer ossos para nossos cães e temos de tomar cuidado para eles não roubarem do lixo nem acharem na rua. Não é só o osso de galinha que oferece riscos, os bovinos também. Também não recomendo os brinquedos de couro (diversos formatos- osso, sapatinho e palitinhos) pelos mesmos motivos. Apesar de não serem tão rígidos, também podem ficar presos no trato digestivo e causar vomitos e diarreia.

O fato de um animal ter comido ossos a vida inteira e nunca ter tido problemas não significa que não há riscos.

Existem muitos brinquedos e petiscos deliciosos e seguros para nossos cães (veja algumas opções seguras em http://www.bitcao.com.br/index.php?PUID=BSD ).

Para que  se arriscar?


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato