Como Ensinar seu Filhote a Fazer Xixi e Cocô no Local Certo

xixi no local certo
  1. Francielli disse:

    Oi Rita! Realmente não tivemos nenhum tipo de mudança no ambiente, está tudo exatamente igual. Qual a dor articular acho bem difícil, meu cachorro parece um cabrito, corre e pula o tempo todo, e jamais demonstrou sinais de dor ou desconforto. E agora, ele está fazendo o seguinte: vai até o tapete higiênico e faz xixi bem na frente do tapete. Eu já perdi a calma, pois tenho limpado de 3 a 4 xixis por dia, não há como não se incomodar. Não adianta repreender, nem fazer festa quando ele acerta, o comportamento vem se repetindo diariamente. É uma pena, pois se continuar desta forma vou ter que me desfazer dele, moro em apartamento e esse tipo de situação está me causando um incômodo insuportável. Mas obrigado pela ajuda!

  2. Rita Ericson disse:

    Olá Francielli,

    seu cão é castrado?
    Ele pode melhorar bastante após a diminuição da testosterona.
    Outra medida importante é ëncher o tanque “dele de atenção.
    Reserve 5 minutos, 2 vezes ao dia para brincar ou escová-lo. Exercícios de adestramento-obediencia básica, também ajudam muito.
    Vale a pena tentar, eles respondem bem.
    mande noticias.
    ABraço
    Rita Ericson

  3. Dayse disse:

    Oláa. adorei seu site *-*
    gostaria de uma ajudinha, lá em casa temos uma pincher, super adoravél e cuimenta, porém esse natal ganhei um Akita fêmea do meu namorado,
    Ela tem 2 meses e tem os dentes afiadinhos, e sempre que ela vai brincar com a pincher , acaba machucando (sem qquerer) e ai a pincher se revolta e acaba mordendo, ja briguei, ja deixei pra ver o que acontecia, mas nada. e agora tenho medo de quando a Akita crescer, acabar machucando a pincher.
    O que faço? Tem jeito ??

  4. Rita Ericson disse:

    Olá Dayse,
    faça como descrito no texto:

    http://www.bichosaudavel.com/introduzindo-um-novo-animal-na-casa/

    Se restarem duvidas, entre em contato.
    Abraço
    Rita Ericson

  5. francine disse:

    Olá! Comprei um pincher macho de 4 meses e uma fêmea de 2 meses e ainda não sabem fazer xixi e coco no local adequado. Ainda é possível ensinar o macho de 4 meses? Não está velho? Obrigada!

  6. Roberta disse:

    Oi Rita!!

    Adore sua matéria e preciso de uma super ajuda com o assunto. Estou com um Border Collie de 5 meses, e há um mês estamos tentando fazê-lo urinar no local correto. O cocô ele já faz na rua, mas o xixi… o que acontece é que muitas das dicas não funcionam… primeiro que ele não cheira antes de fazer xixi, muitas vezes ele está andando e faz em pé e continua andando. Já usamos todos os produtos da pet para tirar cheiro e repelir, mas não adianta acho que por conta disso. Depois, quando elogiamos ele por fazer xixi no local certo ele não parece associar, pois ele começa a pular em cima da gente, ainda urinando… já falei xixi não, muito bem xixi, essas coisas, tento toda manhã fazer…
    E terceiro deixamos ele no local do xixi por um tempo, quando tiramos ele de lá ele vai direto para a sala fazer xixi. Além de destruir completamente a fralda.
    tem alguma dica extra?

  7. Rita Ericson disse:

    Olá Francine,
    os cães são capazes de aprender durante toda a vida.
    Esta idade é ótima para o aprendizado.
    Abraço
    Rita Ericson

  8. Sabrina disse:

    Tenho uma cachorrinha chamada Lanna,ela tem 6 meses, é uma mistura de Poodle com Piquinês francês.Ganhei ela há uns 15 dias,e ela só urina no jornal,mas não consigo fazer com que ela faça também o cocô no mesmo lugar.ela é criada dentro de casa,pois moro em apartamento e encontro cocô nos quartos,ou nos tapetes.Ela também anda comendo meus tapetes. Como devo proceder?

  9. Rita Ericson disse:

    Olá Roberta,

    seu Border já está passeando na rua, certo?
    Ele urina na rua de vez em quando?
    Passeia bastante?
    Talvez seja necessário um(a) adestrador(a) para ajudar.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  10. Roberta Lewis disse:

    Oi Rita!

    Ele passeia 2 vezes por dia, de manhã e à noite. Hoje mesmo ele encasquetou de fazer xixi na porta de casa, antes de sair, já com a coleira, repetiu por 5 vezes e as 5 vezes limpamos. Colocamos a coleira, e estavamos abrindo a porta e ele fazia xixi. Limpa, se prepara para abrir a porta, xixi na porta. Mas sim, ele urina bastante na rua também, e bebe bastante água.

    O problema do adestrador é que ainda não podemos bancar um. Especialmente em São Paulo, que é bem caro. Mas tudo bem, vamos tentando.

    Beijos e obrigada!!

  11. Rita Ericson disse:

    Olá Sabrina,
    faça como recomendado no texto.
    Após o momento da refeição (não deixe alimento disponivel o dia todo), deixe-a presa, proximo ao local escolhido como banheiro e fique de olho.
    Assim que ela evacuar, elogie e ofereça petiscos.
    Quanto aos tapetes, voce tem 2 opções, ou fique vigilante e repreenda-a sempre que comer o tapete, ou retire-os.
    A opção educacional é melhor, mas nem sempre é possível.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  12. isadora mourao disse:

    muito legal , gostei muito , Queria saber onde comprar as fraldas para o cachorro , Espero a resposta !!! tchau obrigada

  13. Rita Ericson disse:

    Olá Roberta,
    existem varios sites com dicas de adestramento, eu gosto bastante do http://www.lordcao.com
    Boa sorte e bom trabalho!
    Abraço
    Rita Ericson

  14. Rita Ericson disse:

    Olá Isadora,

    a maoiria das petshops vende, eles costumam chamar de tapete higienico.
    Abraço
    Rita Ericson

  15. Joaquim disse:

    Olá
    Eu tenho um filhote de Pastor canadense com São Bernardo ele está com 1 mês e 15 dias e eu moro em um sítio q tem outros cães q vivem soltos. Eu queria saber quando eu posso soltá-lo junto com os outros e se pelo fato de ele estar no meu quarto será dificil desacostumá-lo a fazer as necessidades dentro de casa.
    Desde já agradeço.

  16. Oi gente,eu estou aki para ensinar há v6 de como treinar seu cão,é muito simples.Primeiro:pegue um petisco ou sua própria ração e vá até ele.Segundo:pegue a ração ou o petisco e enrole sua mão com a ração dentro,depois,fale:senta,com um jeito calmo e com muita paciência,repita até que ele sente,quando ele sentar,de a ração ou o petisco há ele. .Assim ele obedecerá seus comandos que vc mandar.

  17. Rita Ericson disse:

    Olá Joaquim,
    se os seus outros cães são saudáveis e vacinados, não há risco do filhote contrair nenhuma virose deles.
    Se há a possibilidade de animais desconhecidos entrarem no terreno, ele só pode ficar solto após tomar a ultima dose da vacina multipla (aprox aos 4 meses).
    Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/vacinas-em-caes-e-gatos-quando-e-quais-usar/
    Os cães costumam gostar de defecar e urinar em locais que têm outros odores de urina e fezes de outros animais, acredito que ele vá se acostumar.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  18. Rita Ericson disse:

    Obrigada pela sua colaboração, Isabela!
    Abraço
    Rita Ericson

  19. gisele disse:

    adorei a explicação sobre como ensinar os cães a fazer as nesessidades vai me ajudar muito pois vou comprar mais um cachorro obrigada

  20. Rita Ericson disse:

    Obrigada, Gisele!
    Divulgue para seus amigos!
    Abraço
    Rita Ericson

  21. Ana Lucia disse:

    Olá, tenho um shih-tzu de 5 meses, comecei há pouco tempo levá-lo para urinar na rua, mas para minha surpresa ele ainda não entendeu, apesar de cheirar a urina dos outros cães, ele não faz ,acaba fazendo em casa…qual procedimento tomar…..????

  22. Rita Ericson disse:

    Olá Ana Lucia,

    pode demorar um pouco para ele se interessar em deixar sua “marca” na rua.
    Isto tende a acontecer a partir dos 7 meses, quando a puberdade se inicia.
    Alguns cães se acostumam a fazer no “banheiro” de casa e nem fazem na rua, mas é raro.
    Use palavras-chave (xixi, faz aqui, muito bem), fáceis dele entender, no momento de urinar e casa e repita-as na rua.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  23. Daniele disse:

    Olá Rita,

    Ganhei um Pincher de apenas 1 mês, ele dorme quase que o dia inteiro, quando não está dormindo fica chorando até que alguém fique uns minutinhos com ele e dorme de novo. É normal ele chorar assim..? ele também treme bastante, será de frio? é possível que já entenda de fazer cocô e xixi no lugar certo?

    Obrigada!

  24. Daniele disse:

    Olá Rita!

    Ganhei um filhote (1 mês) de pinscher e ele chora muito mesmo durante o dia com água e comida, além disso treme bastante, é possível que seja frio ou será falta da mãe…? Gostaria também de dicas de como socializá-lo para que não seja agressivo nem fique latindo o tempo inteiro.

    Obrigada!

  25. Rita Ericson disse:

    Olá Daniele,
    os filhotes só devem se separar da mãe e irmão a partir dos 45 dias (aprox).
    Eles são capazes de aprender nesta idade, mas só espere um bom resultado a partir dos 3-4 meses.
    Leve-o para atendimetno veterinário.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  26. Eliara disse:

    Boa Tarde..
    Estive lendo seu site, pois comprei uma cachorrinha lhasa apso mais ainda nao chegou em minha casa… Fico imaginando como sera que ela se comportara em minha casa na hora de urinar/defecar. Pois bem minha duvida e a seguinte. No momento nao estou trabalhando certo entao nesses dias ela ficara comigo e deixarei um local apropriado para ela fazer suas necessidades fora da casa ja ensinando-a com as suas dicas correto. Mais a duvida e a seguinte e quanto eu estiver ausente e a deixar dentro de casa o que devo fazer ensina-la a fazer suas necessidades em dois lugares?? isso funcionará?
    Obrigada
    Aguardo retorno

  27. Rita Ericson disse:

    Olá Eliara,

    em geral, os cães defecam e urinam 2 vezes ao dia, a partir de uma determinada idade (aprox 6 meses).
    Nos primeiros meses, você pode ensiná-la a fazer no tapete higienico e quando ela ficar dentro de casa, disponibilizar um local.
    Quando ela já estiver se controlando bem, leve-a para passear 2 vezes ao dia. A tendencia é que ela urine na rua.
    Abraço
    Rita Ericson

  28. Eliara disse:

    Rita Muito obrigada pelas dicas..

    Eu estou anciosissima pra ver minha Dara ela ainda nao chegou rsrrs

    Abraços..

    Eliara

  29. Gabriela disse:

    Adorei!precisava urgentemente saber disso,afinal semana que vem vou ganhar um mini pinther.

  30. Rita Ericson disse:

    Legal, Gabriela!
    Abraço
    Rita Ericson

  31. Dayene Rozindo Pereira Laurindo disse:

    Boa tarde!!
    Eu tenho um poodle toy e ele tava começando a fazer as necessidades dele no lugar certinho, nesse tempo eu viajei e quando voltei eu adotei outro cachorrinho, um SRD, e os dois começaram a fazer as necessidades totalmente fora do lugar, nesse tempo que eu estou com eles, voltaram aos poucos a fazer as necessidades no lugar certin, mais somente quando eu estou em casa. Se eu saio e fico o dia fora, eles fazem em qualquer lugar e eu não posso nem deixar o tapetinho pra eles porque eles fazem pedaços do tapetinho…O que eu faço?? Tô perdidinha sem saber o que fazer! Já tentei lavar o lugar errado com um eliminador de odores e depois jogar um produto que repele o animal de ir onde vc não quer, mais não adianta…Me ajudem por favor?? Obrigada!!

  32. Rita Ericson disse:

    Olá Dayene,
    você está brigando com eles quando erram?
    Evite, eles podem ficar com medo e associar fezes e urina a esta sensação.
    Experimente bloquear os locais que eles têm usado com moveis, malas ou até mesmo cobrindo com plastico grosso.
    Os cães que se alimentam em horarios fixos tendem a evacuar e urinar em seguida.
    Você pode planejar para estar em casa e recompensá-los quando acertarem.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  33. Dayene Rozindo Pereira Laurindo disse:

    Obrigada Rita…vou tentar fazer como me falou e assim que tiver alguma melhora te aviso!!
    Obrigada pelas dicas!!

  34. Mara disse:

    Olá
    eu tenho um macho e uma fêmea de 7 meses (ambos castrados) e tenho os seguintes problemas com xixi/cocô:
    - o macho faz no lugar certo (jornal na gradinha) mas a fêmea não, mesmo que o local esteja limpo
    - se eu coloco tapetes higiênicos eles destroem
    - eles passam o dia na sacada porque trabalho fora, quando estou em casa e os deixo soltos eles fazem as necessidades dentro de casa, não saem pra sacada pra fazer no lugar certo
    - passeamos com eles 2x ao dia e eles raramente fazem algo durante o passeio (o macho ainda faz xixi nos postes, mas nenhum deles faz cocô fora de casa)

    O que posso fazer pra corrigir esses problemas?
    Obrigada!

  35. Rita Ericson disse:

    Olá Mara,

    siga as recomendações do texto.
    É possivel que eles não gostem de urinar e defecar no local aonde eles passam a tarde.
    Vale a pena limpar muito bem e neutralizar os cheiros de fezes e urina que eles fazem pela casa.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  36. Dayene Rozindo Pereira Laurindo disse:

    Rita…
    eu fiz como me falou e não obtive melhora não…continua a mesma coisa!! Eles ainda fazem as necessidades fora do lugar e qdo saio é pior ainda, eles fazem td no meio do caminho e quando volto até eles tem xixi e coco pelo corpo e ainda continuam rasgando literalmente o tapete higiênico, e a casa fica com um cheiro horrível, o que posso estar fazendo?? Obrigada!

  37. Joaquim disse:

    Obrigado pela dica! Ele já vai tomar a última vacina agora e por enquanto está se acostumando bem a fazer as necessidades fora de casa!Ótimo site :)

  38. Rita Ericson disse:

    Olá Dayene,
    se você já sigou as recomendações e não obteve sucesso,você pode precisar da ajuda de um/uma bom/boa adestrador/a.
    Mande noticias.
    abraço
    Rita Ericson

  39. Rita Ericson disse:

    Obrigada pelo elgio, Joaquim!

    Divulgue o Bicho Saudável para seus amigos!

    Abraço
    Rita Ericson

  40. gabriela disse:

    Olá…
    Tenho uma York fêmea de 2 meses.
    Estou esninando a fazer xixi e coco na área de serviço
    Ela esta aprendendo bem… Só que ela faz as necessidades dela quando eu a levo ao tapete higiênico… Quando eu não a levo ela faz em qualquer lugar… E normal? Estou fazendo algo errado? Sempre faço festa e dou petiscos quando ela acerta o lugar… E quando erra brigo qndo pego no ato… Estamos em treinamento a 2 semanas… Será q ainda demora muito pra ela aprender?

  41. Rita Ericson disse:

    Olá Gabriela,
    pelo seu depoimento parece que ela está aprendendo muito bem!
    Experimente falar as mesmas palavras quando a leva para o tapete.
    Com o tempo, pare de levá-la, mas indique com as palavras.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  42. Cristina disse:

    Meu yorkshire tem 7 meses e fazia xixi no tapete higiênico, agora não faz mais no tapete, só no chão, em qualquer lugar. Não sei o que aconteceu com ele. Gostaria de uma ajuda.

  43. Rita Ericson disse:

    Olá Cristina,
    seu Yorkshire é castrado?
    Nesta idade, eles estão entrando na adolescência e a maracção urinária é bastante freqüente.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  44. gabrile disse:

    minha cachorra é uma yorkshire ela tem 2 meses desde quando ela chegou aki em casa ela so quer fazer xixi e coco na cozinha ou no tapete eu moro em apartamento eu ja ensinei a ela fazer xixi e coco na varanda mais ela não faiz o que eu faço pra ela aprender a fazer no local certo

  45. gabriele ketlen disse:

    minha cachorra é uma yorkshire ela faiz xixi e coco na cozinha ou no tapete como eu faço pra ela fazer no lugar certo ela tem 2 meses minha mãe não gosta quando ela faiz coco e xixi no lugar errado mim ajude como eu faço pra ela aprender logo

  46. Rita Ericson disse:

    Olá Gabriele,
    se você seguiu as indicações do texto e não obteve sucesso, considere contratar um/a bom/a adestrador/a para te ajudar.
    Abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

A palavra de ordem é PACIÊNCIA!

Persistência também é importante. Afinal,  somos nós que ensinamos o que os nossos filhotes devem ou não fazer.

Outra arma poderosa é o conhecimento. Saber como os cães “funcionam”, ajuda muito.

Em geral, os filhotes conseguem “segurar” a vontade de urinar por aproximadamente o mesmo número de horas que a idade deles, em meses. Isto é, um filhote de 2 meses é capaz de se segurar por 2 horas. Sabendo disso, não devemos deixar um filhote sem acesso ao local apropriado por mais tempo que isso.

Os cães também costumam defecar e urinar logo após comerem e/ou beberem água. Mas não gostam de se aliviar próximo ao bebedouro e comedouro, no local que eles dormem, nem em um ambiente sujo.

Então o melhor a fazer é se programar.

  • Escolha o local adequado (de preferência com o piso facilmente higienizável – azulejo, cerâmica)
  • Coloque uma “fralda higiênica” (a venda nas pet shops) ou jornal sempre no mesmo lugar (ajuda bastante molhar este jornal ou fralda numa urina anterior para orientar o filhote pelo olfato)
  • Leve seu filhote para esta área após as refeições ou após ele beber água (pode demorar cerca de 10 a 15 minutos), e respeite os intervalos que ele é capaz de se segurar (ex: 3 meses-3/3 horas)
  • Deixe-o confinado ou fique por perto, vigiando
  • Use uma palavra-chave para designar o momento de urinar/defecar (xixi/cocô/faz, faz)
  • Tenha por perto algum petisco canino para recompensá-lo imediatamente após ele defecar/urinar no local determinado
  • Faça um grande elogio – “muito bem”, por ex. – de maneira animada, positiva

E quando acontecem os “acidentes”? Como agir?

  • Durante a aprendizagem, nunca brigue com seu cão, ele não deve associar nenhuma sensação desagradável ao ato de urinar ou defecar
  • Se você pegar seu filhote urinando no flagra, faça um barulho estranho (bater palmas, por ex.) para interromper o ato e leve-o para o local adequado – recompense-o se ele continuar a urinar na área certa
  • Ao encontrar um xixi ou cocô no local errado, tenha paciencia e limpe o ambiente. Não confunda seu cão dando uma bronca que ele não vai associar a urina de 2 horas atrás
  • Limpe muito bem a área, usando um produto enzimático que realmente limpe e não só disfarce o cheiro de urina (Enzimac, Enzilimp a venda nas petshops ou no link http://www.bitcao.com.br/index.php?PUID=BSD)

Você também pode evitar acidentes observando o seu filhote.

Eles costumam cheirar o chão, rodar e se posicionar antes de defecar ou urinar. É este o momento de interromper! Leve-o rapidamente para o local determinado.

Não deixe seu filhote por mais tempo que ele é capaz de se segurar sem acesso ao local determinado. É exigir demais dele.

Não é justo deixar um filhote confinado o tempo todo, longe da família. E também não é nada educativo.

Você pode usar um cercadinho (pode ser para bebês) e transportá-lo pela casa. Coloque a fralda higiênica (ou jornal) em uma parte do cercado.
Desta forma, o filhote não fica isolado.  Aonde você estiver, o cercadinho pode estar também.
Outra  vantagem é a possibilidade de elogiar quando o filhote urina ou defeca no local determinado.

Usualmente, 1 a 3 semanas são suficientes para ensinar um jovem cão. Se você está ensinando há mais tempo e ele ainda não aprendeu, provavelmente está fazendo de maneira inadequada.

Quanto mais dedicação, mais rápido ele aprenderá. Depende de você e sua família.

Após o 4º mês de vida, a maioria dos cães já pode passear na rua e defecar e urinar fora de casa. Eles mesmos tendem a ter este interesse para deixar sua marca para outros animais. SÓ NÃO ESQUEÇA DE RECOLHER AS FEZES DA RUA!

Existem outros motivos para os cães (nem sempre filhotes) urinarem e/ou defecarem pela casa. Medo, ansiedade, excitação e até mesmo por carência (eles fazem besteiras para chamar atenção).

Animais idosos também podem apresentar incontinência urina e ter dificuldade em acertar o local adequado. Converse com seu veterinário e até considere a possibilidade de usar fralda, se os acidentes forem frequentes.


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato