Deixando o Cão Sozinho em Casa

beagle destruicao
  1. Clarissa disse:

    Boa tarde estou precisando de ajuda tenho um maltes de 10 meses e quando chega alguem em minha casa ou até mesmo eu e encosto nele ele faz xixi,por que sera que ele faz isso?

  2. Rita Ericson disse:

    Olá Clarissa,
    na maioria das vezes, os cães jovens urinam por medo ou ansiedade.
    Ele é adestrado?
    Ensiná-lo a sentar e relaxar antes de cumprimentá-lo pode ser a solução.
    Você pode precisar de um/a bom/a adestrador/a para te ajudar.
    Abraço
    Rita Ericson

  3. Tatiane disse:

    Dr. Tenho um shi tzu de 6 anos desde pequeno onde vamos levamos ele mas quando saio para trabalhar ele fica loco chora late se molha todo no pote de água dele arranha a porta do apartamento, e ele não dorme quando esta sozinho quando estamos em casa ele dorme o dia todo e não incomoda quando chego ele esta bem ofegante o que fazer moro em um apartamento e ele não fica muito tempo sozinho trabalho das 5 as 11 da noite. Obrigado .

  4. Rita Ericson disse:

    Olá Tatiane,
    siga as recomendações do texto.
    Se mesmo assim ele não apresentar melhoras, considere agendar uma consulta com veterinário especialista em comportamento animal.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

Os cães são animais de companhia, mas as vezes, precisamos deixá-los sozinhos em casa.

Não há nada de errado nisso, eles são capazes de ficar sozinhos e em paz por aproximadamente 6 horas. Mas para isso, devemos ensiná-los, acostumá-los a ficar sós, da melhor maneira possível.

Eles têm pouco a fazer, principalmente  na nossa ausência (nós somos o entretenimento deles). Alguns aproveitam para tirar uma soneca, outros sofrem de tédio, estresse ou ansiedade de separação.

Como saber se o seu cão fica bem quando todo mundo sai de casa ?

Alguns animais não deixam dúvidas: móveis roídos, lixo revirado, objetos e papéis roubados ou até mesmo vomito, fezes e urina pela casa. Outros se lambem / mordem para “aliviar a tensão” . Há aqueles que demonstram insatisfação latindo, uivando e você vai ficar sabendo pelos vizinhos.

Se o seu cão fica entediado, ansioso, deprimido ou se transforma numa máquina de destruição quando fica sozinho, há o que fazer. Você deve promover um enriquecimento ambiental, isto é,  atividades para seu cão.

Sugestões:

  • deixe brinquedos interativos a disposição (recheados com petiscos, por exemplo – disponível em http://www.bitcao.com.br/index.php?PUID=BSD)

  • leve-o para passear (de preferencia um longo passeio) imediatamente antes de sair

  • brinque muito, canse-o !

  • se a sua casa costuma ter a TV ou o rádio ligado constantemente, deixe num canal ou estação usual, num volume baixo

  • deixe uma peça de roupa sua usada perto do local onde o animal dorme

  • o colete “Thundershirt” (à venda na http://www.bitcao.com.br/index.php?PUID=BSD) também pode ajudar muito, mas primeiro precisamos acostumar o animal a usá-lo e tomar cuidado com os dias muito quentes. O colete é feito de um tecido elástico que pode esquentar demais.

Mas o mais importante é ensinar um animal a ser independente, acostume-o a ficar sozinho.

Se ele for do tipo “sombra”,  isto é, te segue dentro de casa,  troque de cômodo, feche a porta quando  e deixe-o sozinho por pelo menos 5 minutos.

Confunda-o: pegue a chave do carro e não saia, troque de sapato e deite no sofá, coloque a bolsa no ombro e sente para almoçar. Os cães vivem uma rotina e se acostumam muito a ela. Depois de ver muitas vezes o dono sair ele aprende  quais são os sinais de que vai ficar sozinho.

Quem tem cachorro sabe que eles percebem até quando estamos fazendo as malas para viajar…

Se ainda assim seu animal demonstrar desespero quando ficar só, procure ajuda veterinária.


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato