Enriquecimento Ambiental – gatos mais felizes!

catfriendly house 10
  1. Cacilda disse:

    Olá Dra Rita, para eu que nunca tive um bichano suas dicas estão sendo ótimas .
    O gatinho que peguei na rua não sobe nos móveis, mas percebo q ele mia e olha p eu como se tivesse pedindo ..deixe eu subir.
    Vou comprar a caminha p ele, assim ele já fica com o cantinho p dormir.
    No meu quarto ele não entra, uma unica vez que disse “não pode sai” e levantei o tom de vóz ele chega até a porta do quarto deita e fica me olhando.
    Ele não é de raça, mas acho que alguém jogou na rua ou ele saiu para namorar e se perdeu.
    Falo(escrevo) pq ele é muito educadinho,nas brincadeiras quando ele pega meus dedos ele segura com os dentinhos e solta mas nunca mordeu, se vou dar um petisco ele pega com uma delicadeza…
    Dra todos gatos são assim? estou perguntando pq fico impressionada com a meiguice dele. Desculpa a minha ignorancia sobre gatos, mas como eu falei em outro comentario, nunca tive gatos, sempre tive cachorros na casa de meus pais, e quando minha mãe pegava um gatinho eu nem tomava conhecimento, pq achava os gatinhos muito chatos e dorminhocos, mas judiar jamais, a educação que meus pais me deram foi de nunca maltratar um animalzinho, e passei p meus filhos q adoram os animalzinhos.
    Meu caçulo com 29 anos ficou tão feliz com o gatinho que chega do trabalho primeiro agrada e brinca com o gatinho p depois tomar banho e jantar.
    Obrigada por me ajudar.
    Abraço
    Cacilda

  2. Rita Ericson disse:

    Olá Cacilda,

    os gatos podem ser muito diferentes entre eles, assim como nós…há os tranquilos e carinhosos e outros nervosos.
    A convivência com a mãe e irmãos no incio da vida é fundamental para ensinar um filhote a brincar sem morder e conhecer os limites.
    Você deu sorte!
    Aproveite seu gatinho!
    ABraço
    Rita Ericson

  3. gilmar disse:

    olá boa tarde. Olha tenho um persa macho, ele tem em media 2 anos, ele sempre fez suas necessidades no lugar certo, mas de uns dias pra ca ele esta urinando o sofá, a ponta da cama, e o carpete, pensei ser um problema urinario, mas aparentemente ele esta bem, pois nao percebo ele com nenhuma dificuldade em urinar. O que será? O que eu faço?

  4. Rita Ericson disse:

    Olá Gilmar,

    leve-o para atendimento veterinário para checar se há alguma doença urinária.
    Leia o texto:
    http://www.bichosaudavel.com/meu-gato-faz-xixi-pela-casa/

    Abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

Sabemos que a liberdade oferece riscos.

Deixar os gatos livres para passear é muito arriscado. Eles podem ser atropelados, envenenados, brigarem com outros gatos ou serem atacados por um cão. Isto sem considerar a queda de um prédio alto.

Aplicar telas nas janelas e varandas é a maneira mais segura de ter gatos na cidade grande, mas e a vida deles? Não fica muito sem graça e sem estímulos?

Com certeza, fica. Mas podemos ajudar.

Para incrementar a vida do(s) seu(s) gato, ofereça brinquedos interativos, pendure cordinhas na janela e/ou portas, jogue bolinhas, brinque com laser point e escove-os diariamente.

A sua casa também pode ficar mais interessante para seu(s) gato(s).

Eles gostam muito de ver o mundo de cima e de ficar em um local seguro e protegido. Por isso eles gostam tanto de subir em árvores, geladeiras e qualquer móvel alto.

Instale prateleiras em uma parede livre de maneira que forme uma escada para seu gato. Existem opções simples (estreitas e baratas) nas lojas de material de construção e de móveis para casa. Se já existe uma prateleira que seu gato alcança e ele consegue subir pelos outros móveis, deixe um espaço vazio para ele usar como “posto de observação”. Se possível, coloque um tapete ou paninho, ele vai gostar mais ainda.

Também é possível criar acessos de um cômodo para o outro sem precisar abrir a porta. Existem passagens para instalar na porta (igualzinho a dos filmes – a venda na Bitcão) mas também podemos abrir um buraco na própria parede.

Os arranhadores e camas disponíveis para gatos agradam muito e os modelos altos são os preferidos. Também é possível criar um “parque de diversões” cobrindo colunas com sisal. Os gatos escalam como se fosse uma árvore!

As caixas de papelão também são uma ótima opção. Os gatos adoram se esconder. Existem verdadeiros “castelos para gatos”, disponíveis no mercado de petshops.

Por que os gatos gostam tanto de caixas? Saiba mais em, clicando aqui.

Solte sua imaginação!

Veja aqui alguns exemplos de casas planejadas para agradar os felinos (é possível clicar em cada foto para vê-la com detalhes):


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato