Frequência de Banhos Nos Cães

maquinadecachorro2
1-março-2010
Rita Ericson
  1. Tiane disse:

    Boa tarde dourora, lhe ouvi no programa “O bicho ta pegando” na sulamerica paradiso, e gostaria de lhe fazer uma pergunta.

    Eu tenho uma cadela, labrador de 9 meses, e ha dois dias percebi que os pêlos estão caindo muito, pelo corpo todo, sempre caem um pouco, so que esta caindo demais, damos banho nela a cada 15 dias, porém como estava muito frio neste sabado nao demos, pode estar relacionado a isso?

    Obrigada!

  2. rtercsn451 disse:

    Oi Tiane,

    os cães trocam muito de pelo, e no Brasil que é um pais quente isso acontece com muita frequencia.
    Escove muito os pelos dela para que a renovação natural aconteça e os pelos saiam na escova e não no chão da sua casa.
    Pode ser também que ela esteja com algum problema dermatológico e ai recomendo uma consulta com sua (seu) veterinaria (o) de confiança.

    Abraço
    Rita Ericson

  3. Susana Cherullo disse:

    Oi!
    O meu gato Quentin adora ser escovado. Ele é um siamês azul (cinza). Toda vez queestou pronta para sair e estou escovbando os dentes, ele se achega e espera eu me pentear para depois escová-lo. Sai muito pelo, pois o dele é muito espesso. É a única hora em que ele ronrona.
    Bjs

  4. Tiane disse:

    Muito obrigada pelo retorno, grande abraço!

  5. Rosane disse:

    Bom dia, Dra.Rita.
    Comprei um labrador Golden Retriver, está com 2 meses e 20 dias. Estamos ensinando a ele fazer xixi no jornal enquanto ele não pode ir à rua. Quando saio para trabalhar ele fica preso na cozinha com o meu outro cachorro, uma West, já com 3 anos. Neste período ele faz as necessidades no lugar certinho, mas a partir do momento que chego em casa e solto eles, pronto, o Golden já não consegue fazer mais nada no jornal, só pelo apartamento. Gostaria de saber porque isso acontece, tem alguma explicação? bjs

  6. rtercsn451 disse:

    Olá Rosane,
    acredito que ele não acerte o local destinado para urinar por estar solto, com o apartamento todo disponivel. Experimente colocar um “tapete sanitario” em outros comodos do apartamento quando ele estiver solto. Aos poucos vá diminuindo o numero de tapetes e /ou aproximando o tapete do local designado.
    Mande Noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  7. Diego Cardoso disse:

    ola dr; tenhu um bullterrier nao sei se foi a mudança de raçao ou guantidade de banhus ele começou a ter uma queda de pelos muito grande tipo q nao esta ficando careca mais esta caindo muito vc fas carinho vem muito na mao oq deve ser?dou banhu 1 vex por semana e troquei a raçao granplus por uma bem mais fraca a kanina oq dever ser?”/

  8. Claudio disse:

    Olá Dra Rita!
    Escutei parte do programa Blush e eu tenho duas Cocker spaniel e dou todo tratamento necessário a elas, mas ultimamente tem aparecido muitas pulgas como nunca visto antes, já utilizei vários shampoos e medicamentos sprays e não está adiantando, será que há outra maneira para eliminar estas pulgas? Abraço!
    Claudio

  9. rtercsn451 disse:

    Olá Diego,

    nesta época do ano é comum a queda de pelos.
    Principalmente se não há falhas nem lesões na pele.
    A troca da ração pode estar envolvida neste processo, quanto melhor a ração melhor o pelo!

    Abraço
    Rita Ericson

  10. rtercsn451 disse:

    Olá Claudio,

    provavelmente sua casa (e/ou o ambiente que suas cadelas circulam) está infestada de pulgas e é muito difícil eliminá-las.
    Comece tratando o ambiente (dedetização) e em seguida use produtos bilogicos (nada de venenos!) nos animais.

    Abraço
    Rita Ericson

  11. Júnia de Oliveira disse:

    Bom dia Dra.Rita!

    Tenho um pincher de 1 ano e 2 meses e dou banho uma vez por semana nele, ele é um cachorro de dentro de casa sobe no sofá na cama, por isso gostaria de dar mais de 1 banho por semana,o a senhora me aconselha?

    Abraço Júnia de Oliveira.

  12. Rita Ericson disse:

    Olá Junia

    não é recomendado dar banho com shampoo mais de uma vez por semana, mas você pode usar lenço umedecido ou molhar seu pinscher sem usar nenhum produto.
    Abraço
    Rita Ericson

  13. Núbia de Soares disse:

    Tenho uma cachorrinha (SRD) de 2 aninhos, tive que vacina-la em junho de 2010 pra ela não desse cio e a vacina era com duração de 5 a 6 meses,já tem quase quase 9 meses e até hoje ela não deu mais cio. Gostaria que ela tivesse mais uma ninhada.Poderia me ajudar a descobrir o por que ela não quer mais dar cio.E o que devo fazer?

  14. Rita Ericson disse:

    Olá Núbia,

    eu não recomendo a injeção de hormônio para evitar cios por existir contra indicações.
    É possível realizar dosagem hormonal (exame de sangue) para detectar em que fase do ciclo ela está.
    Eu sempre desencorajo as pessoas a reproduzirem seus animais, a não ser que sejam criadores profissionais.
    Existem muitos filhotes abandonados e outros tantos disponíveis para adoção, não acredito ser necessário o nascimento de mais bebezinhos…a não ser que já existam donos (qualificados, de confiança) para adotá-los. E por que não pensar que este futuros donos poderiam adotar filhotes já disponíveis?
    Abraço
    Rita Ericson

  15. Júnia de Oliveira disse:

    Bom dia Drª. Rita!

    Gostaria de saber o que posso fazer para amenizar a queda de pêlos no meu cãozinho, tá caindo em muita quantidade, já troquei a ração para a pedigree raças pequenas, escovo ele com frequêcia pra tirar o pêlos soltos, dou um banho por semana com shampoo e nada dá rerultado. o que faço para amenizar a queda?

    Aguardo retorno.
    Desde já agradeço.

  16. Rita Ericson disse:

    Olá Junia,

    se a queda de pelos é no corpo todo, sem falhas nem lesões na pele, escove bastante e converse com seu veterinário sobre verminose ou alguma alteração hormonal. Mas é muito comum que alguns animais percam pelo sem nenhuma causa específica.
    Se houver coceira, feridas e mau cheiro, leve-o para consulta veterinaria.
    Abraço
    Rita Ericson

  17. Olá Rita! Tenho dois cães vira-latas,de 7 meses, que ainda fazem xixi nos lugares mais inapropriados.Não é com frequencia mais isso tira o nosso sossego. Deixamos jornais em lugares fixos e algumas vezes funciona outras não. Tambem são superativos. Pulam em cima de qualquer um de casa quando estao brincando. Pulam nas visitas e ficam rosnando,porém não mordem. Agora eles ficam enlouquecidos com crianças até quando elas passam na rua. As vezes predemos eles, e continuam latindo. Quando chega alguem tentamos socializa-los e algum tempo depois eles ficam cheirando querendo brincar . Muitas vezes fico constrangida com o comportamento deles. Ah, é uma fêmea e um macho irmãos. Vc pode me ajudar?

  18. Rita Ericson disse:

    Ólá Roriman,
    os filhotes precisam ser educados, tanto para aprender o local correto de urinar, como a não pular nem reagir com tanta energia pulando nas pessoas.
    Em relação a urina, castrar o macho melhora muito.
    Eles precisam de adestramento, obediencia básica.
    Abraço
    Rita Ericson

  19. olá doutora ganhei um cachorrinho da raça yorkshiren terrier,ele tem 4 meses e não sei se ele tomou todas as vacinas,e ultimamente ele anda bem tristinho e com a barriga roncando mais não tem diarreia,e não quer comer a ração,o que devo faser? estou muito preocupada pois ja me apeguei muito a ele.

  20. Rita Ericson disse:

    Olá Jailda,
    leve-o para consulta veterinaria, os filhotes podem adoecer e agravar rapidamente.
    ABraço
    Rita Ericson

  21. ELIS disse:

    OLÁ TENHO UM COCKER PRETO DE 5 MESES ELE SO COME RAÇÃO E O PELO DELE TA CAINDO MUITO. PENSEI QUE FOSSE A RAÇÃO O QUE SERÁ..

  22. Rita Ericson disse:

    Olá Elis,
    os filhotes costumam trocar o pelo fininho, tipo penugem por um pelo mais grosso e brilhoso, típico dos adultos.
    Se ele não tem nenhuma lesão na pele, nem está se coçando, fique tranquila.
    Te recomendo escová-lo o máximo possivel, os pelos saem na escova e você examina a pele dele (além de ser um ótimo carinho!)
    Abraço
    Rita Ericson

  23. Sergio Andrade disse:

    olá, meus caros amigos, nossa estou c/ um problema a muito tempo, minha cocker tem 8 anos, e desde bebe, eu não consigo acabar c/ uma alergia, já levei em varios clinicas, VT/ me pediros até uma amostra da pele p/ fazer anil/ ela cosa até machucar nossa fica muito feio/ ela é como uma filha p/ nos se alguem poder me ajudar, ja não sei mas oque fazer!!!!!!! desde já muito obrigado.

  24. Rita Ericson disse:

    Olá Sergio,
    impossivel opinar sem examinar seu animal.
    A ideia de realizar uma biopsia da pele é boa, assim o veterinário vai fechar o diagnostico e traçar o plano de tratamento.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  25. Lucas Godinho disse:

    olá. Tenho uma pinscher que tem 8 meses e estou sentindo que o pelo dela ta caindo muito. Usava uma ração da Royal Canin filhotes indoor, e agora mudei para outra da mesma marca só que club performance, será que tem haver?

    Existe algum shampoo que melhore a queda, ou algum alimento que eu acrescente a ração?

    Att.

  26. Rita Ericson disse:

    Olá Lucas,

    se a queda de pelos é toda por igual, sem falhas nem lesões na pele, deve ser por causa do calor.
    A Royal Canin filhotes indoor é superior a Club Performance.
    Não é necessário adicionar nenhum complemento às rações de qualidade.
    Não posso te indicar um produto sem examinar a pele do seu animal, leve-o para consulta vetrinaria.
    abraço
    Rita Ericson

  27. Gilberto Vicente da Silva disse:

    Tenho um cão labrador que está com um ano e três meses, mas estou desesperado por que faz mais de um mês que não para de car pelo (muito pelo mesmo)Não sei o que fazer. Alquém pode ajudar, por favor!?

  28. Rita Ericson disse:

    Olá Gilberto,

    os pelos podem cair por diversos motivos.
    Em geral, quando a queda é toda por igual, sem falhas nem lesões na pele o problema não é dermatológico.
    Pode ser troca de pelos (mudança de estação, calor) ou carencia nutricional.
    Leve seu cão para consulta veterinaria.
    abraço
    Rita Ericson

  29. tatiane disse:

    boa tarde dra. tenho uma cachorrinha lhasapso de 1 ano, dou banho 1x por semana, gostaria de dar 2 banhos por semana, é recomendado?
    obrigada..

  30. Rita Ericson disse:

    Olá Tatiane,

    como disse no texto, dar muitos banhos pode aumentar a fragilidade da pele dos animais. Eles possuem uma proteção natural e quando lavamos muito, eles ficam mais suscetíveis a alergias, micoses etc.
    Há situações, principalmente durante tratamentos dermatologicos, que é indicada uma frequencia maior.

    Abraço
    Rita Ericson

  31. Nayara disse:

    Olá, tenho uma cocker de 11 meses me dizeram que não posso banha-la toda semana por causa dos pelos. Gostaria de sber se isso eh verdade? Moro em um lugar ,muito quente e sempre que ela esta com muito calor derrama sua água e se deita, ela fica fedendo o que devo fazer?

  32. Yría disse:

    Olá, tenho uma cachorrinha cooker de 2 meses, ela come o coco dela, eso é normal o que posso fazer.
    Obrigada

  33. Rita Ericson disse:

    Olá Yría,
    leia o texto:http://www.bichosaudavel.com/coprofagia-comer-fezes/
    Se restarem duvidas, entre em contato.
    Abraço
    Rita Ericson

  34. Rita Ericson disse:

    Olá Nayara,

    o excesso de banhos pode retirar a proteção natural da pele dos cães e predispor a doenças dermatológicas.
    Escove-a diariamente, use lenços umedecidos, molhe os pelos e seque bem, mas evite usar shampoo ou sabonete com muita frequencia (máximo uma vez por semana).
    Se restarem duvidas, entre em contato.
    Abraço
    Rita Ericson

  35. MARIA FERNANDA disse:

    PRECISO DE UMA AJUDA…
    O MEU CACHORRO E PINCHER E ELE TEM UM BAFO DE CAO MESMO QUERIA Q ALGUEM ME DISSECE COMO EU FAÇO PARA ACABAR COM ESSE MAL HALITO POR FAVOR QUEM CONSEGUIR ME AJUDAR COMENTA AI VLW A TODOS…

  36. Rita Ericson disse:

    Olá Maria Fernanda,
    quantos anos seu pinscher tem?
    Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/mau-halito/
    Serestraem duvidas, entre em contato.
    Abraço
    Rita Ericson

  37. luciene disse:

    Olá, tenho um labrador de cor preta e na minha cidade tem feito muito calor, uns 40º, desde então notei que seu pelo começou a cair mais do que o habitual tenho dado banhos uma vez por semana, e nos demais dias dependendo do calor eu o molho a vontade. Gostaria de saber se esta queda que tem relação realmente com o calor ou se devo leva-lo ao veterinário, e se estou fazendo corretamente em molha-lo. Obrigado por este site e desde já agradeço a atenção.

  38. Rita Ericson disse:

    Olá Luciene,

    é difícil opinar sem examinar seu animal.
    Se a queda de pelos ocorre toda por igual, sem lesões na pele, provavelmente é por causa do calor.
    Você pode molhá-lo, mas evite usar xampu e sabonete mais que uma vez a cada 15 dias.
    Abraço
    Rita Ericson

  39. Aline disse:

    Olá Drª. Tenho um casal de cocker e gostaria de saber qual a quantidade ideal de banhos que posso dar. Normalmente o faço a cada quinze dias, seria suficiente???

  40. Rita Ericson disse:

    Olá Aline,
    quanto menos banho, melhor!
    Quem vai decidir é você e sua familia, de acordo com o estilo de vida dos seus animais (se sobem nas camas, sofas etc).
    Escove-os bastante e se necessário, limpe as patas, anus com lenços umedecidos.
    Abraço
    Rita Ericson

  41. Nana disse:

    OLá,tenho um pincher q tem 4 mese só,mas o pelo dele ta caindo mto e ficando cm falhas,é normal?obrigada!

  42. Rita Ericson disse:

    Olá Nana,
    quando o verão se aproxima e as temperaturas aumentam, a maioria dos cães perde pelos.
    Mas esta queda costuma ser por igual, sem falhas.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  43. Elizabeth disse:

    Estou com um dilema na minha casa e preciso de conselhos…
    Meu marido é apaixonado por PitBull. Já estamos no 3° cachorro, os dois primeiros faleceram. Hoje temos uma cadela de 04 anos que criamos desde os 45 dias d vida. Chegou junto com nossa filha Maria Eduarda de 04 anos. A Pit tem o espaço dela, não é agressiva é muito obdiente e se comporta bem com as pessoas da casa. Demostra ciúmes somente com outros animais. E ai esta o problema. Certa vez o filhote da cadela da vizinha entrou no nosso pátio, ela estava solta e o matou. Recentemente minha filha ganhou de sua madrinha um Shitzu, filhote tbm. Este esta dentro de casa. Minha filha não desgruda ele é realmente muito apegada. O problema é que a Pit não pode nem enchergar o cachorro. Tem alguma coisa q posso fazer pra estimular a convivencia sem que a Pit o mate? Não quero magoar minha filha dando o cachorro e nem meu marido me desfazendo da Pit. Pois na verdade amamamos ambos os cães.

  44. Rita Ericson disse:

    Olá Elizabeth,
    esta situação é realmente dificil.
    O shih-tzu é muito pequeno para arriscar esta convivencia, antes de realizar um bom trabalho de socializaçao.
    A Pitbull fica fora de casa ou tem acesso à parte interna?
    O shih-tzu tem quantos meses? Ele é castrado?
    O fato dele ficar dentro de casa e a pit fora, dificulta ainda mais a situação.
    O ideal seria deixar a pitbull segura de sua liderança.
    É interessante contratar um profissional para avaliar e te ajudar na socialização.
    Não arrisque sem antes estar segura.
    Leia os textos:
    http://www.bichosaudavel.com/agressividade-caes-e-gatos/
    http://www.bichosaudavel.com/introduzindo-um-novo-animal-na-casa/

    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  45. Mara disse:

    Tenho dois cães peludos (spitz) e como eles saem na rua para passear e às vezes pisam nas próprias fezes ou xixi ficam com um pouco de cheiro ruim entre os banhos. Os banhos damos a cada 3 semanas. Existe algum produto que possa ser passado entre os banhos pra tirar um pouco do cheiro ruim ? Pode-se passar talco de bebê ?
    obrigada!

  46. Mara disse:

    Tenho 2 cães peludos (spitz) que passeiam na rua e às vezes pisam no próprio xixi ou cocô, ficando com cheiro ruim. Damos banho a cada 3 semanas. Existe algum produto pra tirar o cheiro entre os banhos ? Pode-se passar talco de bebê ?
    Obrigada

  47. Rita Ericson disse:

    Olá Mara,
    acredito que a melhor opção sejam os lenços umedecidos.
    Abraço
    Rita Ericson

  48. ola eu tenho uma cadela rottewaler e praticamente todos os dias inverno e verao e e loucar por caminhar por dentro do mar cuando fica muito tempo dentro da agua ela sai para defecar e chega a ficar liquido as fezes e logo apos dou um banho de mangueira pra tirar o sal ,goetaria de saber se estou prejudicando en alguma coiza ela e ate fina de tanto caminhar e correr na agua

  49. Rita Ericson disse:

    Olá Gilberto,
    é comum os cães evacuarem liquido após a ingesta de água do mar.
    Se a retirada da agua salgada é feita sem xampu, melhor.

    Abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

A princípio, os cães devem tomar o menor número de banhos possível.

A pele deles possui uma proteção que é retirada com o excesso de banhos.

Mas, tudo depende do seu cachorro, da sua casa e de você.
O tipo de pelo, o quanto se suja, se o cão vive dentro ou fora de casa, se tem acesso aos sofás e camas, se tem algum problema dermatológico e se gosta de água.
Alguns cães precisam de poucos banhos por ano enquanto outros necessitam de cuidados semanais. O ideal é escovar muitas vezes, se possível uma vez ao dia. Enquanto escovamos, removemos pelos (que cairiam pela casa) e sujeira, além de inspecionar e massagear a pele do seu cachorro (isto vale muito para os gatos). A atenção dedicada a esta tarefa é importante para estabelecer uma relação de confiança entre o dono e seu cão.
Se estiver muito calor e seu cão gostar de água, divirtam-se!

Só preste atenção para a pele não ficar permanentemente úmida e seu cachorro desenvolver alguma dermatopatia.


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato