Meu Cão Late Demais!

Gato com fone de ouvido
  1. anaquintas disse:

    minha cachorra de 8 anos de uns meses para cá tem se comportado muito malna hora de dormir ela sempre dormiu na cama comigo e meu marido só que agora quando nos mexemos para mudar de posição ela rosna e nos morde claro que não é tão forte a ponto de ferir mais machuca bastante ,ficam as marcas dos dentes dela.como devemos proceder neste caso?

  2. sencler gomes disse:

    Minha cachorrinha “York”, pequena, está latndo demais, Moro em um Condômínio que sempre nos precisa avisar de que alguém está chegando e se a entrada lhe é permitida.
    O Interfone toca, e aí começa o nosso, e o dela também, desespero.O latido é persistente, alto e extremamente violento. Se tentamos fazê-la calar ou simplesmente tocá-la, por vêzes tenta nos morder. Meu apartamento é pequeno.
    O transito de vizinhos ou mesmo de empregados que diariamente que por minha porta passa, o mesmo comportamento se repete. O que fazer?…
    Abs.
    SENCLER

  3. Rita Ericson disse:

    Olá Sencler,
    faça como indicado no texto, coloque uma guia nela e corrija sempre que ela latir.
    Quando ela ficar quieta, elogie-a.
    Você pode fazer um trabalho de dessenssibilização com o interfone. Peça para o porteiro tocar de 10 em 10 minutos em um dia que você possa se dedicar a isto. Enquanto o interfone tocar, vhame-a para brincar e faça exercçicios de adestramento/obediencia básica. Se for necessário, vá para um cômodo da casa longe da cozinha.
    A ideia é ela perceber que as vezes o interfone toca e não chega ninguém.
    Ela sabe algum comando?
    O ideal é ensiná-la a sentar e passar a dar este comando para tudo que até hoje ela recebeu “de graça”: comida, carinho, atenção e brincadeiras.
    Boa sorte!
    Mande notícias
    Abraço
    Rita Ericson

  4. Tereza Amália disse:

    Olá, gostei muito dessa matéria mas gostaria de mais esclarecimento sobre o cão que late muito e depois fica só, naquele ” au, au, au…” como se estivesse com preguiça de latir, não sei se dá para entender, enchendo o saco de todos! Chamo, vou lá e tudo e ele não para. É um PA de mais ou menos 1 ano e uns 4 meses. Não sei ao certo porque adotei-o já grande. Apareceu em minha porta e entrou sem mais nem menos e ficou!Tenho uma PA, que é muito calma e tranquila mas ele, é um Deus nos acuda! Outra coisa sobre ele, já cruzou duas vezes e ela não pegou filhotes, não sei se é castrado? Tem os dois testículos, dizem que é retirado na castração é certo? Será que é porque é novinho ainda? me indiquem o que fazer no caso? Obrigada e muito bom este site!! sempre precisamos de umas boas orientações. abraço; Tereza – Recife- PE

  5. Rita Ericson disse:

    Ola Tereza,
    os cães latem por diversos motivos e com intensidades diferentes, mas isto não significa que nós temos que aturar!
    Corrija-o! A maneira mais fácil é ignorá-lo quando estiver latindo, não mande-o parar (ele pode estar querendo exatamente isto, a sua atenção) e elogie-o quando estiver quieto.
    Quanto à fertilidade, ele não deve ter sido castrado, já que os testículos estão aparentes, mas um dos dois (macho ou femea) podem ter alguma alteração que impeça a reprodução.
    Você está segura da decisão de reproduzí-los? Os pastores alemães costumam gerar muitos filhotes (aprox. 10!) e nem sempre é possível encontrar donos legais para tantos filhotes.
    Eu prefiro deixar a tarefa da reprodução para criadores que controlam a qualidade dos pais (ex: diagnostico de displasia coxo-femural), têm tempo e disponibilidade para qualquer surpresa (ex: amamentar os filhotes com mamadeira de 3/3 horas) e conhecem o mercado – se há interesse pela venda dos filhotes.
    Fico feliz que você goste do site! Eu também adoro escrever sobre os animais.
    Mande notícias
    Abraço
    Rita Ericson

  6. Luciana disse:

    Olá!adorei a matéria, gostaria de mais ajuda. Meu dashound é bem mimado, fica o dia inteiro com a familia a dorme na minha cama.Ele tem 6 anos, nos mudamos a um ano para apto e meus vizinhos reclamam que ele late demais.Noto que ele late qndo ouve barulhos no elevador, cachorros na rua ou quando quer passear (mas ele sai umas 4 vezes ao dia).Outra coisa:ele nunca cruzou e é louco por uma cadela no predio, quando ela esta no cio, o problema aumenta.Fico preocupada pois vejo que ele fica uivando quando saio de casa, mesmo levando ele na rua antes.Gostaria de saber como fazer ele parar de chorar na minha ausencia. Me ajudem por favor!Obrigada!

  7. Rita Ericson disse:

    Olá Luciana,
    faça como recomendado no texto, estimule a independencia dele e acostume-o a ficar sozinho.
    Quanto a “paixão” pela cadela, só a castração resolveria.
    Quanto mais passeios (4 é otimo!) e atividades, melhor!
    Abraço
    Rita Ericson

  8. luciana disse:

    obrigada dra Rita!nao vou deixa-lo so comigo mas em outras peças da casa também e dar mais brinquedos interessantes…bjus

  9. Viviane - Itapetininga SP disse:

    Olá, adorei o site, achei o que estava precisando, pois, minha cadelinha a Baby, ( é uma Pincher), late e chora demais quando eu e meu marido saimos para trabalhar, ela fica totalmente desesperada, vou seguir todas essas dicas para ajudá-la, obrigada por partilhar conosco essas informações….

    “O espírito se enriquece com aquilo que recebe; o coração com aquilo que dá”

  10. Rita Ericson disse:

    Olá Viviane,
    que bom que você gostou!
    Mande noticias da Baby,
    abraço
    Rita Ericson

  11. nelma disse:

    Minha cachorrinha York, de 10 meses, late demais e lambe o chão e as poltronas. Eu fico preocupada porque temos que, muitas vezes no dia ficar vigiando e tentando retirar de sua boca papéis e outros objetos que ela rouba de qualquer lugar. Como posso ajudá-la e poque esse comportameneto?

  12. Rita Ericson disse:

    Olá Nelma,

    você precisa corrigir este comportamento, mas como nem sempre é possivel pegar o cão no flagra, faça armadilhas.
    Deixe um objeto (que não tenha problema ela roubar, mas que seja interessante) em um local acessível e fique escondida, acompanhando. Assim que ela roubar, dê uma bronca nela. Repita várias vezes e se ela for muito teimosa, coloque-a de castigo.
    O castigo ideal é prendê-la em um local pequeno (lavabo, por ex.) por somente 5 minutos – sempre no flagra.
    Quanto aos latidos, faça como descrito no post http://www.bichosaudavel.com/meu-cao-late-demais/

    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  13. Babi Menezes disse:

    ola amei este site pois sou ”marinheira de primeira viagem” tenho uma shitzu a July tem 4 meses, ela é linda docil mas de um mes pra ca ela late pra qualquer pessoa e ate pra minha filha ela esta rosnando , ja nao sei mais o que fazer qdo isso ocorre eu a corrijo e ela ate para, convivo com muitas pessoas e preciso de um caozinho docil com estranhos,como proceder? antes ela nem latia mas depois de um amigo provoca-la ficou assim, esse meu amigo ela nao pode nem sentir o cheiro rss , me ajudemmmm!!!!
    obrigada.

  14. Rita Ericson disse:

    Olá Babi,

    faça como recomendado no texto.
    Leia também http://www.bichosaudavel.com/agressividade-caes-e-gatos/
    Obrigada pelo elogio!
    Divulgue para seus amigos!
    Abraço
    Rita Ericson

  15. Priscila disse:

    Olá…tenho um basset hound de 3 anos…ele sempre foi tranquilo,mas agora quando eu chego em casa ele começa a latir sem parar e só vai parar quando vou dormir…estou enlouquecendo…já tentei dar florais,mas nada adiantou…vcs poderiam me ajudar?

  16. Rita Ericson disse:

    Olá Priscila,

    seu cão já foi adestrado?
    Existem comandos para o cão parar de latir.
    Acredito que ele esteja tentando chamar sua atenção – ofereça atividades (física e mental) para ele.
    Passeie bastante, brinque o maximo possível e ofereça brinquedos interativos.
    Abraço
    Rita Ericson

  17. Jaine disse:

    Tenho um york de 3 anos que não para de latir quando saímos de casa. No momento estou desempregada e passo o dia com ele, mas se saímos pra almoçar, ir ao mercado, ele fica latindo o tempo todo. E antes ele passava o dia inteiro sozinho e latindo. Passeamos 3 vezes por dia com ele, não sei mais o que fazer! Por favor me ajude!

  18. Rita Ericson disse:

    Olá Jaine,

    leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/deixando-o-cao-sozinho-em-casa/
    Se restarem duvidas, entre em contato.
    Abraço
    Rita Ericson

  19. Yumara disse:

    Olá Rita,

    tenho um macho SRD de 1 ano e dois meses que acorda de madrugada por volta das 05:00/05:30 e as vezes até um pouco ates e começa a chorar e latir (logicamente quer atenção, pois dorme sozinho no quintal).Falamos para ele ficar quieto, jogamos àgua no quintal para ele parar o que funciona por um tempo, mas depois começa tudo de novo.Não queremos problemas com os vizinhos. O que em aconselharia??Ele realmente é um pouco mimado por nós.
    Grata.
    Yumara

  20. Rita Ericson disse:

    Olá Yumara,
    se ele quer atenção, não dê!
    Eu sei que é difícil, mas as vezes, mesmo uma bronca pode ser interpretado como atenção.
    Comece um programa de obediencia e ignore completamente os latidos dele.
    Mande noticias, se você não obtiver sucesso, ainda há bastante a fazer.
    Abraço
    Rita ericson

  21. Daphyne disse:

    Meu maltês é muito descontrolado, late sempre que escuta algum som vindo da rua ou quando alguém passa em frente a minha casa. Ele late muito, e quando a gente chega perto dele para reclamar, ele late mais ainda. E quando sai pra passear é pior, ele puxa muito, late para outros cachorros e crianças. Não sei o fazer para controlá-lo nessas horas. Estou até passeando menos com ele, com medo de que ele não se maxuque. Troquei até a coleira dele, que antes era no pescoço e agora comprei um peitoral, para ele não machucar demais o pescoço.

  22. Rita Ericson disse:

    Olá Daphyne,
    me parece que seu maltes está precisando ser adestrado.
    Os cães precisam entender, numa linguagem compreensível para eles, que não devem latir.
    Contrate um bom adestrador.
    Abraço
    Rita Ericson

  23. rosana cristina mariano disse:

    olá minha lhasa apso de três anos lati muito quando vamos passear, moro no quarto andar e enquanto não chegamos lá embaixo ela não para de latir…alias ate parece que ela grita… me ajudem… a mae dela nao tem esse problema… os vizinhos me olham ate feio mas nao posso deixar a cachorra preza pára sempre…. me ajudem…

  24. Rita Ericson disse:

    Olá Rosana,
    sua cadela sabe algum comando de adestramento?
    Eu recomendo que você contrate um(a) bom (boa) adestrador(a) para te ajudar.
    MAnde noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  25. JUNIA disse:

    Bom dia!
    Tenho um Lhasa, macho, 10 anos. Ele é agressivo e late muito. Tenho 2 fêmeas, da mesma raça. Ele é castrado. Mudei de casa e está incomodando os vizinhos. Ele late inclusive, de madrugada. Moro em apartamento. Há algo que não seja adestramento. Senão teria que adestrar os três.
    Agradeço antecipadamente.
    Abraços,
    Junia Campos

  26. Rita Ericson disse:

    Olá Junia,

    a chave do tratamento é a obediencia.
    Você pode focar o adestramento nele e extrapolar para as femeas.
    Existe um produto interessante, Pet Corrector a venda no site: http://www.bitcao.com.br/index.php?PUID=BSD
    Mas infelizmente, ele não costuma resolver o problema, sozinho.
    É necessário fazer um tratamento global.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  27. mayara disse:

    olá, meu poodle esta com 13 anos, e há umas duas semanas não para de roubar roupas intimas(sutiã,calcinha e meia) quase todos os dias eu e minha mãe achamos peças nossa pela casa, se deixamos um sapato com meia dentro ele pega, se esquecemos gavetas abertas ela rouba e joga as roupas que colocamos em cima da cama no chão. quando vamos recolher as peças, notamos que estão sempre muito babadas. isso é normal por causa da idade que ele possui? estou preocupada,será que devo levá-lo à um veterinário? me ajude por favor.

  28. Rita Ericson disse:

    Olá Mayara,
    seu poodle nunca tinha apresentado este tipo de comportamento?
    Os idosos podem sofrer distúrbios cognitivos (semelhantes ao Alzheimer em humanos).
    Enquanto a situação não estiver sob controle, deixe as portas fechadas e não permita que ele tenha acesso a estes objetos.
    O risco de obstrução estomacal ou intestinal é muito grande.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  29. ana soares disse:

    Olá! Em uma atitude de desespero resolvi procurar a solução pro problema que andamos enfrentando com o nosso poodle de 12 anos, e acabei caindo no seu site (muito legal por sinal).
    Ele late muito quando não estamos em casa, mal nos mudamos para o novo apartamento e já recebemos 6 reclamações. Sempre moramos em apartamento e sempre foi a mesma coisa, só que dessa vez os vizinhos reclamam mais, e com razão.
    Não sabemos mais o que fazer, e não queremos doa-lo, pois ele faz parte da nossa família.
    Por favor, me ajude. O que posso fazer para ele parar de latir quando saimos de casa?

    Muito muito obrigada!

  30. Rita Ericson disse:

    Olá Ana,
    obrigada pelo elogio! Divulgue para seus amigos.
    Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/deixando-o-cao-sozinho-em-casa/
    Se restarem duvidas, entre em contato.
    Abraço
    Rita Ericson

  31. Alessandra disse:

    Meu cachorro tem 9 anos e não late mais alguém sabe por que?

  32. Juliana Florintino disse:

    Olá! Tenho uma lhasa apso de três anos e há seis meses ele pegou uma mania que todas as vezes que saio e fica sozinho fica arranhando minha porta e quando chego ele está exausto e muito babado. Já tentei deixar o som e a tevê ligados porém sem resultados. Por favor, o que posso fazer para modificar isto. Grata.

  33. sonia disse:

    tenho uma poodle de 6 meses so quer comer toda hora sempre que vou faser as minhas refeicoes ela lati muito querendo comida ! nao sei o que fazer as vezes ta dormindo acorda latindo me ajdem obrigada

  34. Rita Ericson disse:

    Olá Alessandra,
    seu cão tenta latir e não sai o som ou ele não late mais?
    Pode ser que ele esteja com algum problema na laringe ou simplesmente está extremamente calmo.
    Se ele se esforça e o som não sai, leve-o para atendimento veterinário.
    Mande noticias,
    abraço
    Rita Ericson

  35. Rita Ericson disse:

    Olá Juliana,

    infelizmente não é uma mania…ele deve estar sofrendo na sua ausencia…
    Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/deixando-o-cao-sozinho-em-casa/

    Se restarem duvidas, entre em contato.
    Abraço
    Rita Ericson

  36. Rita Ericson disse:

    Olá Sonia,
    siga as recomendações do texto.
    leia também: http://www.bichosaudavel.com/comida-de-gente-a-beira-da-mesa/

    Se restarem duvidas, entre em contato.
    Abraço
    Rita Ericson

  37. jamilly disse:

    Meu cachorro se chama ´´Dudu´´, quando gente sai de casa ele late de mais eu moro em um condominio é ele incomoda com o barulho como eu posso lidar com isso ? :(

  38. Rita Ericson disse:

    Olá Jamilly,

    faça como recomendado no texto.
    Se necessário, contrate um/a adestrador/a para ajudar.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  39. Celia Selma disse:

    Estou tomando conta de uma poodle de 8,pois ela ficou doente após o parto,entretanto toda vez que ela sente o cheiro ou a voz do meu irmão ela late muito e o latido e de raiva(ele nunca chegou perto dela,acredito que ela foi maltratada por alguem parecido com ele)a situação aqui em casa está complicada,como fazer para ela parar de latir para ele.

  40. Rita Ericson disse:

    Olá Celia,
    ela precisa associar a voz e a presença dele a situações agradáveis.
    Peça para ele oferecer petiscos, por ex para ela. Inicialmente ele deve jogar de longe e elogiar se ela ficar quieta.
    Se ela latir, o ideal é ignorá-la e não gritar mandando ela parar de latir.
    Aos poucos, se ele conseguir se aproximar dela, peça para ele brincar, fazer carinho e/ou continuar agradando através de alimentos saborosos.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  41. Mara disse:

    Tenho um cãozinho que late demais (9 meses), e spray de água e aquela latinha de moedas não funcionaram com ele. O que eu faço ? Ignorar também é difícil, se eu faço isso ele demora muito pra parar de latir e não posso deixá-lo latindo muito, porque moro em prédio e já tive reclamação de vizinhos.

  42. Alfredo disse:

    Bom dia,

    Tenho um chow chow muito calmo e carinhoso, ainda é filhote, mas todos os veterinários e pessoas que dão banho nele elogiam, nunca foi de latir e nem de chorar!
    Eu morava com meus pais até sabado, me mudei e agora moro só com minha esposa, de domingo até hoje, ele passou a latir toda hora e principalmente 6 horas da manha…chora por atenção…e ja quebrou dois potes de comida…oq pode ser? Será que ele esta estranhando o ambiente? Não ficamos em casa durante o dia, ele fica sozinho de 8 até meio dia e de 13 as 18….!!!
    Muito obrigado e parabens pelo site!!!

  43. Rita Ericson disse:

    Olá Mara,
    se o seu cão é muito ansioso, pode ser necessária a ajuda de um vet especializado em comportamento.
    Um bom adestrador(a) também pode ajudar.
    Ele sabe algum comando (senta, por ex)?
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  44. Mara disse:

    Eles sabem sentar, dar a pata e deitar. Comprei um floral para latidos em excesso, você acredita que eles funcionem?
    Obrigada!

  45. Rita Ericson disse:

    Olá Alfredo,

    Acredito que seu chow chow esteja realmente sentindo as mudanças na rotina.
    Enriqueça o dia dia dele, leve-o para passear antes de sair para trabalhar, na hora do almoço e a noite.
    É possível oferecer a ração em “alimentadores ativos”, disponíveis no site http://www.bitcao.com.br/index.php?PUID=BSD, ou até mesmo espalhando a ração no chão.
    Pode parecer estranho, mas ele vai ter que “catar” os grãos e com isto se manter ocupado (além de não quebrar nenhum pote).

    Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/cachorro-ocupado-e-cachorro-feliz/

    Se restarem duvidas, entre em contato.

    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  46. Rita Ericson disse:

    Olá Mara,
    Não sou especialista em florais, mas vejo bons resultados em alguns casos.
    Mas só os florais não costuma resolver. O ideal é promover atividades e melhorar a comunicação entre vocês.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  47. Livia disse:

    Olá…tenho um Lhasa Apaso, macho, de 6 meses…esta comigo há uma semana…nos 2 primeiros dias ele estava bem comportado, mal latia, mas ultimamente ta latindo demais! Ontem estava sem voz, mas continua agitado…temos vizinhos com cães e ele nao pode ouvir os latidos que começa a latir e demora demais para parar…já tentei a técnica do barulho, ele para na hora, mas em seguida volta a latir…compramos o aparelho antilatido ( o da freqüência ) mas ainda nao utilizamos…ele e realmente eficaz? Os antigos donos dizem que ele nao latia, talvez seja adaptação? Nao sei o q fazer…preciso de ajuda! Desde já agradeço.

  48. Rita Ericson disse:

    Olá Livia,

    não costumo ter bons resultados com os aparelhos anti-latidos.
    Seu cão está passeando, brincando e recebendo atenção?
    Na maioria das vezes, os cães latem para receber atenção e…funciona.
    Paramos de fazer nossas atividades para brigar e mandá-los calar.
    Existem comandos de adestramento que ajudam muito como o “Não Late”!
    Faça como descrito no texto.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  49. rosa disse:

    olá tenho 3 cadelas 1 srd,1 pincher (dominante)1 teckel. o problema é qdo ligo a chave do carro a pincher começa a latir e uivar as demais acompanham,os vizinhos estão com olhar torcido para mim.O quintal é na frente da casa,não tem como elas naõ presenciar saida e chegada.Deixo elas com ossos mas depois que enjoam a pincher cmeça e outras acompanham. já levei a pincher e deixei as 2,mas é a mesma coisa. O que faço? Não posso mais sair a noite,se de dia é assim!

  50. Rita Ericson disse:

    Olá Rosa,

    acredito que você precise dessenssibilizá-la.
    Ofercer muitas atividades, brincadeiras e obediencia, também faz parte do tratamento.
    Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/deixando-o-cao-sozinho-em-casa/
    Um/a bom/boa adestradora, também ajuda bastante.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

Latir é normal. O problema é o exagero.

Em primeiro lugar, devemos entender porque o cachorro está latindo exageradamente.

Espera-se que o cão nos avise, dê o sinal de alguém que chega, latindo.

Mas os cães podem latir por diferntes motivos: ansiedade, tédio, solidão, para chamar atenção, para dar algum sinal ou simplesmente porque se sentem bem.

Se o seu cão late somente quando a família está em casa, ele é um sinalizador, quer te avisar sobre alguma ameaça (mesmo que somente na interpretação dele). Ou está tentando chamar sua atenção.

Nada como contar com seu fiel escudeiro para se sentir mais seguro, mas ele precisa parar de latir quando já fomos avisados do “perigo” (na maioria das vezes, uma visita). E é possível ensiná-lo.

Como em qualquer treinamento, precisamos ser claros e consistentes. O cão precisa entender o que queremos dele.

Não adiantar gritar “QUIETO” a distância, noutro cômodo da casa e continuar assistindo TV ou conversando. Enquanto isso, seu cão late desesperadamente na porta de casa.

Existem algumas técnicas de adestramento para ensinar o cão a controlar os latidos.

Experimente ficar ao lado dele. Quando perceber que ele vai latir, mande-o sentar. É claro que ele já precisa saber e obedecer o comando SENTA. Existe uma guia chamada gentle leader, que parece um cabresto que ajuda muito (a venda no site http://www.bitcao.com.br/index.php?PUID=BSD).

Assim que ele parar de latir, elogie-o e/ou ofereça um petisco.

Pode ser necessário usar uma coleira com guia. Neste caso, antes dele latir, tensione um pouco a guia, para interromper a intenção do latido.

Quando o cão late para chamar a sua atenção, experimente ignorá-lo COMPLETAMENTE, sempre que ele latir. Você pode até levantar e sair do ambiente. Lembre-se que para o cachorro, uma simples troca de olhares é compreendida como atenção. Nem olhe para ele.

Para não deixá-lo carente de atenção, sempre que ele desistir, parar de latir e estiver quieto, chame-o para brincar, escove-o, enfim, dê atenção.

As técnicas de punição despersonalizada funcionam muito bem. Clique aqui para saber mais.

Quanto melhor for a qualidade de vida do animal, mais equilibrado e feliz ele será e consequentemente, ele latirá menos.

Existem diversos brinquedos que deixam o animal entretido, como aqueles recheáveis. Usamos algum alimento saboroso e o animal fica envolvido em retirá-lo de dentro do brinquedo.

Saiba mais clicando aqui.

Estes tratamentos objetivam extinguir o latido em excesso e costumam funcionar muito bem porque retiram todas as recompensas que até então, reforçavam o comportamento indesejado.

Se o seu cão é extremamente agitado, ansioso e não tem nenhum nível de obediência, você vai precisar de ajuda profissional (adestrador e veterinário especialista em comportamento animal).

Vale a pena tratar os cães que latem demais. Não só para reduzir o barulho e não incomodar os vizinhos, mas também para ter um animal mais equilibrado e feliz.


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato