Briga de Gato

  1. Thiago disse:

    Boa noite só gostaria de saber por quer minha gatinha de 1 ano é castrada a 2 meses deois que ela chegou aqui em casa ela se dava bem com os dois filhotes do mesmo sexo femea mas depois que os duas gata de 6 meses voltou do castramentro elas se atacam. Mas antes elas se davam bem sem se atacarem agora nao pode sentir o cheiro que logo se atacam como fasso para cuidar disso…….
    por favor me ajude….

  2. Rita Ericson disse:

    Olá Thiago,

    esta situação é muito frequente.
    Os gatos sentem cheiros diferentes e reagem de forma agressiva.
    Faça como descrito nos posts: http://www.bichosaudavel.com/introduzindo-um-novo-animal-na-casa/ e http://www.bichosaudavel.com/briga-de-gato/
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  3. ana lucia eczetes disse:

    Resgatei uma ninhada de 6 gatinhos de rua pois a mãe foi atropelada, após um ano acolhi uma gatinha branca que caiu no meu quintal e quase foi morta pela minha cadela. A ninhada e os cães convivem bem. O problema é a gatinha branca(Sophia) vive sendo perseguida por todos, menos 1 (o Simba). O outro gatinho(Laranja) a ataca o tempo todo, não pode ve-la, ela vive fugindo dele e até subiu no telhado do vizinho, ao 2ºandar e não conseguiu voltar para casa.Tive de resgata-la por 3 vezes, por favor ajude-me pois amo a todos, eles não saem à rua pois são todos castradas desde filhotes.

  4. Rita Ericson disse:

    Olá Ana Lucia,

    siga as recomendações do texto.
    Leia também: http://www.bichosaudavel.com/introduzindo-um-novo-animal-na-casa/
    Se restarem duvidas, entre em contato.
    Abraço
    Rita Ericson

  5. Keila dias disse:

    Olá tenho uma gatinha 7meses calma caseira.A questão é que de uns dias pra cá.o gato da minha vizinha macho adulto não pode ter a oportunidade de vêr minha gatinha .que ele a agride gravemente.me ajude o que faso?Qual séra o motivo pra tanta agressão!

  6. Rita Ericson disse:

    Olá Keila,
    sua gata é castrada?
    Converse com a sua vizinha para tentar impedir que ele entre na sua casa.
    Se vocês conseguirem observar o trajeto que ele faz para chegar na sua casa, pode ser mais facil impedí-lo.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  7. Cecilia disse:

    Olá Rita,
    Tenho uma gatinha de 2 anos e dois meses e acabei de adotar outra gatinha que deve ter apenas 1 mês, a mais velha quando a filhotinha chega perto rosna para ela (não sei se é esse o termo correto, mostra o dentes)e se afasta, não agride. Isso é um bom sinal? Qual a melhor forma de aproximá-las? Obrigada

  8. franciele disse:

    ola eu tenho uma gata a anos ela tem 4 anos e ela e castrada mas agora eu ganhei um gato e ele nao e castrado ela vive querendo brigar com ele mas ele tem medo e nao sabe brigar oque eu faço para ela se da bem com ele dizem que e melhor eu castra ele tambem oque devo fazer que de me responde o mais rapido possiveu

  9. Rita Ericson disse:

    Olá Cecília,
    os gatos raramente recebem um novo gato com boa vontade…
    Se não estão brigando, já é um bom sinal.
    faça como descrito no texto e leia mais em:
    http://www.bichosaudavel.com/introduzindo-um-novo-animal-na-casa/

    Abraço
    Rita Ericson

  10. Rita Ericson disse:

    Olá Franciele,
    eu recomendo a castração, mas não acredito que sozinha, resolva o problema.
    É necessário tomar outras atitudes, além da castração.
    faça como descrito no texto e saiba mais em:
    http://www.bichosaudavel.com/introduzindo-um-novo-animal-na-casa/
    Se restarem duvidas, entre em contato.
    Abraço
    Rita Ericson

  11. valdemar disse:

    Tenho 4 gatos machos,o mais velho ,foi criado junto com o irmao e sempre foi carinhoso acontece que este morreu apropelado,logo apareceu em casa um sianes e ele adotou como irmao até hoje os dois nao brigan vivem juntos´neste meio tempo apareceu mais um o preto e adotei só que este foi sempre no canto dele muito carinhoso comigo mais que os outros dois,mais nao consegue viver junto com os outros mais nao brigavam, ai apareceu mais um adotei fiquei com dó onde come três come quatro, este vive em hamonia com os tres,quando chegou estava muito doente.Acontece que o preto com 2 anos esta com problemas de trato urinario já gastei muito com ele, já tres vezes no veterinário a proxima ele falou que vai ter que operar tirar o pipi e os graos estou cuidando o maximo dele com raçao especial para ele e para os outros para nao correr o risco dele comer uma raçao que nao faz bem para ele,mais agora os gatos começou a estralhalo e brigar com ele o que faço,gosto muito dele porque a ora que chego e o primeiro a me dar carinho, a boas vidas os outros nem ligar só quer que eu ponha a raçao.

  12. Rita Ericson disse:

    Olá Valdemar,
    siga as recomendações do texto.
    Escove os gatos com a mesma escova, deixe-os separados somente com contato visual e ofereça alimentos saborosos para eles associarem à presença do gato preto.
    Aos poucos, vá aproximando os comedouros.
    Os gatos tendem a estranhar aquele que está doente, esta situação é bastante comum.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  13. Rafael disse:

    Tenho duas gatas, as duas com 6 meses e irmãs. No dia 09/10 levei as duas para castrar, quando chegamos em casa as duas nem se olharam e de ontem pra hoje elas nem chegam perto uma da outra pois ficam ariscas e rosnando. O que devo fazer, é normal após a cirurgia?

  14. Rita Ericson disse:

    Olá Rafael,
    este quadro é muito frequente.
    Faça como descrito no texto, vá aproximando as duas, aos poucos.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  15. Daiane disse:

    Tenho um gato persa, 7 anos, macho que foi castrado ainda quando novinho, mas ele continua com a mesma mania de urinar na minha cama, sofá e nos canteiros das portas! Viro as costas ele faz!
    Ja comprei repelentes “pode, não pode”, lenços descartáveis que grudo onde ele urina mas ele mija no cantinho ignorando a parte absorvente.
    Coloquei 4 litreiras com areia, ja troquei vários tipos tbm…
    Sempre tem água fresca, boa ração, brinquedos, ervas para gato, arranjados e o principal CARINHO.
    Mas o FDP não para!
    Não sei mais o que faço! Toda vida sempre foi toda atenção para ele, não ha outro animal em casa ou no vizinho.
    Ate esfregar o focinho dele no mijo! Nada!!!! Me ajude! Pelo amor…

  16. Rita Ericson disse:

    Olá Daiane,

    leia o texto:http://www.bichosaudavel.com/meu-gato-faz-xixi-pela-casa/
    Se restarem duvidas, entre em contato.
    Abraço
    Rita Ericson

  17. renato disse:

    eu tenho um gato siames macho, ele é muito agressivo…
    meu vizinho tem uma gata que esta no cio ela fica rodeando a casa para ver o gato mas quando eles se encontram ele bate nela.
    Não entendo por que isso acontece…
    Sera que isso tem haver com o processo de acasalamento?

    abraço

  18. Blackpsychotic disse:

    Eu tenho um gato ha aproximadamente 1 ano e o adotei bem novinho, mas agora adotei uma gata abandonada que também já é adulta e acredito que esteja prenhe. Meu gato sempre fica cercando ela e fazendo ela ficar escondida embaixo da cama ou algum outro móvel e quando pode ele a ataca. Gostaria muito de saber o que fazer.

  19. Rita Ericson disse:

    Olá Renato,

    o seu gato é castrado?
    POde ser que ele esteja tentando afastá-lo do território dele.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  20. Raissa disse:

    Eu tenho um gato ha aproximadamente 1 ano e o adotei bem novinho, ele não é castrado. Ha uma semana e meia resgatei uma gata da rua e acho que ela está prenhe e meu gato não parece ter gostado muito. Ele fica rodeando, faendo ela ficar escondida embaixo da cama ou de outros móveis. E quando pode ele a ataca. Gostaria muito de saber o pq e o que fazer.
    Obrigada.

  21. Rita Ericson disse:

    Olá Blackpsychotic,

    a aproximação deve ser feita aos poucos, como descrito no texto.
    Leia também: http://www.bichosaudavel.com/introduzindo-um-novo-animal-na-casa/
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  22. flavia souza disse:

    boa noite tenho uma gata siamesa de 3 anos, que teve duas crias e ficamos com os filhotes no inicio ela era muito carinhosa mas ha alguns meses elas ficou muito agressiva chegou ate a fugir de casa, dormia no telhado não entrava em casa de jeito nenhum bom agora ela entra só que toca o terror nos filhos que já estão adultos, fica ate agressiva com agente quando eles estão perto mas muda de personalidade quando fica sozinha conosco e um doce ate com estranhos ela e carinhosa não sei o que fazer podem me ajudar fico grata!! ps: só lembrando são filhotes dela!!

  23. Rita Ericson disse:

    Olá Raissa,
    faça como indicado no texto.
    Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/introduzindo-um-novo-animal-na-casa/
    Se restarem duvidas, entre em contato.
    Abraço
    Rita Ericson

  24. Maria Lucia disse:

    Ola
    Tenho 5 gatos e pela primeira vez estou enfrentando problema com brigas dos machos. Um tem 7 anos e o outro 2, são castrados, sempre foram amigos. As vezes lutavam mas só de brincadeira. Mudei de casa recentemente e o mais velho começou a fugir. A poucos dias deixei os dois no quintal por alguns minutos e começaram uma briga muito violenta. Apartei e o mais novo me machucou. Pouco tempo depois conseguimos uni los novamente na santa paz…neste final de semana uma gatinha prendeu a pata na cadeira e soltou um miado alto, os dois estavam perto e iniciaram nova briga…tentamos juntá los algumas horas depois, sem êxito…começa tudo de novo….
    Desde sábados estão separados. Agora até conseguimos colocar um de cara para o outro no vão de uma porta ou na gaiola, aparentemente mão estão mais agressivos mas tenho receio de soltá los.
    A veterinária e uma amiga indicaram floral. Ja estamos no 2º dia…espero conseguir sanar esse problema…minha casa não é grande, fica difícil separá los e tememos pelas 3 gatas.

  25. Rita Ericson disse:

    Olá Flavia,
    entre os gatos, depois que os filhotes crescem, não há mais esta relação protetora e amigável entre mães e filhos, como na espécie humana.
    Eles podem se dar bem ou não.
    Ela deve estar se sentindo invadida.
    Os animais estão todos castrados?
    Faça como descrito no texto para reaproximá-los.
    Leia também: http://www.bichosaudavel.com/introduzindo-um-novo-animal-na-casa/
    Abraço
    Rita Ericson

  26. Rita Ericson disse:

    Olá Maria Lucia,
    continue com este “ritual de aproximá-los”.
    Não force muito, siga as recomendações do texto.
    MAnde noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  27. Maria Lucia disse:

    Ola Rita

    Estava indo tudo muito bem….conseguimos uni los, a paz estava reinando, todo mundo solto..mas no domingo, do nada aconteceu outra briga…
    Minha amiga estava na porta e como o gato mais novo estava querendo sair junto com ela, pediu que eu o chamasse. Assim que chamei ele veio correndo e como o gato mais velho estava perto começaram nova briga. Ficamos sem entender…não tinha acontecido nada, meu tom de voz foi calmo!
    Desta vez administramos melhor, não tentamos separar e aos poucos minha amiga foi chamando o mais novo e eu de longe borrifando água no mais velho cada vez que ele fazia aquele som de briga (aaaammm). Após algum tempo o mais novo saiu e conseguimos separá los.
    iniciamos tudo de novo, eles separados e nós, tentando refazer a amizade aos poucos, colocando os dois para se olhar através do vão da porta, ou quando prendemos um na gaiola. Aparentemente não estão mais agressivos. Ainda estou dando floral mas o efeito é demorado…vou tentar soltá los nos próximos dias

    Abraço
    Maria Lucia

  28. Rita Ericson disse:

    Olá Maria Lucia,

    as vezes nós, humanos, não percebemos que está ocorrendo algum desentendimento entre eles.
    Pode ser que só de ver o gatinho saindo, acompanhando sua amiga, o mais velho tenha sido contrariado.
    Siga com a reaproximação, seja paciente e persistente!
    Abraço
    Rita Ericson

  29. Adriana Mellado disse:

    Olá boa tarde! Tenho um gato de 6 anos, castrado e que vive em casa, não sai na rua. Há dois dias um outro gato da rua invadiu a nossa casa e eles brigaram feio. Nós nos assustamos e gritamos separando os dois. O meu gato ficou assustado,bravo e fazendo baarulhos horríveis prá gente. Só voltou a se socializar dois dias depois. Queria saber se é normal, porque ele teve essa reação? Inclusive quando o gato passa do outro lado da rua, ele volta a fazer um barulho e procura um lugar seguro. Conosco está normal e brincalhão. Devemos fazer algo?

  30. Rita Ericson disse:

    Olá Adriana,
    esta situação é bastante comum.
    O ideal é vocês deixarem seu gato bastante confortável e seguro, de preferencia mantendo o acesso deste “invasor” totalmente proibido.
    Se ele gostar de tocas, ofereça caixas, uma prateleira numa estante alta ou similar para ele se sentir protegido.
    Existe um produto, a venda nas petshops, que é um feromonio sintetico. Ele deixa um odor confortável no ambiente para os gatos.
    Para nós humanos, não tem cheiro de nada.
    Existem 2 apresentações: spray e difusor de tomada.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  31. Maria Rita disse:

    Minha gatinha de 11 meses foi mordida na mama por um gato. Formou um absesso abaixo da pele e está infeccionado. A veterinária prescreveu Cefalexina e Prednisolona. Comecei o tratamento ontem e ela vomitou 1 h depois de ingerir os medicamentos. Será que medico em seguida ou aguardo a próxima dose no caso de vômito? Se alguem puder me dar uma dica agradeço!

  32. Rita Ericson disse:

    Olá Maria Rita,
    converse com a veterinária que está tratando dela.
    Talvez seja necessário fazer alguma medicação anti-emética (“anti-vomito”) antes de dar os medicamentos prescritos.
    Abraço
    Rita Ericson

  33. Susana Cherullo disse:

    Olá, Dra!
    Tenho em casa 5 gatos. Só que as fêmeas é que brigam mais. A Cassie de 5 anos adora brigar com o Quentin de 4 anos. O coitado já tem um pelado no pescoço e é incapaz de reagir. Acho que ele não aprendeu essas táticas com a mãe (peguei-o morrendo de fome no canteiro central da Av. Ayrton Senna no RJ.) O problema maior é a Sophie: ela acha que é a rainha do grupo. Bate em todo mundo, menos no Pablo de 16 anos. O jeito que faço pra separá-los é borrifando água neles. Param no ato. E eles já sabem é só balançar o borrifador que já vão saindo de fininho.

  34. Cibele disse:

    Ola,Meu gato esta desaparecido já faz 4 dias ele sumiu no dia 16/11/12…queria saber se isso e msm normal…eu sai prolcurando ele pela vizinhança aq,e mts dos meus vizinhos disse q isso aconteçe msm,eles saiem para namorar,mais achei meio estranho,pois meu gato ja tem 2 anos e pouco meses e isso nunca aconteceu antes.GOSTARIA DE SABER SE ELE VAI MESMO VOUTAR!! isso e normal? =/
    OBG!!!!!!!!!

  35. Rita Ericson disse:

    Olá Cibele,

    adoraria poder garantir que seu gato vai voltar…mas infelizmente é impossivel opinar.
    Os gatos que têm acesso à rua, costumam sair para namorar, passear, disputar território etc.
    A melhor medida para evitar que o gato saia muito e corra risco de acidentes, é realizando a castração cirúrgica.
    Mande notícias.

    Abraço
    Rita Ericson

  36. Fran disse:

    Olá, tenho uma gata em casa ela é mansa, o problema e que a noite todos os dias ela ta trazendo uns amiguinhos gatos da rua pra dentro de casa e ja nao sei o que faço, porque ela gosta de ir pra rua,e as vezes quando todas as janelas ela fica do lado de fora. porque ela tem esse comportamento? e isso pode fazer algum mau aos meus bebes?

  37. Rita Ericson disse:

    Olá Fran,
    sua gata é castrada?
    Não entendi quem são os bebes…
    O ideal, para manter sua gata segura é evitar que ela saia de casa.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  38. Mariana disse:

    Boa tarde,

    preciso de ajuda, tenho duas gatas de 4 meses, adotei cada uma em uma época, passamos pela adaptação e aora continuo com um problema que me incomoda, a Morgana é ciumenta, sabendo disso toda vez que eu chego em casa tenho que dar atenção pra ela senão ela faz xixi nas minhas roupas, a Pandora é mais desligada nem liga muito pra mim e ja entendeu que quem manda é a Morgana, acontece que mesmo elas tendo cada uma a sua caixa de areia a morgana usa as duas e a Pandora tbém porém o coco a Pandora não faz na caixa ela faz do lado de fora, e o xixi dentro da caixa, preciso de um jeito pra resolver isso… Será que é pra chamar a minha atenção?? Não sei mais o que fazer.

  39. Rita Ericson disse:

    Olá Mariana,
    talvez seja para chamar a sua atenção…
    Experimente “encher o tanque” dela de brincadeiras e carinhos, por 5 minutos, todos os dias.
    De prefrencia, estabeleça uma rotina.
    Você também pode experimentar trocar a caixa da Pandora de lugar, deixar cada uma num comodo diferente da casa.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  40. elaine disse:

    olá meu nome é Elaine estou com problema com meu gato,ele tem 9 meses ,toda noite entra gatos no meu quintal e acaba em briga e o meu gato volta sujo e ferido,e eu não sei como evitar gatos de rua entrarem no meu guintal, estou muito preocupada porque gatos de rua podem transmitir doenças ou raiva, e passar na gente,já tentei de tudo a prender ele dentro de casa á noite mas ele é esperto quando ele percebe que o gato de rua tá no quintal ele tenta uma saída e acaba em brigas feias.Vou fazer uma pergunta é crime acorrentá-lo durante a noite pra ele não sair,mas os gatos de ruam continuam a fazer bagunça e deixa o cheiro horrível não aguento mais, me ajudem.

  41. Ana Paula disse:

    Olá, preciso tirar uma dúvida sobre meu caso, então desculpa se o texto ficar muito grande, peço que tenha paciência (alguns veterinários falavam coisas aleatórias e eu nunca conseguia saber o que fazer).
    Eu tenho uma gata siamesa desde 2009 (ela foi achada na casa de um amigo meu, porque fugiu do lugar onde vivia. ela era maltratada até tinha umas feridas que eu e meu amigo cuidamos) hoje eu estou com ela e tem quase 3 anos, ela está com todas as vacinas em dia e vermifugada a cada 6 meses. ela não é nem um pouco sociável,bastante introvertida.. provavelmente trauma do que fizeram com ela. ela não suporta pessoas desconhecidas, e costuma se esconder ou ficar nervosa a ponto de te arranhar se você tocar nela. fica tremendo também. nunca teve contatato com outros animais depois que veio pra cá (moro num prédio) ela é muito carinhosa comigo e a minha família. uns veterinários me falaram que é uma característica dos siameses serem individualistas e extremamente territoriais, só se dão bem com gatos da mesma raça; pois então, dia 11 de agosto desse ano, eu fui numa feira de adoção de cães egatos que quase sempre tem perto daqui promovida por uma ong de veterinários da universidade rural daqui. há poucos anos pensava em adotar um gatinho pra fazer companhia pra ela e assim o fiz. adotei um filhote de 2 meses, não era siames, era um SRD daqueles “tigrados” tinha umas 3 cores. a veterinária disse que ele seria uma boa escolha porque foi criado com cães também e costuma conviver bem com qualquer animal, ele ficaria na dele caso minha gata brigasse. pois bem, minha gata não aceitou nada bem ele e rosnava diversas vezes, eu não fiquei forçando tanto a situação. ela rosnava até pra mim e acabava brigando com ele e ele muitas vezes ignorava, só que depois começou a revidar também. passou-se um tempo e aos poucos isso foi diminuindo (acho que demorou 1 mês pra isso, não lembro mas demorou muito), porque dormiam juntos e etc, ainda brigavam e tudo mais..só que notei que minha gata começava a lamber ele. lambia ele todo mas ele não gostava e começava a dar patada nela e brigar, não sei se isso acabou confundindo ela e começou a revidar as patadas dele e acabava mordendo esse filhotinho e ele gritava algumas vezes. eu confesso que ficava com muito medo e por instinto ia separar, era quase sempre assim. eles brigavam bem menos que antes mas brigavam. meu gatinho morreu mês passado, até hoje não sabemos o motivo. ele parecia ter o FELV ou FIV, mas fizemos exames e ele não teve isso. minha gata ficou bem triste umas 2 semanas e depois voltou ao normal porque tentei distrair ela de toda a forma, ela sabia que tinha algo errado.ficou procurando ele por todos os cantos e ficava miando por qualquer coisa. queria que ela tivesse uma companhia novamente (agora ela está castrada faz 1 mês e um bocado)então minhas últimas perguntas: você me recomendaria fazer isso? não sei se minha gata não gosta mesmo de companhia e eu estaria fazendo algo errado. a pelagem realmente influencia na socialização deles? (como uns veterinários já me disseram). siameses são assim tão introvertidos a ponto de não aceitarem outros senão da sua raça? por fim, me diziam que filhotes são mais fáceis de fazerem um adulto se adaptar, isso é verdade? porque eu queria que ela “adotasse” esse filhote também, tratasse como dela mesmo sem ser, aquele instinto materno. não gostaria que brigassem e algum deles acabasse se prejudicando seriamente. não sei o que fazer e pretendo ainda essa semana adotar, então sua ajuda seria de grande valia. me desculpe novamente pelo texto enorme, tive que resumir bastante.

  42. Rita Ericson disse:

    Olá Elaine,
    esta situação é realmente difícil de controlar.
    Não acredito que a corrente seja uma boa opção para os gatos.
    Acho mais viável prendê-lo em um comodo da casa, sem possibilidade de fuga.
    Para evitar que os gatos entrem no seu terreno, você pecisa observar quais são os pontos de acesso e providenciar uma tela.
    Também é possível dificultar o acesso instalando chapas ou placas em uma inclinação que atrapalhe o “pulo dos gatos!”.
    Quanto a preocupação com a raiva, fique tranquila. Seu gato precisa estar com a vacinação em dia.
    Infelizmente existem outras doenças transmissíveis entre os gatos que não possuem vacinas preventivas.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  43. Rita Ericson disse:

    Olá Ana Paula,

    acredito que ter um outro gato é sempre interessante.
    A adaptação é fundamental.
    Não acelere o processo.
    Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/introduzindo-um-novo-animal-na-casa/
    Se restarem duvidas, entre em contato.
    Abraço
    Rita Ericson

  44. Rita Ericson disse:

    Olá Ana Paula,

    a troca dos cheiros deve ser realizada com um pano ou escova.
    Esfregue na região do queixo e “bochechas” e leve para o outro gato cheirar.
    Faça esta troca algumas vezes, antes de deixá-los juntos.
    Em seguida, deixe-os somente se verem, sem contato direto.
    Somente quando não houver nenhum sinal de rejeição (miados, “rosnados” e patadas) deixe-os se encontrarem.
    Fique por perto, sempre supervisionando até ficar segura.
    Abraço
    Rita Ericson

  45. Raquel Mota disse:

    Olá Rita Ericson, no passado sábado dia 8 adoptei um gato sagrado da birmânia de 9 meses e já tinha uma gata de raça europeu há 2 anos. Ela tem 2 anos e 3 meses, ambos estão esterilizados e vacinados. Acontece que após ter seguido os vários passos indicados no site e ter verificado que eles já não rosnavam nem sopravam ao se verem através de uma janela, deixei-os juntos e começaram a correr um atrás do outro e muito atentos um ao outro (pensei que estivessem a brincar). Continuei a separá-los quando não estava presente e desde ontem que o macho tenta atacá-la e morder. Quando o deixo sozinho do outro lado ele começa a miar e à noite então não para de miar. Mas quando eu o deixo entrar para este lado ele tenta atacá-la, saltar para cima dela e rosna muito e coitadinha ela tem estado sempre alerta e nem tem descansado como deve ser, fica cheia de medo…Nessas situações eu ralho com ele mas ele rosna-me por cima e atáca-me. No entanto quando ela não está presente ele é muito fofinho (mas continua rosnando um pouco porque ainda não confia em mim) Será que ele alguma vez vai deixar de ser assim para ela?
    Obrigada,
    Raquel

  46. Virginia disse:

    Bom dia, gostaria que me aconselhasse em um caso, tenho 5 gatos 3 machos(castrados) e 2 feneas (não castradas), minha irmão irá viajar e me ofereci para cuidar de 2 gatinhas dela castradas, por 4 dias e depois irei ficar novamente com elas por 15 dias, como devo adaptar as duas gatinhas?
    abraços
    Virginia

  47. Rita Ericson disse:

    Olá Raquel, acredito que eles vão conviver bem.

    Reinicie o processo de aproximação através da troca de cheiros e sempre deixe disponível uma “rota de fuga” para a gata quando eles estiverem no memso ambiente.

    Não brigue com ele e nunca use suas mãos ou partes do corpo para evitar a briga.
    Prefira borrifar agua, jogar um objeto leve e macio em cima deles (almofada, por ex.) ou fazer barulhos estranhos ( apito, palma, chaves).

    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  48. Rita Ericson disse:

    Olá Virginia,

    o processo de adaptação é possível, mas pode ser demorado.
    Talvez não valha a pena por tão poucos dias.
    Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/introduzindo-um-novo-animal-na-casa/
    Você pode apresentá-los com cautela.
    É raro, mas as vezes os animais se aceitam de primeira!
    Uma boa opção é deixar as 2 gatas em um comodo separado, com acesso à agua, comida e bandeja sanitária.

    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  49. Juliana disse:

    Oi, meu gato é castrado e é bem agitado, antes de ontem ele chegou em casa todo estranho, acho que brigou na rua, e não quer comer e não consegue andar direito, hoje vou levá-lo ao veterinário, é normal gato castrado ser agitado e arruaceiro assim????
    Obrigada.. abraço!!

Faça sua pergunta!

Quem já presenciou uma briga entre gatos sabe como pode ser assustador: miados, mordidas e arranhões para todo lado.

Eu sei que é dificil, mas evite gritar, neste momento o nosso nervosismo só piora a situação entre eles. Não tente separar com suas mãos ou qualquer outra parte do seu corpo, você pode acabar se machucando.

Existem muitas razões para um conflito entre gatos, mesmo entre companheiros de anos, entre gatos aparentados (filhos, irmãos, pai ou mãe) e especialmente com um gato desconhecido, recém chegado.

Aprenda a ler os sinais que seu gato mostra para evitar brigas.

Quase toda família com um gato só, pensa em adotar outro para que ele tenha uma companhia. Mas acredite, para os gatos, ter que dividir seu ambiente com outro indivíduo da mesma espécie costuma ser bastante desafiador e indesejável. Gatos de vida livre costumam viver sozinhos.

Mas é claro que os gatos podem se dar muito bem com outros gatos e formarem duplas, triplas ou grupinhos fantásticos que brincam, dormem juntos e se lambem. Mas infelizmente há muitos gatos que somente toleram a convivência.

Mas é fundamental uma boa adaptação no momento da chegada.

O ideal é deixar o novato separado do(s) outro (s) com todos os recursos necessários: caixa sanitária, comedouro, bebedouro, arranhador, local para descanso, brinquedos etc. Faça a aproximação aos poucos como sugerido no post http://www.bichosaudavel.com/introduzindo-um-novo-animal-na-casa/

As vezes a adaptação leva algumas semanas. Mas pode até demorar meses.

Para os gatos, os odores são muito importantes. Eles conhecem os cheiros deles e se sentem confortáveis com odores familiares.

Um motivo que costuma disparar brigas entre gatos é quando um deles vai ao veterinário, ou toma um banho, por exemplo. Na volta, o gato que saiu não é bem recebido pelo(s) gato(s) que ficou(aram) em casa. O gato que saiu retorna do “passeio” repleto de odores novos e diferentes que podem confundir o(s) gato(s) que não saiu (íram) e identificá-lo como um estranho ameaçador.

Para ajudar nesta situação, vale usar uma toalha impregnada de cheiros domésticos (pode ser um paninho que eles costumam deitar) para “enrolar” o gato que saiu (ele também vai se sentir mais confortável) na volta para casa.

Também é uma boa ideia levar um paninho de casa, em caso de internação. Deixando este pano com ele, a tendência é que ele fique menos desconfortável.

Outra situação que pode gerar uma briga, é quando um dos gatos não está se sentindo muito bem, está quietinho no seu canto e é incomodado por um outro todo animado, querendo brincar. Os gatos são craques em esconder doenças (como quase todos os animais) e esta agressão pode ser uma indicação de que ele precisa ser consultado por um veterinário.

Como os gatos são territorialistas, também é comum a seguinte situação: ele vê pela janela outro animal passando e se sente ameaçado. Como ele está fechado em casa e não há nada que ele possa fazer, a agressão é redirigida para quem estiver passando por perto – pode ser você ou outro animal da casa. Para evitar este tipo de agressão, observe seu gato. Perceba que tipo de situação o deixa agitado, estressado. Você pode fechar a persiana ou a cortina. Pode ser necessario modificar o ambiente externo para evitar que gatos de vida livre circulem perto da sua casa (grades, cercas etc).

A melhor maneira de interromper uma briga é colocar alguma barreira fisica entre os gatos, como uma caixa de papelão, por exemplo. Nem sempre estamos munidos, então pode ser necessario usar a criatividade com aquilo que temos em casa. Uma almofada, por exemplo. Os gatos procuram uma sáida e costumam correr um para cada lado, acabando com a briga.

Evite qualquer tipo de reação agressiva ou barulhenta que estressam ainda mais os gatos.

Se os seus gatos estão brigando, é importante identificar a causa. A melhor forma de tratar a agressividade felina é entender e tratar os motivos.

Casas com um número alto de gatos são sempre um desafio.

Gatos são animais solitários na natureza. Pode ser bastante dificil obrigá-los a conviver com outros gatos.

Existem varias formas de lidar mas se não tratarmos, a tendência é agravar.

O enriquecimento ambiental pode ajudar muito! Gatos com opções de esconderijos, passagens e multiplos recursos possuem uma vida melhor. Saiba mais, clicando aqui.

Também existem feromônios sintéticos felinos que podem ajudar os gatos a ficarem mais confortáveis. Eles podem ser utilizados de diferentes formas, de acordo com o objetivo (borrife nos objetos, camas, arranhadores ou na forma de difusores para ambientes).

Converse com o/a veterinario/a dos seus gatos.


Carregando..