Meu Cão Não Quer Comer Ração!!

cachorro comendo
  1. Kathiuce disse:

    Olá, tenho um poodle de 1 ano e 4 meses macho e esses dias ganhei um bocado de pedigree Saché de carne, como nunca tinha dado ofereci a ele um pouco e ele comeu, no outro dia coloquei um pouco na ração com medo dele passar mau por comer puro. Depois disso ele não quer saber mais de comer nada nem beber água, como fiquei preocupada, pq ele só quer saber de dormir e as vezes treme as patinhas um pouco, fiz a mistura de novo e ele comeu, isso é errado? Devo levar ele ao veterinário se isso continuar? Porque ele não costuma ficar tanto tempo sem beber água e comer. Obrigada.

  2. Rita Ericson disse:

    Que bom, Patricia!
    Fico feliz que o Sony melhorou!
    Abraço
    Rita Ericson

  3. Rita Ericson disse:

    Olá Kathiuce,

    a ração umida contem agua, pode ser por isso que ele não está bebendo agua.
    Mas se ele estiver diferente, prostrado e sem apetite, leve-o para atendimento veterinario.
    Abraço
    Rita Ericson

  4. Kathiuce disse:

    Ah entendi… eu não dei mais a ração úmida e ele ficou um dia sem querer comer mas no outro já estava comendo e bebendo água. Só estou achando ele um pouco caidinho e dormindo muito mas está brincando normal, é normal nessa época de frio eles dormirem mais?

  5. Amanda disse:

    Olá, eu tenho uma cachorra Pincher de 2 anos, ela não quer comer ração de jeito nenhum so quer comer arroz com carne as vezes eu insisto com a ração mas ela só lambisca e não quer mais. Se eu deixar ela sem comer o dia inteiro sera q ela come a ração? Tenho medo d ela não comer a ração e ficar com fome e adoecer. Me ajude? Obrigada desde já.

  6. Stela disse:

    Olá, tenho um sharpei. Ganhei recentemente de uma colega que não estava mais podendo cuidar do cão. Ele tem 1 ano e 3 meses.
    Esta com problemas de pele, porém o levamos para a veterinária e estamos tratando. A antiga dona informou que a ração predileta dele era uma que a veterinária recomendou não dar por ser colorida e pode causar alergia.
    Compramos uma ração muito boa chamada Ecopet, é uma linha natural feita de arroz e carne, muito nutritiva. Porém ele não esta comendo nada, ele ja estava magro quando pegamos e estamos muito preocupados. Imaginamos que seria o fato dele estar se adaptando a nova casa, porém ao oferecer um pedaço de pão ele comeu, mas não queremos dar comida humana, pois sabemos que não faz mal. Fizemos um teste de uma recomendação de colocar iogurte na ração, ele comeu, mas mesmo assim não queremos repetir, pois ele pode ficar acostumado a só comer se colocarmos o iogurte.
    Li sua recomendação de tirar a tigela e colocar só na próxima refeição, porém ele esta magro e precisa ganhar peso.
    Pode nos ajudar?

  7. Rita Ericson disse:

    Olá Kathiuce,

    eles ficam mais preguiçosos, mas não justifica prostração.
    Se você suspeitar que ele continua prostrado, leve-o para atendimento veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  8. Rita Ericson disse:

    Olá Amanda,
    leia o texto, todas estas informações estão lá!
    Abraço
    Rita Ericson

  9. Rita Ericson disse:

    Olá Stela,
    acredito que se ele está saudável, pode entrar no esquema alimentar sugerido.
    Se você preferir, espere o periodo de adaptação passar e inicie.
    Até lá, não vejo problemas em adicionar algum ingrediente saboroso na ração.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  10. Stela disse:

    Muito obrigada pela dica. Quanto tempo dura esse período de adaptação?

    To mais tranquila, com iogurte ele come bem, ja até deu pra notar que esta menos magro. Estou dando activia, tem problema?

  11. Rita Ericson disse:

    Olá Stela,
    a adaptação é muito individual…depende de vocês…
    Se ele não estiver com as fezes pastosas, não vejo problema no Activia.
    Abraço
    Rita Ericson

  12. fagner disse:

    ola amigo tenho um perdigueiro misturado com dalmata, tem 7 meses estou conseguindo adestra-lo aos poucos,ele ja faz suas necessidades no quintal que deu muito trabalho p fazer e dormir, queria saber como faço p ele fazer essas necessidades no jornal ou papelão sem que ele coma ou rasgue? e como faço para ele parar de ficar pulando em cima das pessoas ?

Faça sua pergunta!

Seu cão está doente? Caprichoso? Ou cansado da comida ?

Vamos considerar que ele está saudável.

Como você e sua família se comportam quando ele não quer comer? Insistem, ignoram, consolam ou oferecem comida na mão?

Se ele estiver recebendo reforço positivo quando se recusa a comer, ele pode continuar assim até receber a atenção extra que deseja.

Se seu cão está “mimado” , não transforme a hora da refeição numa barganha por atenção. Simplesmente coloque a ração na vasilha e se afaste. Se ele não comer imediatamente, retire a vasilha do chão, guarde em local fresco e seco (dentro de 1 saco plástico, por ex) e só ofereça na refeição seguinte.

Não se assuste se ele não comer. Se o seu coração não aguentar, ao invés de só oferecer na refeição seguinte, experimente 1 h depois. Outra tentativa é retirar metade do conteúdo e colocar a vasilha no chão novamente. Se ele ainda não quiser, repita a operação e quando estiverem sobrando apenas alguns grãos, pode ser que o instinto de sobrevivência fale mais alto, e ele coma. Afinal, o alimento está sumindo! É melhor garantir.

É importante lembrar que os cães eram caçadores. Os caçadores nem sempre obtém alimento todos os dias. A capacidade de jejum deles é enorme. Um cão é capaz de ficar 3-4 dias sem comer, mas não sem beber água.

Tendo a certeza que há alimento disponível, quando a fome apertar ele vai comer.

Evite adicionar carne, petiscos ou outro tipo de alimento na ração. Pode se tornar um hábito difícil de retirar, além de quebrar o equilíbrio da ração. É possível trocar a marca da ração de vez em quando, mas faça de maneira gradual e sempre opte por rações de qualidade.

Se seu animal precisar de uma dieta especial (há rações comerciais para diabéticos, insuficiente renais etc) ou não gostar de ração de jeito nenhum, é possível oferecer alimentos feitos em casa, mas é fundamental o acompanhamento de um nutricionista veterinário. As necessidades nutricionais são muito diferentes das humanas.


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato