Meu Cão Não Quer Comer Ração!!

  1. Eliane disse:

    ola. meu cachorro é um maltês de 2 meses , entretanto ele não esta comendo bem o maximo que chega a comer é uma vez ao dia quando ofereço a ele a ração, anda nervos , mordendo tudo e chorão, mas é brincalhão , brinca o dia todo, esse comportamento de não comer bem é normal? a uma semana ele esta assim ! Obg !

  2. Roberto disse:

    Olá Rita,

    Inicialmente parabéns pelas dicas. Em tempos em que todos temos cães como companheiros, informações como as suas são preciosas. Pois todos estamos sempre “apavorados”.
    Tenho uma cadelinha linda da raça Shitzu. Dias atrás troquei de ração, … ela até estava comendo bem… porém viajei uma semana, uma pessoa veio tratá-la, sempre. Quando eu cheguei ela até comia e vomitava. Imediatamente achei que ela estava doente, levei-a na veterinária. Fizemos todos os exames, e não apareceu nenhuma doença. Peguei a ração antiga… agora ela só quer comer com petiscos… mas não quero ficar dando isso para ela… além do mais tem o fato que ela come seu “cocô”… desde pequena… afff… mas enfim… faz e dias que ela nao come, pois eu não coloquei petiscos… mas também eu estava implorando para ela comer… Pois bem… hoje vou viajar novamente,… e alguém virá dar comida para ela… e para completar ficarei 6 meses fora… isso tudo me preocupa… o fato de que ela pode adoeçer… o que devo fazer… já li em suas respostas que não devo ceder… mas enfim… tenho dúvidas de como proceder. É que passo o dia fora, e como viajo bastante e ficarei esse tempo de 06 meses longe de casa,… fico preocupado… mas alguém ficará morando aqui em casa com ela…
    Desde já lhe agradeço muito pela atenção e mais uma vez parabéns pelo profissionalismo.
    Abraços,

    Roberto

  3. vanessa disse:

    olá. o meu cão tem 4 meses e eu tou muito preocupada com ele, pois a uns dias para cá ele começou a vomitar a comida que eu lhe dava, ao inicio ele nao cagava e eu deilhe leite e comecei a ir todos os dias passea-lo, pois ele estava sempre preso, ele melhorou e começou a cagar normalmente, mas agora quando lhe dei comida ele cagou-a praticamente inteira. o que faço? será que ele tem alguma doença? pf ajude-me, eu gosto muito dele e não quero que ele morra. eu agora dei-lhe chá de cidreira, será que lhe vai fazer mal?

  4. Rita Ericson disse:

    Olá Eliane,

    esta avaliação de comer bem ou não depende da quantidade de ração ingerida por dia x peso do animal.
    Você já avaliou a tabela impressa no pacote da ração?
    Mande noticias
    Quanto maior a qualidade da ração, menor a quantidade recomendada (exceto as rações destinadas ao emagrecimento)
    Abraço
    Rita Ericson

  5. Rita Ericson disse:

    Obrigada pelos elogios, Roberto.
    Eu adoro meu trabalho.
    Faça como recomendado, não dê atenção e se mostre preocupado na hora das refeições.
    Ofreça atenção e carinho através de brincadeiras, escovação, passeios e momentos juntos.
    Mas para alimentar, ignore-a!
    Deixe a ração por poucos minutos no prato e se ela não comer, retire e só ofereça na refeição seguinte.
    Leia os depoimentos de pessoas que seguiram este esquema e obtiveram sucesso, você vai se animar!
    Quanto a coprofagia, leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/coprofagia-comer-fezes/
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  6. Rita Ericson disse:

    Olá Vanessa,
    dificil opinar sem examinar seu animal.
    Leve-o para consulta veterinaria.
    Abraço
    Rita Ericson

  7. giovana disse:

    eu tenho uma cachorra chamada gabiadotei ela quando ainda era pequena outro dia minha mae deixou un balde de agua sanitaria dolado de fora e un sabao en po e des da quele dia ela esta vumitando o que fazer

  8. Elizete disse:

    Meu cadela vai fazer um ano. Bom quando a peguei era muito doente vomitava fazia coco com sangue e não comia direito então ela tomava muitos rémdios e ela tinha que se alimentar por causa dos rémedios e não tinha dentes, então eu padia a ração no liquidifcaro molhava um pouco e ela comia eu então eu colocava na siringua pra poder ela comer então ela foi ficando boa e levou esse hábito de só comer comigo e a ração pasada no lificador com caner seca, agora quero tira esse hábito dela e não consigo já faz um dia que estar sem comer.. quero ensinar ela comer rção seca. oque faço tou morrendo de pena ela fica o tempo todo sentada olhando pra mem ….. me pedindo comida.

  9. Rita Ericson disse:

    Olá Giovana,
    se a Gabi ainda etsiver vomitando, leve-a para atendimento veterinario.
    Evite deixar produtos de limpeza ao alcance dela.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  10. nini disse:

    oi tenho uma cochorrinha, maltes de 9 meses e ela entrou no cio a alguns dias e nao esta querendo comer a ração mais o que devo fazer, ela so aceita comer os biscoitinhos pois esta ficando muito fraquinha ai dei a ela carne moida com arroz aceitou numa boa. o que devo fazer?

  11. Rita Ericson disse:

    Olá Elizete,
    se você seguir as dicas do texto, vai obter sucesso.
    Leia os outros comentario de pessoas que conseguiram reverter esta situação.
    Vale a pena, seja persistente!
    Abraço
    Rita Ericson

  12. Rita Ericson disse:

    Olá Nini,
    evite acostumá-la a comer comida.
    Faça como descrito no texto, seja paciente e persistente.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  13. Amanda disse:

    Olá,eu tenho uma cadelinha,é ela e mto manhosa,é agora ela não fika querendo comer a ração,fko preocupada com ela,pensando que ela esteja doente,fko com medo de alguma doença,tipo a doença do carrapato,mas ela brinca,late,está normal,só não quer comer a ração,já troquei até a ração,as vezes ela come 1 vez só no dia,é tem dia que não come nada! não sei o que fazer! me ajudem,por favor

  14. Ana disse:

    Olá
    Meu cão de 5 meses não quer comer de jeito nenhum. Já tentei mudar a ração e dei até comida para ver se ele comia. Ontem à noite ele vomitou o pouquinho de ração que eu consegui fazer ele comer. Hoje ele comeu um biscoito e depois disso não quis mais nada. Ele vira a cabecinha quando coloco comida perto dele. Ele fez um pouco de cocô hoje à tarde e era mole (acho que o cocô assim é devido ao fato dele não comer). Ele está animado como sempre – brinca, corre pula.

  15. Daiane disse:

    Olá, estou muito preocupada, Tenho uma golden que 5 meses que está tendo problemas pra comer. Ela é uma levada, continua esperta, brincalhona, corre pra caramba. Sempre foi complicada pra comer, quando ela veio ela costumava comer EUKANUBA mas a ração é cara e meu pai não podia pagar. Mudamos para Golden formula , a cachorra não comeu de JEITO NENHUM. li seu blog, segui tudo, tirei a ração e etc, ficou 4 dias sem comer e eu não aguentei e mudei a ração para pedigree. ELA AMOU a ração pedigree, comia que nem LOUCA! mas tive que mudar pois ela teve alergia a ração e a veterinaria pediu pra mudar. Mudei para Naturallis, ela comeu 1 mes tranquilamente, até comprei pacote de 15 kilos, porém ela estava perdendo pelo demais com a ração e também já estava começando a rejeitar, então paramos de dar essa ração. AGORA, mudei para a ração FABENE, no inicio ela comeu normal, nao com aquela empolgação mas comeu, agora ela tá rejeitando. nós colocamos, ela cheira e vira a cara e não come. Depois que saimos, ela come mas sempre deixa . Não come o suficiente. Hoje, coloquei a ração e ela simplesmente não comeu. Como é a hora de dormir não aguentei e deixei a ração lá pra quando ela quisesse comer. Não sei mais o que fazer, quero fixar uma ração mas tá dificil. Estou com o pacote de 15kg dessa ração fabene e ela parou de comer. O que eu faço ????

  16. Andréa Mello disse:

    Boa tarde, Doutora. Tenho uma vira-latas de sete anos que desde sempre se alimentou muito mal. Digo, come muito pouco. Ela é normal e alegre, bastante agitada. Mas vejo que cometi e cometo todos os erros que a Dra. tão bem decreveu… A hora da comida é um drama… Eu ando atrás dela com a vasilha implorando para que ela coma… Ela foi adotada quando tinha por volta de 45 dias em um pet shop e deconheço como se alimentava antes,mas nunca aceitou bem ração. Tentei todas as marcas e fases, hoje eu tento fazê-la comer a Pedigree Raças Pequenas, mas ela só come se for misturada à carne cozida, legumes e arroz sem sal. O vet dela diz que ela é saudável, mas isso me aborrece, apesar de saber agora que um cão pode ficar 3 dias sem comer… Considero que sempre cuidei bem de meus cães, ( ossosm nem pensar! )até porque eles ( cinco antes desta ) vieram a falecer aos dezenove, vinte, vinte e e um anos de idade. Será que se eu seguir esta dica ( com muita força de vontade e deixar de ter dó do meu docinho doido ) eu consigo reverter este quadro? Muito obrigada, amei esta página. E eu sei: quem estraga o cão é o responsável… 🙂

  17. Rita Ericson disse:

    Olá Andréa,
    vale muito a pena insistir!
    Leia alguns comentários de pessoas que seguiram as dicas e os cães passaram a comer ração pura e sem estresse!
    Seja persistente e bom trabalho!
    Abraço
    Rita Ericson

  18. Rita Ericson disse:

    Olá Ana,

    é fundamental ter a certeza que ele está saudável.
    Se estiver tudo bem, faça como descrito no texto.
    Seja paciente e persistente.
    Abraço
    Rita Ericson

  19. Rita Ericson disse:

    Olá Daiane,
    eu não conheço esta ração Fabene.
    Ela é Premium? (saiba mais em: http://www.bichosaudavel.com/qual-e-a-melhor-racao/)
    A maioria dos cães se adapta bem ao esquem de alimentação sugerido no texto.
    Mas é preciso ser paciente e persistente.
    Leia alguns comentários para pereceber que várias pessoas já fizeram e funcionou.
    Bom trabalho!
    Abraço
    Rita Ericson

  20. Rita Ericson disse:

    Olá Amanda,
    experimente seguir as recomendações do texto.
    Costuma funcionar muito bem.
    Seja paciente e persistente!
    Bom trabalho,
    abraço
    Rita Ericson

  21. Simara disse:

    Boa noite, tenho uma Shih Tzu de 5 meses e desde hoje de manhã ela não come, não toma água, não brinca, só quer saber de ficar deitadinha. Quando ela vê a comida, percebo que ela tah morrendo de fome, mas não come, já dei leite, comprei patê de carne para filhotes (que ela adora) e não comeu.
    Atualmente estou dando a ração seca que não sei se é boa para ela, a Pedigree Equilíbrio Natural Junior, ela não come muito, ela gostava mais da Royal Canin mas é muito cara então troquei.
    Obrigada

  22. Rita Ericson disse:

    Olá Simara,
    estes sintomas podem ser comuns a diversas doenças.
    Impossível opinar sem examinar seu animal.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  23. Ana disse:

    Olá
    Obrigada pela dica. O veterinário dizia que ele estava bem, mas não não acreditamos. REsolvemos tentar algo por conta própria. Como meu outro cachorro tem gastrite e toma Ranitidina quando não está bem eu deu 1/4 de um comprimido para ele – o filhote – (esmaguei, misturei um pouco de água e dei com a seringa). Isso no sábado à noite. No domingo cedo ele comeu um pouquinho e ao meio dia já estava pedindo comida e comeu a ração dele mesmo, não fez manha. Agora ele está ótimo. Acho que o problema era no estômago mesmo. Mais uma vez, obrigada

  24. Jé Rodrigues disse:

    Minha cachorrinha uma york de 9 meses, passou 1 mês mal e comendo muito pouco, passamos por 3 veterinarios e somente no 3º foi descobrir o que realmente era, por fim ela foi submetida a uma cirugia de risco no intestino, por conta de um corpo estranho (coisas que ela havia comido), onde ela tinha somente 10% chance de sair viva . Por fim conseguiu se recuperar bem, porém quando voltou só podia comer aquele patê da three dogs e ela adorou, até chorava querendo mais. Agora ela pode e deve comer a ração dela que é a Royal Canin, porém desde que ela ficou doente não quer a Royal chegamos até a misturar a ração p/ filhote da three dogs mas nada, ela só come quando nós estamos do lado fazendo carinho nela ou então se for ração misturada com o bendito patê! Ficamos com pena por conta de tudo que ela passou mas nesses ultimos dias andamos deixando ela ‘passar fome’ pq percebemos que ela anda se ‘aproveitando’ da nossa pena! hihihi e não é que a danadinha come quando bate a fome e só tem ração? 😛 ótimo post parabéns! 😀

  25. Rita Ericson disse:

    Olá Ana,
    fico feliz que ele esteja melhor,
    abraço
    Rita Ericson

  26. Rita Ericson disse:

    Obrigada, Jé!
    É importante que os donos de cães “caprichosos” leiam os depoimentos e se animem!
    Às vezes pode parecer impossível acostumar o cachorro a comer ração, mas vale a pena!
    Abraço
    Rita Ericson

  27. Leonardo disse:

    Olá boa tarde, tive muita informação e a partir de agora vou seguir as orientações, mas senti uma diferença no cãozinho, tenho um chow chow ele tem 5 meses ele esta monstro de grande sempre comeu ração seca, mas de algumas semanas pra cá minha mãe pra fazer uma gracinha sempre colocava carne para ele, e a ultima vez que ele comeu bem e muito por sinal foi domingo a noite e na segunda já começeou a não comer a raçaão, ele era super energetico pulava no sofá ficava em cima de nós, hoje não mas ele brinca quando chamamos mas nao com a mesma intensidade e dorme muito e quando olha pra ele parece estar doente, já desconfiava que ele nao queria comer a ração pois qualquer coisa que cai na boca ele come, fico preocupado se deve ou nao leva-lo ao veterinario para descartar uma possivel doença já que ja que ele esta completamente vacinado.

  28. Rita Ericson disse:

    Olá Leonardo,

    se o seu cão está desanimado, leve-o para consulta veterinária.
    Existem muitas causas para inapetencia além das doenças prevenidas pela vacinação.

    Abraço
    Rita Ericson

  29. Crystina Pacheco disse:

    Ola Doutor. Eu tenho um chow chow de 5 meses, e a uma semana foi diagnosticado que ele esta com sarna e a veterinaria deu o Mectimax Ivermectina 3mg, ele é super esperto, brincalhao e bem esfomeado, so que de uns dias pra ca ele nem quer saber de racao e nem daqueles saches de carne, alguns dentinhos tao nascendo agora, a presa por exem, sera que pode ser isso que ele nao quer comer? Ou por causa do remedio?
    Ah outra coisa meu pai as vezes da pedacos de carne pra ele e bobagens dai ele come.
    Por favor, oq devo fazer? Ja estou com do do meu caozinho.
    Obrigada desde ja!

  30. mari chaves disse:

    nossa estou fazendo tudo errado com a minha filhote de yorshire… ela come royal canin especifica pra raça… mas desde que começou a troca de dentes ficou enjoadinha pra comer… mas eu sempre fico insistindo pra ela comer amoleço a ração com caldo de petisco de frango só assim ela come… fico com receio dela nao comer e ficar doente… pois perdi um york ha uns tres meses e depois disso meus cuidados com ela acabaram ficando excessivos… o que faço? devo levá-la ao veterinario pra saber se ela está bem nutrida?

  31. Rita Ericson disse:

    Olá Mari,
    se ela está ativa e saudável, fique tranquila.
    Siga as recomendações do texto.
    Abraço
    Rita Ericson

  32. mari chaves disse:

    estou seguindo e adorei… com o outro eu fazia isso e dava certo… colocava a ração ele comia e eu retirava o restante e qd nao queria eu só dava na refeição seguinte… com ela era assim tb mas comecei achar q não tava se alimentando como deveria… mas desde que li o texto acima comecei a fazer exatamente como tá escrito e tá funcionando… obrigada pela dica!

  33. luane disse:

    meu pinsche esta com 1 ano e esta come pouco de vez em quando e esta sem animo para brincar ele so bebe agua e ele tem vicio de ficar em cima da cama e agora que ele esta doente ele fica deutado ou na caminha dele ou de baixo da cama no chao

  34. Rita Ericson disse:

    Olá Crystina,

    os cães nem sempre comem bem todos os dias, principalmente quando está calor.
    Evite oferecer outros alimentos, a tendencia é ele preferir outras opções e não comer a ração.
    A medicação pode diminuir o apetite e o nascimento dos dentes, também.
    Abraço
    Rita Ericson

  35. Rita Ericson disse:

    Obrigada pelo retorno, Mari.
    As pessoas precisam ler depoimentos como o seu para se animarem e terem paciencia!
    Abraço
    Rita Ericson

  36. Rita Ericson disse:

    Olá Luane,
    leve seu pinsher para atendimento veterinario.
    Impossível opinsr sem examinar seu animal.
    Ele pode estar doente.
    Abraço
    Rita Ericson

  37. Terezinha de Sousa disse:

    Boa tarde,
    Tenho um Ilhasa Apson ele é lindo, bonzinho, educado, só que é enjoadíssimo para comer “sua” comida, se enchermos ele de tranqueira ele vai comer tudo, mas sua ração é uma dificuldade para comer, em função disto já cortei o que não poderia estar comendo mas não adianta, pois fica sem comer literalmente, e o que é pior passa mal como a gente vomita, um destes ele ficou tão ruim que no fim até gemia, dei dipirona e acabou melhorando, graças a DEUS. Ah o que eu devia ter dito no início ele fica sozinho o dia todo (trabalho fora). Gostaria muito que alguém me ajudasse. Obrigada
    Terezinha

  38. olá, tenho um lhasa apso de 3 meses, se chama Fyuk, meu lindo, ele só come ração ( pedigree júnior equilibrio) gostaria de saber quando vou poder oferecer a ele pedaços de frutas, verduras e outros, pois outro dia dei a ele uma banana e ele adorou , sei q/ não posso dar todos os dias, pois acho q/ ele pode enjoar a ração.

  39. Carla disse:

    Olá, Rita!

    Bem, vc já deve estar cansada de dar os mesmos conselhos mas, vamos lá: meu chihuhaua de 2 anos e 7 meses nunca foi exatamente uma ‘boa boca’. Come pouco e bebe pouca água. De uns tempos pra cá começou a comer melhor e engordou um pouco porque, pensava eu, fracionamos as refeições. Descobri no entanto, há pouco tempo, que a moça que aqui trabalha vem ‘reforçando’ a alimentação dele com a adição de pedacinhos ( minúsculos, segundo ela ) de peito de peru defumado na ração dele. Está explicado o super e súbito apetite do bichinho! Bem, ele apresentou um quadro de vômitos e diarréia há alguns dias e daí descobrimos a ‘ajudinha’ extra que, segundo soube, já dura alguns meses… O que faço agora? Ele se recusa a comer a ração seca ( super-premium ) que sempre demos. Será que se reacostuma a comê-la Nesse período de recuperação da doença convém suplementar a alimentação? Obrigada e desculpe o texto tão longo!

  40. Rita Ericson disse:

    Olá Terezinha,
    faça como indicado no texto.
    Leia alguns comentários de pessoas que modificaram a maneira de alimentar seus cães e obtiveram sucesso.
    Tenha paciencia e persistencia!
    Abraço
    Rita Ericson

  41. Rita Ericson disse:

    Olá Lilian,
    a princípio, ele pode comer, mas como você disse, pode atrapalhar a dieta a base de ração.
    Se você decidir oferecer alimentos, faça-o sempre no comedouro dele.
    Isto evita que ele se tranforme num “pedinte”, achando que sempre que você estiver comendo ele tem direito a um pedaço…
    Evite frutas cítricas, gordurosas, caroços de uva e cebola.
    Converse com o veterinário(a) que cuida dele.
    Abraço
    Rita Ericson

  42. adriana almeida disse:

    Ola tenho um poodle de cinco meses,tem dois dias que ele nao come, vou tentar seguir sua dica… So quer comer comida ou pao.. e bebe agua.. Dou a ele a ração Huggy filhotes raças pequenas, sempre misturo com a Pedigree em lata junior… Muita gente me diz que eu nao deveria dar essa carne enlatada a ele e sim comida caseira com racao, mas tenho receio… Posso dar peito de frango sem tempero ou carne moida junto a raçao, e essa racao é boa? Ele esta com gases e mal halito, tem haver com a ingestao de comida caseira? Eu devo dar frutas ele ou nao?
    Agradeço desde ja.

  43. Rita Ericson disse:

    Olá Carla,
    eu acredito que ele vá se acostumar, mas é fundamental seguir as recomendações do texto.
    Leia alguns comentários de pessoas que modificaram a maneira de alimentar seus cães e ficaram muito satisfeitas.
    tenha paciencia e persistencia.
    Abraço
    Rita Ericson

  44. Thales Victor disse:

    Eu tenho um Golden Retriever de 8 meses, e cara, eu já tentei isso aí TUDO, já misturei com ração em lata e nada, já tentei dar na boca e nada, já tentei usar reforço positivo e nada, já dei com frutas e nada, até com leite eu já tentei e não obtive muito sucesso, ele é um cachorro totalmente imprevísivel, tem dias que ele está comendo super bem que nem um touro, e do nada muda e outros ele já fica com um comportamento pra comer totalmente frustrante, não sei mais o que faço, e a ração dele é uma das melhores que tem no mercado que é a premier super premium.. e o pior é que ele gosta de comer plastico, pregadores, papel e todas essas coisas, ou seja, tudo que ele não pode. Aqui em casa se eu deixar vão dar com certeza comida de gente pra ele, daí ele vai adorar é claro, mas não deixo porq se não vai ser muito pior, e ele é um cachorro super ativo, adora correr, brincar e tudo mais, em outros termos ele adora é esculhambar tudo, é muito levado rs mas não sei mais o que faço em relação a esse lance de alimentação, to começando a me sentir totalmente sobrecarregado e escravo do meu próprio cão em relação a isso, quando ele era mais novinho ele comia que dava gosto, até mais ou menos uns 3 ou 4 meses de idade isso, preciso de ajuda e sério.

  45. Rita Ericson disse:

    Olá Adriana,
    saiba mais sobre dieta caseira x ração em: http://www.bichosaudavel.com/racao-ou-dieta-caseira/
    O maior problema da ração umida é criar o hábito de comer sempre esta opção e rejeitar a ração seca.
    Às vezes as fezes ficam amolecidas e o animal solta muitos gases.
    Talvez ele esteja trocando os dentes, o mau halito pode ser causado por esta fase.
    Os animais não devem comer frutas citricas, gordurosas nem o caroço das uvas.
    Abraço
    Rita Ericson

  46. Rita Ericson disse:

    Olá Thales,

    conforme descrito no texto, os cães saudáveis tem diversos motivos para não comer bem (femea no cio por perto, calor, cansaço).
    Se ele está ativo, não se preocupe.
    Ofereça a alimentação, 2 vezes ao dia e se ele não comer, retire, guarde num saco plastico e só ofereça na refeição seguinte.
    Não dê atenção a ele na hora da refeição.
    Coloque o prato no chão e saia do ambiente.
    Se ele não comer em poucos minutos, retire.
    Relaxe, não se preocupe com a alimentação se ele está saudável.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  47. Thaís disse:

    Tenho uma Golden Retriever de 1 ano que sempre devorou a ração, mas depois que entrou no primeiro cio (há uns 2 meses atrás) começou a ficar meio enjoadinha pra comer. Ela até voltou a comer bem depois do cio, mas há uma semana atrás mudamos de país (ela viajou de avião, num total de 12 hrs) e antes da viagem ela começou a tomar antibiótico pq tinha quebrado a unha e a veterinária ficou com medo de uma inflamação. Desde que chegamos aqui ela não quer comer a ração, come petiscos e qualquer outra coisa que damos, mas não tem comido a quantidade normal de ração e hoje ela vomitou uma espuma. Acredito que o antibiótico tenha agredido o estômago dela, mas o que devo fazer para ela voltar a comer? Ela não parece estar doente, tem corrido e brincado normalmente.

  48. Rita Ericson disse:

    Olá Thais,

    se sua cadela está saudável, faça como descrito no texto.
    Seja paciente, persistente e leia alguns comentários de pessoas que mudaram a rotina alimentar de seus cães, com sucesso.
    Bom trabalho e mande notícias.
    Abraço
    Rita Ericson

  49. Leila Mello disse:

    Ola Doutora,

    Minha Shitzu esta com 09 meses,e atualmente dou comida(racao) a ela 02 x ao dia, e de um tempo para ca ela esta rejeitando a racao. Sera pq esta crescendo, ou enjoou.As vezes fica o dia inteiro e so come a noite.Um cao adulto come quantas vezes ao dia…. Quando ela sera considerada adulta….
    Obrigada,

  50. Sandy Peres disse:

    Boa Noite!

    Minha cadelinha passou mal e após varios exames verificamos que ela é cardiaca, está com agua no pulmão, pressão alta…
    A veterinária receitou alguns remédios para o coração (arritimia), diurético, antibiotico e ela perdeu totalmente o apetite… Não consegue comer nada! Está rejeitando até carne…
    Ontem vomitou tudo que comeu… Antes de tomar todos aqueles remédios ela comia normalmente…
    Será que os remédios estão fazendo mal para o estômago ou causando enjoo nela?

    Sandy

Faça sua pergunta!

Seu cão está doente? Caprichoso? Ou cansado da dieta do dia-dia ?

Vamos considerar que ele está saudável, mas não se anima para comer.

A situação mais frequente é o cachorro recusar a ração seca que oferecemos ou demorar horas para comer.

Neste momento, como você e sua família se comportam? Insistem, ignoram, consolam ou oferecem comida na mão?

Se ele estiver recebendo muita atenção quando se recusa a comer, ele pode continuar assim até receber toda atenção extra que deseja.

Se o seu cão está “mimado”, só come se alguém insistir, não transforme a hora da refeição numa barganha por atenção.

Simplesmente coloque a ração na vasilha e se afaste. Se ele não comer imediatamente, retire a vasilha do chão, guarde em local fresco e seco (dentro de 1 saco plástico, por ex) e só ofereça na refeição seguinte.

Não se assuste se ele não comer. Se o seu coração não aguentar, ao invés de só oferecer na refeição seguinte, experimente 1 h depois. Outra tentativa é retirar metade do conteúdo e colocar a vasilha no chão novamente. Se ele ainda não quiser, repita a operação e quando estiverem sobrando apenas alguns grãos, pode ser que o instinto de sobrevivência fale mais alto, e ele coma. Afinal, o alimento está sumindo! É melhor garantir.

É importante lembrar que os cães eram caçadores. Os caçadores nem sempre obtém alimento todos os dias. A capacidade de jejum deles é enorme. Um cão é capaz de ficar 3-4 dias sem comer, sem desmaiar como acontece com seres humanos, mas atenção: eles não podem ficar sem beber água.

Tendo a certeza que há alimento disponível, quando a fome apertar ele vai comer.

Evite adicionar carne ou outra proteína animal na ração. A quantidade ideal de proteína já está contida na ração, a maior vantagem de alimentar os animais com rações industrializadas de qualidade, é a garantia de uma nutrição completa, balanceada e equilibrada.

Mas, se você quiser adicionar sabor na ração, considere colocar um pouquinho de petisco, frutas outro tipo de alimento na ração. Alguns animais já ficam animados e comem melhor com um simples fio de azeite por cima. Saiba quais aliemntos não devem ser oferecidos, clicando aqui.

Uma outra alternativa é misturar a ração seca com ração umida, desta forma não quebramos o balanceamento da dieta e o cachorro fica mais animado com o cheiro e sabor da dieta umida.

Este pode se tornar um hábito difícil de retirar, pense bem e converse com o(a) veterinraio(a) que cuida do seu cachorro.

Também é possível trocar a marca da ração de vez em quando, mas faça isso de maneira gradual e sempre opte por rações de qualidade.

Se o seu animal precisa de uma dieta especial (há rações comerciais para diabéticos, insuficiente renais etc, não gosta de ração de jeito nenhum ou você está disposto a mudar, é possível oferecer alimentos feitos em casa, mas é fundamental o acompanhamento de um nutricionista veterinário. As necessidades nutricionais dos cães são muito diferentes das humanas.

Para saber mais sobre alimentação natural, clique aqui.

 


Carregando..