Primeiros Socorros e Emergências

  1. Carla disse:

    Eu há tempos quero tirar uma dúvida: tenho dois gatos idosos (12 e 10 anos completos) e quero saber como posso desconfiar se há algo errado com eles, caso nao apresentem nenhum dos sintomas listados no post. No caso de dor, por exemplo, eles não demonstram. P/ ter uma ideia, quando a femea quebrou a tibia ela só urrou de dor no momento do acidente e passado meia hora ela nao manifestou mais dor ou incomodo algum, só ficando quieta como se estivesse descansando, mesmo sendo levada a clinica ou examinada pelo vet. Outro, o macho estava deitado como se estivesse descansando, mas tinha acabado de comer uma comigo-ninguem-pode (q nao existe mais aqui). Eu só soube quando vi as folhas mordidas e quando passei a mao na cabeça dele – como carinho, mas para ver se as pupilas estavam dilatadas; ele me atacou com muito vigor, reacao que nunca tinha demonstrado antes. A dúvida real é: como eu posso saber se eles estao descansando por descansar ou se estao descansando por um mal-estar?

  2. Rita Ericson disse:

    Olá Carla,

    os animais são realmente profissionais em esconder sintomas…as vezes é dificil perceber que algo está errado. É mais fácil prestar atenção no comportamento de rotina, isto é, se estão se alimentado, evacuando e urinando normalmente e brincando quando estimulados.
    Quando conhecemos bem nossos animais, acabamos desconfiando se algo estiver diferente e neste caso é recomendado levar para consulta veterinaria.
    Abraço
    Rita Ericson

  3. Vivi disse:

    Olá!!!
    O que fazer se o cachorro engasga? Existe alguma técnica para salvar o bichinho?
    abraço

  4. Rita Ericson disse:

    Olá,
    inicialmente é preciso ter certeza que o animal está engasgado. É muito comum confundirem tosse e/ou vomito com engasgos.
    O ideal é examinar a boca e garganta do animal e retirar o corpo estranho. Também é possivel fazer uma manobra, como uma Heimlich adaptada (“abraço de urso”), para deslocar o objeto e também posicionar o animal com a cabeça para baixo.
    Abraço
    Rita Ericson

  5. dirlene zuelow disse:

    ola tenho um shitzu ele tem 4 meses e ingeriu comida caseira em vez da raçao a noite ele vomitou mas nao tem diarreia e nao se alimenta nem bebe agua estou dando soro caseiro pra ele estou agindo corretamente o que posso fazer pra ajudar ele desde ja agradeço a atençao

  6. Rita Ericson disse:

    Olá Dirlene,
    se ele está bem disposto, fique tranquila.
    Insista na alimentação anterior (ração, né?) e observe as fezes e apetite.
    Se ele não normalizar, leve-o para consulta veterinaria.
    Abraço

    Rita Ericson

  7. anita disse:

    tenho uma liaha ela não gosta de crinça, ficou presa no quarto e passou mal queria lamber tudo ,e não tinha percebido que ela tinha roido toda sua manta, e passou mal. com engasgo ,de madrugada comesou a ter vonito do que tinha comido que devo fazer neste casso? dei agua oxiginada 10 vl. o serto?

  8. Rita Ericson disse:

    Olá Anita,

    ela vomitou os pedaços da manta?
    A agua oxigenada é otima para provocar vomitos, mas é importante se certificar que saiu tudo.
    Ela está bem?
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  9. Renata disse:

    Olá Rita!
    Meu cãozinho está com uma ferida embaixo dos olhinhos, era uma assadura, mas de tanto coçar sangrou e machucou. Hoje levei ele ao veterinário, ela receitou antibiotico, antialergico, rifocina e colar elisabetano. Acho q por causa do colar ele só quer ficar deitado no cantinho, não atende quando chamamos… está triste (não imaginei que ele fosse ficar assim). Isso é normal? Posso fazer algo para amenizar?
    Muito obrigada pela atenção!
    bjs,
    Renata

  10. Rita Ericson disse:

    Olá Renata,
    os cães detestam usar o colar Elizabetano, mas se adaptam bem ao uso.
    O ideal é não retirar para comer e dormir, quanto mais ele usar direto, mais rapido vai se acostumar.
    Converse com o veterinario sobre o periodo que ele deve usar o colar.
    Abraço
    Rita Ericson

  11. Fernanda disse:

    Rita me ajuda por favor, estou muito angustiada, meu gatinho que é macho tem 3 meses, e apresentou uma inflamação/ferida a no genital, ao lado da uretra, juntamente com uma especie de caroço endurecido, não sei o que faço, lavamos, mas a inflamação persiste e há sinais de pus. Quando se limpa com algodão percebe-se que o gatinho sente muita dor! Ele lambe a todo tempo, o que pode ser? Qual remedio dou?.
    Por favor, me ajude, pelo menos o nome de algum remedio topico para inflamação… Muito obrigada!!!

  12. Rita Ericson disse:

    Olá Fernanda,
    não posso recomendar um tratamento sem examinar o animal.
    Leve-o para consulta veterinaria.
    Mand enoticias
    Abraço
    Rita Ericson

  13. João disse:

    Olá Doutora Rita, meu gato comeu um lixo que alguém da rua (ou vizinho)jogou no meu quintal, e passou o dia todo de domingo (05/08/2012) caído pelos cantos sem querer comer e nem beber água. A noite ele estava com as patinhas dianteiras abertas como se tivesse tentado levantar e caído e a cabecinha dele nem se movia. Eu chamei ele umas duas vezes e balancei a caminha dele e ele quase não esboçou nenhuma reação. Então eu inocente (sem saber do perigo), decidi dar leite na seringa pra ele e foi a coisa que eu mais me arrependo na minha vida. Ele não queria beber o leite e eu o fiz beber e na 3º ou 4º seringa meu gato abriu um berro bem alto tipo “AAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!” e depois deu duas golfadas e parou de se mexer. Eu tentei reanimá-lo mas como não sou experiente nessas coisas vi meu gato morrendo e não sabia o que fazer. Toquei com a mão a barriguinha dele e o pulso estava fraquinho então eu deixei ele na caminha dele e sai dali pra arejar a mente mas na verdade eu não queria ficar ali pra ver o pior acontecer. Daí meu gato morreu.

    Não consigo esquecer a imagem do meu gato morrendo. Estou muito angustiado, já chorei pelos cantos litros d’água e estou sentido muita falta dele. Já faz uma semana e ainda me sinto um lixo com isso.

    Por favor Doutora me responda com toda sinceridade: Será que foi o veneno reagindo com o leite que matou meu gato? Ou será que ele entrou em choque na hora do leite mas ainda dava para ressuscitá-lo se ele fosse socorrido por um veterinário naquela hora?

  14. Rita Ericson disse:

    Olá João,
    não se sinta culpado.
    Não acredito que o leite tenha determinado a morte do seu gato.
    Fique tranquilo e receba meu carinho neste momento tão triste.
    Abraço
    Rita Ericson

  15. João disse:

    Olá Doutora Rita,
    Também tenho uma cadelinha pincher de 10 anos e até ela já sabe que meu gato morreu. Mas ela parece que não está nem aí. rsrsrs… Antes, eu perguntava pra ela: Cadê Bob, Inha? (Bob era o nome do gato) e ela saia doidinha procurando por ele. Mas agora quando pergunto do gato pra ela. Ela não sai do meu pé, e se insisto em perguntar, ela começa com um latido choroso pra mim mas não vai procurar por ele. É interessante ver como ela já sabe que Bob morreu.

    Doutora Rita, muito obrigado pela atenção e paciência e me desculpe por tudo. Seu site é ótimo. Pena que descobri numa hora ruim pra mim mas vou continuar visitando seu site pois é muito legal.

    Um abração e fica com Deus!

  16. Rita Ericson disse:

    Obrigada pelos elogios, João!
    Divulgue o bichosaudavel para seus amigos!
    Evite falar do Bob para sua cadela, e melhor agir com naturalidade
    Abraço
    Rita Ericson

  17. João disse:

    Estou evitando Doutora. Até porque não é saudável ficar confundindo a cabeça da bichinha. Também não quero ficar pensando nele toda hora. O Bob deve está em um lugar bem melhor que esse agora, eu creio. Já me conformei, aceitei e deixei na mão de Deus. E já é hora de tocar a vida pra frente. Não é verdade?

    Pode deixar que eu divulgo seu site pra minha família e amigos. E vou ficar acompanhando seu site também. Já salvei o link nos meus favoritos.

    Obrigado pela atenção e paciência.

    Um abração e fica com Deus!

  18. Elenildo disse:

    Olá Doutora rita, tenho um cachrinho da raça pincher con um ano e alguns meses.Ontem minha mãe o levou pra passear quando foi a tarde eu o peguei no colo e fui ver um dente dele que ainda não caiu (está mole) e quando o soltei, depois de alguns minutos percebi e ele esta se coçando quando o peguei no colo vi que estava com os um lado do olho inchado e o funcinho inchando, fiquei com muito medo e corri e dei uma dose de mercepton e ele melhorou mas fiquei com muito medo de ser algo sério.

  19. Rita Ericson disse:

    Olá Elenildo,
    talvez não haja relação entre os sintomas.
    Pode ocorrer aumento de volume na região abaixo dos olhos quando há uma inflamação dentária importante.
    As reações alérgicas também pode causar edema na face e prurido.
    Se os sintomas persistirem, leve-o para atendimento veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  20. milton147 disse:

    olá dra rita pf me ajude a minha cachorra não defeca e nem urina e fica grunindo (chorando) as veses o que eu faço eu to dando supositório e agr me ajude pf á e eu admiro muito esse seu trabalho me ajude

  21. Rita Ericson disse:

    Olá Milton,
    é fundamental investigar por que ela não consegue defecar nem urinar.
    Pode ser que ela esteja sentindo dor.
    Leve-a para atendimento veterinario.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  22. deusa disse:

    Dra. Rita,mais uma vez preciso da sua ajuda, e urgente, pois além do problema que está me preocupando demais,estou com dúvidas.Ontem coloquei um pouco de carne moida na abóbora que faço pra Ayka, mas cozida so com água… é que faz dias que ela está sem apetite, não quer comer a ração de jeito nenhum, e até a verdura que comia bem, ultimamente está recusando, então resolvi colocar carne, achei que não fizesse mal. So que ontem, muito depois da janta, era umas oito e meia, ela vomitou 3 vezes os pedaços de abóbora com a carne… achei que talvez fosse porque ela tivesse engolido algum pelo ou cabelo, porque quase todo dia ela vomita uma espuma meio amarelada e o vet dela disse que isso acontece porque ela engole alguma coisa que ela encontra no chão aí tenta colocar pra fora. So que quando fomos dormir ela estava inquieta, e vomitou novamente 4 vezes, já um vômito pastoso e amarelo, da cor da abóbora cozida mesmo… passei a noite acordada com ela, pois não dormia.Hoje cedo corremos pra uma clínica porque ela amanheceu com diarreia amarela da cor do vômito e com febre… e como o vet dela não tem atendimento hoje, então levamos pra dra. Ana Maria… ela disse que ela está com infecção intestinal, tirou sangue pra exame, e mandou colher a urina… e passou plasil, metronidazol, dipirona, omeprazol, e soro. Mandou eu suspender a ração dela e os outros alimentos, e fazer pra ela comer somente arroz com peito de frango, batata, e colocar uma pitada de sal e óleo. Então… estou preocupada porque ela não quis comer isso, e também minha amiga falou que o veterinario da cadelinha dela disse que não se deve dar batata pra cachorro de jeito nenhum, e nem colocar sal e óleo na comida deles… ela também falou que não devo dar o plasil,que é perigoso, pois que dar choque anafilático. Estou apavorada, pois meu marido ainda inventou de ir pescar e me deixou aqui sozinha, não sei o que fazer, pois estou com medo de dar o plasil, apesar que ela não está mais vomitando, mas ainda está com diarréia, fazendo cocô todo tempo. Ela não quer nem água de côco, nem soro, so bebeu um pouco de água normal mesmo… mas ela está andando normalmente, apesar de está meio abatida e magra.
    Por favor, me diga se os remédios prescritos estão corretos, se não vai ter nenhum problema… e se ela pode comer o arroz com frango e batata, colocando sal e óleo.Dra. Rita, por tudo que há de mais sagrado, se você não concordar com a prescrição da dra. Ana, me diga por favor, pois não quero piorar o estado de saúde da minha filhota de jeito nenhum, ela é muito importante pra mim, é um dos meus maiores tesouros… quero ver minha pequena sempre linda e saudável.
    Desculpa o jornal, mas esse é o desespero de uma mãe que ama demais sua filhota e não suporta vê-la doente.

  23. deusa disse:

    Dra. Rita, tem algo que esqueci de citar: lá na clínica nem me toquei que o metronidazol é pra vermes, e so agora de tarde é que lembrei disso… liguei lá na clínica pra comentar com a dra. Ana sobre isso e sobre o plasil, mas ninguém atendeu. A Ayka está com infecção intestinal como ela disse, e ao invés de antibiótico, ela receita remédio pra vermes. Isso confere?
    Ai dra. Rita estou louquinha de preocupação viu!

  24. Rita Ericson disse:

    Olá Deusa,
    fique tranquila.
    As medicações e dieta prescritas não oferecem nenhum risco.
    Os cães costumam ficar em jejum até se sentirem melhor.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  25. Rita Ericson disse:

    Oi Deusa,
    o metronidazol é a medicação de eleição para tratar infecções intestinais.
    Abraço
    Rita Ericson

  26. deusa disse:

    Dra. Rita, obrigada por a resposta, fico mais tranquila com sua opinião.Voltei lá na dra. Ana pra levar a urina da Ayka e saber o resultado do exame de sangue, e ainda bem que o exame não deu nada, apenas uma anemia leve…e amanhã vou saber o resultado do exame de urina e falar sobre um remédio que ela passou pra eu dar pra ela… é que eu pedi pra ela receitar uma vitamina porque a Ayka está ruim pra comer e também tá magra demais, mas ainda nem comprei o remédio porque so fui lêr a receita quando cheguei aqui, daí achei esquisito o nome do remédio que é: PÊLO e DERME 750 E36 IM DOME. Nunca tinha visto vitamina com esse nome, que mais parece nome de pomada. Acho que isso deve ser remédio pra pele e não vitamina.Você conhece esse remédio, é mesmo vitamina?
    Quanto ao estado da Ayka, ela parece bem, está fazendo cocô normal, corre pela casa brincando com a Kyra, mas continua ruim pra comer, beber, e está caindo muito pêlo dela, além de muito magra…então estou muito preocupada.
    Não sei porque está acontecendo tudo isso com ela, pois eu cuido muitíssimo bem dela, tenho todo cuidado, todo zelo, e ela tem toda atenção e é muito amada por todos aqui.
    Obrigada mais uma vez por todo apoio que tem me dado… tudo de bom pra você!!!

  27. Rita Ericson disse:

    Olá Deusa,
    este suplemento é indicado para melhorar a pele e pelos e ainda abre o apetite.
    Abraço
    Rita Ericson

  28. deusa disse:

    Então é isso!Realmente ela está precisando de um remédio pra parar de cair os pêlos e pra comer direitinho, mas quanto a pele dela, está normal,ou seja, está limpinha.
    Obrigada por tudo querida, um ótimo fim de semana pra você!!!

  29. Sabrina disse:

    Minha Mae estava olhando meu cachorro para ver se não tinha carrapatos, aii ele olhou no rabo dele e viu um monte e ela resolveu passar o veneno em cima deles e penetro no rabo, e agora ele não para de chorar.. oque devemos fazer? :((

  30. Rita Ericson disse:

    Olá Sabrina,
    lave bastante a área com veneno, mas se ele ainda está incomodado, leve-o para atendimetno veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  31. Sara Martins disse:

    Ola Dr.Rita tenho um poodle de 4 meses e acontece que ele a dois dias q vomita sempre a noite..ele dorme e depois acorda vomita a comida e depois quer comer o vomitado..o bicho durante o dia esta normal e come e faz coco normal, brinca e tudo normal..chega a noite levo ele para o meu quarto ele dorme comigo e acordo durante a noite com ele a vomitar ja a dois dias q isso acontece.. Ele come comida misturada com ração mas sempre comeu.. Ele tomou dontral a 1mes e tem as vacinas.. O q acha q pode estar a passar com o meu bicho? Pode ser paragem de digestao? Mas sempre a noite? Acha q pode ser alguma coisa grave? As vezes ele tem muitos soluços acorda com soluços..Fico mt assustada quando vejo e dgo q vou ao veterinario mas depois vejo ele normal durante o dia e acabo por nao ir..ele também esta a fazer a mudança dos dentes agora..Dr. agradecia muito a sua opinião o q devo fazer? Obrigada.

  32. Rita Ericson disse:

    Olá Sara,
    é muito difícil opinar sem examinar seu animal.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  33. Marjhorie Campos disse:

    Olá, doutora Rita, eu adotei um gatinho de 4 meses, na verdade eu o salvei, ele foi abandonado, e eu tenho cuidado porque eu amo demais gatos, e eu não aguento ver uma cena de maldade, abandono nem nenhum mal contra os bichanos, então eu cuidei do bebe gato, que é como o chamo, chamo ele até de filho e fico preocupada o tempo todo com ele é como se fosse meu bebe mesmo, então depois de 2 dias ele começou a ficar triste, só deitado, não tinha animo quando eu o chamava, percebi que algo estava errado, e eu quando percebi, não aguentei e chorei tanto que eu não conseguia mais ver o chão, achei que ele estava a morrer, e então minha prima me disse pra dar mato a ele, então mandei buscar, e ele comeu, parecia que estava precisando, depois de 5 minutos ou menos se animou, e virou outro gatinho, eu fiquei feliz, porque pra mim eu achava que o mundo tinha acabado, e dormiu…no outro dia hoje dia 17/11 ele ficou assim de novo, pela noite, ele ta com diarréia ele dorme um pouco e já vejo que quer defecar, eu corro com ele, ele ja fez isso hoje mais de 6 ou 7 vezes se brincar 10 e eu to chorando muito por isso, eu não sei o que ele tem, não sei o que faço, to sofrendo muito por favor me ajuda.

  34. Rita Ericson disse:

    Olá Marjhorie,
    é impossível opinar sem examinar seu gatinho.
    Ele já tomou vermífugo? Foi vacinado?
    Leve-o para atendeimento veterinário.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  35. Lia disse:

    Olá.
    Tenho 3 filhotes que irão completar 4 meses dia 24.A cadelinha está desde ontem a noite com o corpo empolado,tipo umas feridas,mas são como cascas de feridas e muitos no corpo todo e no peito dela tem pintas vermelhas e nas orelhas tb.
    Mas ela está normal,comendo,brincando.O que pode ter sido isso?Meu marido colocou veneno p/ matar o mato no quintal e eu tb borrifei eles todos com uma mistura de caseira p/ carrapatos que fiz,é álcool,vinagre, água e cravo da índia,isso pode ter causado alergia nela?mas os outros estão normais.
    O que faço?onde moro veterinário é muito caro e gastei muito com o outro irmãozinho dela dias atrás,pois ele teve doença do carrapato,mas graças a Deus está curado e bem.
    Vc pdoe me ajudar?agradeço.

  36. Rita Ericson disse:

    Olá Lia,
    estas manchas vermelhas podem ser um sintoma da doença do carrapato.
    As doenças de pele também podem causar estas lesões, mas é importante se certificar.
    Leve-a para atendimento veterinário.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  37. Lia disse:

    Dra Rita,primeiramente agradeço pela resposta.
    E descobri o problema dos meus bichinhos,foi um gato da vizinha que fica mais aqui em minha casa do que na casa dela ,para minha tristeza ele está com sarna e passou para meus animais,inclusive os gatos que tenho.
    Não sei mais o que faço,pois já passei remédio indicado pelo veterinário e nenhum resultado tive,os carrapatos eu consegui controlar com um talco muito bom,nenhum carrapato apareceu mais neles,mas a coceira continua,devido a sarna.
    A mais prejudicada é a Manuh,tadinha,ta com o corpo todo descamando e onde ela coça cai o pelo e fica uma ferida,isso ta me deixando bastante triste.Peço para a dra,que me ajude com dicas caseiras mesmo,pois não gosto de usar remédios neles,prefiro os naturais.Eu sempre optei por alimentação natural, remédios naturais,graças a Deus são muito saudáveis Acostumei eles com frutas e legumes,isso tb ajuda bastante na recuperação,creio eu.
    Já curei uma vez a mãe delas de sarna,quando peguei ela na rua,pois foi abandonada em frente a minha casa,estava com esta doença horrível e passei óleo de cozinha com enxofre e tive ótimos resultados,bem rápido,mas será que em filhotes posso usar tb?
    Agradeço a ajuda.
    Abraços

  38. Rita Ericson disse:

    Olá Lia,
    eu não recomendo dietas caseiras sem a supervisão veterinária.
    Não é por serem caseiros e naturais que não possam fazer mal.
    Existem produtos indicados para o tratamento da sarna em filhotes.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  39. neia bianki disse:

    boa tarde meu gato siames de quase um ano e faz uns 2 dias que ele que so ficar deitado nao quer comer e as vezes vomita amarelo, e se oferece comida na boca dele ele faz ancia oque faço.. deu amoxilina se for infecção …

  40. carla disse:

    olá…tenho uma poodle 3 meses, e apareceu uns caricinhos no corpo dela,e cria uma crosta em cima da feridinha cor de mel…o que será doutora estou preocupada!!

  41. carla danielli disse:

    olá Dr.apareceu na minha poodle de 3 meses…uns caricinhos avermelhados com uma crosta mel ,parecendo uma casquinha..e tem no corpo todo..pelo q pareçe n incomoda ela …mas fico preocupada..o q fasso?

  42. Rita Ericson disse:

    Olá Neia,
    é impossível opinar sem examinar seu animal.
    Leve-o para atendimento veterinario, assim que possível.

    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  43. Rita Ericson disse:

    Olá Carla,

    os sintomas dermatológicos são muito semelhantes.
    É impossivel opinar sem examiná-la.
    Leve-a para atendimento veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  44. carla dani disse:

    Dr…estou preocupada com meu poddle de 3 meses…o anus dela ta avermelhado, e meio pra fora…e ela grita muito pra fazer coco .o que pode ser?…

  45. Rita Ericson disse:

    Olá Carla,
    este sintoma pode ser comum a diferentes doenças (prolapso de reto, pólipo etc).
    Leve-o para atendimento veterinário.
    mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  46. kaue disse:

    Bom dia! Meu gato esta com a barriga inchada, nao consegue usar o banheiro e so vomita uma baba… o que devo fazer? Sera que ele esta assim por nao consegue defecar a mais ou menos 2 dias??

  47. livia disse:

    Dra.estou muito preocupada pois.minha gata de 4 meses a 3 dias nao come nem bebe,so fica deitada no sofá estou muito procupada o que eu faço:?

  48. Amanda Regina disse:

    Olá,estou preocupada com meu cachorro,hoje ele amanheceu fraco,não quer comer e mal bebe água,e ele vomitou uma espuma branca tambem,ele só fica deitado.O que pode ser? me ajude por favor,estou realmente mt preocupada com ele.Abraços

  49. Rita Ericson disse:

    Olá Kaue,

    acredito que a causa destes sintomas seja a constipação.

    Leve-o para atendimento veterinario e peça orientações alimentares para evitar este quadro novamente.

    Abraço
    Rita Ericson

  50. Rita Ericson disse:

    Olá Livia,
    ela deve estar doente ou sentindo dor.
    Leve-a para atendimento veterinário, assim que possível.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

Emergências podem acontecer a qualquer hora (em geral, nos piores momentos) e devemos estar preparados.

Alguns casos podem ser tratados em casa, outros precisam de assistência veterinária.

O mais importante é não deixar o quadro agravar, o que pode levar até a morte.

Em primeiro lugar, tenha o telefone de seu veterinário (ou da clínica) de confiança sempre a mão. Na dúvida, peça orientação. Se não conseguir contato imediatamente, procure uma clínica de plantão e sempre telefone antes. Se você não tiver carro, tenha a mão o telefone de algum transporte animal ou companhia de táxi que transporte animais.

Alguns casos podem ser resolvidos em casa:

Vômitos e diarreia– dependendo da gravidade, podem ser resolvidos em casa. Se o animal não estiver prostrado, deixe-o de jejum por 12 horas e se o vomito cessar ofereça água. Se ele não vomitar em duas horas, tente uma alimentação leve. No caso de diarreia, faça jejum alimentar (pode oferecer água).

Se o animal for filhote (menor de 4 meses) ou idoso (maior de 10 anos), procure assitência veterinária – a desidratação pode se agravar rapidamente.

Pequenos cortes e ferimentos – se não houver muito sangramento e o animal continuar ativo, é possível tratar em casa. Lave bem a ferida com água e sabão e utilize uma solução antisséptica. Se houver o risco de miíase (bicheira) utilize um produto repelente de insetos.

Reações alérgicas – insetos, produtos químicos ou até mesmo medicamentos podem causar alergia. Se o prurido for leve (o animal nao estiver se ferindo de tanto se coçar) e somente as pálpebras e/ou os lábios estiverem levemente edemaciados, não precisa se preocupar. Mas a coceira pode ser muito desconfortável, converse com seu veterinário e peça orientação.

Outros quadros precisam de  ajuda veterinária:

Olhos – uma simples lesão ou um arranhão pode agravar rapidamente, principalmente se o animal estiver coçando ou esfregando os olhos no chão ou nos móveis. Se possível utilize o “colar elizabetano” (“abajur” no pescoço) até o momento da consulta veterinária.

Hemorragias – se houver perda de sangue (por alguma ferida, vômitos, fezes, pela vulva ou pelas narinas).

Desmaio – se o animal for cardíaco ou se estiver muito calor.

Convulsão – o animal pode apresentar um quadro de epilepsia, estar envenenado ou com algum quadro neurológico.

Envenenamento – qualquer suspeita deve ser levada IMEDIATAMENTE  para a clínica veterinária. É possível tratar e salvar a vida do animal, mas o quanto antes, melhor.

KIT de primeiros socorros – é interessante ter sempre a mão, na hora do nervosismo, nada como ter tudo separado.

Os ítens são comuns a qualquer kit de emergência- algodão, gaze, tesoura, esparadrapo, soro fisiológico, solução antisséptica, luvas, termômetro.

Se o seu animal eventualmente usa medicamentos para controle da dor, lesões na pele, problemas de ouvido ou ferimentos, tenha os sempre a mão e com a validade em dia.

Lembre-se que um animal machucado ou com dor pode morder para se defender. Cuidado para não se machucar – utilize mordaça (é possível improvisar com um cadarço, por poucos minutos) e no caso dos gatos, “embrulhe-os numa toalha” ou faça botinhas de esparadrapo para se proteger das unhas.


Carregando..