Corte de Orelha e Cauda

  1. ari disse:

    bom eu acho que cada um sabe espressar sua opiniao sobre corte de orelha e rabo eu tenho umk rottweiler ele tem 2 meses quando o comprei ele veio com o rabo cortadoeu acho bonito so que o cao q tem a orelha cortada ele nao pode ficar na chuva se nao entra agua no ouvido e ele vai ficar com dor no ouvido porque a parte que ele cortou era a proteçao dele muito obrigado dr. veterinario ari neto

  2. edane moreira disse:

    gostaria que alguem mim ajuda-se tenho uma schnauzer de 3 meses eu nao queria corta suas orelhas so que ela nao curvou as orelhas ela parece uma coelha e ja esta com infecção o que eu devo fazer???help…

  3. Rita Ericson disse:

    Olá Edane,

    hoje em dia não realizamos o corte de orelha como antigamente, a posição é muito variável, depende de cada cão…
    A infecção não está diretamente ligada a posição das orelhas, trate este problema e curta muito sua cachorrinha sem mutilações!
    Abraço
    Rita Ericson

  4. Flávia disse:

    Tenho um schunauzer com 2 meses e tenho dúvidas se devo ou não cortar orelhas e rabo.
    Por favor, me oriente…

  5. Rita Ericson disse:

    Olá Flavia,
    sou completamente contra os cortes de cauda e orelhas.
    A finalidade é unicamente estética e só achamos estranho algumas raças de cauda e orelhas compridas por falta de costume.
    É uma questão de convenção algumas raças sofrerem esta mutilação e outras não.
    Deixe-o a vontade!
    Abraço
    Rita Ericson

  6. cada faz o q quizer com seu cão antes de ficar adulto,pois cirurgias em função da estetica cicatrizam e as dores passam com as medicações.o q emporta na verdade é o amor e o carinho depois de tudo isso,pois quem paga para ter um animal de qualidade e investi para q esse seja um animal saúdavel,tem todo o direito de deixar esse por sua vez com a personalidade que se espelha!

  7. Diêgo disse:

    Ganhei uma Miniatura Pinscher e ele esta com 2 meses, estou com duvidas em relação a calda e as orelhas, quais os riscos do corte de orelha para o meu cão?

  8. Rita Ericson disse:

    Olá Diego,
    eu sou contra o corte de orelhas e cauda.
    Os riscos são os mesmos de qualquer cirurgia (anestesia, hemorragia, infecção, cicatrização) e o objetivo é unicamente estético, por vontade do homem. Não há nenhum benefício para o animal.
    Deixe-o ao natural, lindo!
    Abraço
    Rita

  9. Adriana disse:

    Gostaria de cortar o rabinho do meu pinscher ele tem dois meses,mas está com a taxa(série vermelha)toda baixa,e aí?

  10. Rita Ericson disse:

    Olá Adriana,
    eu não recomendo o corte de cauda, é uma cirurgia com o objetivo unicamente estético.
    Se ele está com uma alteração no hemograma, nem pensar!
    Ele corre o risco de piorar somente por uma questão de convenção!
    Em alguns países, esta cirurgia não é mais aceita nas competicões de cinofilia.
    Abraço
    Rita Ericson

  11. Viviane disse:

    Olá não recomendo este tipo de procedimentos, apesar de talvez ter que realizar no meu cão, pois ele morde a cauda direto, as vezes fica girando e mordendo que nem um louco…Talvez será necessário o corte mas não por estética e si por saúde, pois pode ferir a calda, vindo a causar maiores complicações no futuro…..Abraços..

  12. Rita Ericson disse:

    Olá Viviane,
    alguns cães mordem a cauda como descarga de ansiedade, para chamar atenção ou por estresse.
    Antes de considerar a cirurgia, procre um veterinario especialista em comportamento animal.
    Abraço
    Rita Ericson

  13. Celso Gonçalves Dias disse:

    A matéria aqui descrita apenas demonstra o total desconhecimento do autor no que se refere a poderes legais e a cinofilia em geral!

    1) A FCI (Federação Internacional de Cinofilia) apenas aceita a falta da conchectomia e da caudectomia para cães de países onde estas cirurgias são proibidas POR LEI!

    2) CFMV – Conselho Federal de Medicina Veterinária não é o Congresso Nacional e não pode proibir coisa alguma, no máximo recomendar! Como nossa constituição federal (Brasil) é clara ao dizer que ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer nada, a não ser por força de lei, o CFMV manda no quintal da casa dele!

    3) Resta ainda esclarecer uma última ignorância cinófila, qual seja de que tais cirurgias têm objetivos apenas estéticos. Fosse o autor do artigo conhecedor do assunto, saberia que a melhora da ventilação promovida pela conchectomia, diminui a produção de cera, facilita a limpeza e diminui drasticamente os casos de otite nestes animais.

    Sou criador de cães, especialista em Dobermann e, naturalmente sou defensor dos animais, porém, uma defesa inteligente, séria e responsável e não apenas repito o que um pequeno grupo de ignorantes e pseudo defensores dos animais sai falando sem nada conhecer sobre o assunto.

  14. Rita Ericson disse:

    Olá Celso,

    em resposta ao seu comentário:

    1) se a FCI aceita a falta da conchectomia e da caudectomia nos animais, elas não mais exigidas.
    2) http://www.cfmv.org.br/portal/legislacao_resolucoes.php – resolução numero 877
    O CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIA – CFMV, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela alínea “i” do Artigo 6° e alínea “f” do Artigo 16 da Lei nº 5.517, de 23 de outubro de 1968, combinado com os Artigos 2°, 4° e 6° inciso VIII, Artigo 13 inciso XXI e Artigo 25 incisos I, II e III da Resolução nº 722, de 16 de agosto de 2002, CAPÍTULO IV
    CIRURGIAS ESTÉTICAS MUTILANTES EM PEQUENOS ANIMAIS
    Art. 7° Ficam proibidas as cirurgias consideradas desnecessárias ou que possam impedir a capacidade de expressão do comportamento natural da espécie, sendo permitidas apenas as cirurgias que atendam as indicações clínicas.
    § 1° São considerados procedimentos proibidos na prática médico-veterinária: conchectomia e cordectomia em cães e, onicectomia em felinos.
    § 2° A caudectomia é considerada um procedimento cirúrgico não recomendável na prática médico-veterinária.
    3) Sou clínica veterinária há mais de 15 anos e não relaciono a incidência de otites à realização ou não da conchectomia.

    Continuo firme na minha posição contrária à mutilação e ressalto o desconforto dos animais no tratamento pós cirúrgico da conchectomia, assim como a alta incidência de resultados insatisfatórios.

  15. JanainaMagalhães disse:

    Dr. Rita, foi com imensa alegria e esperança que li cada comentário seu, queria eu amante incondicional dos animais, que todas as pessoas tivessem a mesma postura e opiniões, e que os nossos profissionais de hoje não fossem tão preocupados apenas com lucro e se esquecem do bem maior que e proporcionar conforto, bem estar e tratamento aos nossos animais, concordo com sua opinião deixem os animais ao natural, lindos, livres e que possam se expressar da melhor forma por isso, animal não e carro de luxo onde vc tira e coloca os acessorios que lhe convêm, peço que apenas amem seus companheiros de jornada que nada lhe pedem em troca apensas carinho e atenção. Abraços.

  16. Rita Ericson disse:

    Olá Janaina,

    muito obrigada pelo seu comentário!
    Abraço
    Rita Ericson

  17. Janciele morisco disse:

    Adotei um pincher a uns 15 dias,ele tem 50dias hoje,todo lindinho o meu Baduh,as pessoas conhecidas vivem me perguntando,
    não vai mandar cortar o rabinho deele não?
    Aí eu respondo q não,elas ficam horrorizadas,morro de rir desses idiotas e ainda completo,mando q cortem um dedo deles fora pra ver como é bom,vou deixar meu Baduh sentir dor atoa,ele é lindo de rabinho e orelhina caída!!!

  18. Rita Ericson disse:

    Isto mesmo, Janciele!
    Aos poucos conseguiremos mudar este conceito estético e não mutilar nenhum animal!

    Abraço
    Rita Ericson

  19. Ana Carolina disse:

    Eu quero comprar um casal de dobermans com perdigree porque procuro cães de guarda que sejam ao mesmo tempo intimidadores e ágeis contra invasores e dóceis com as crianças e família e acho que os dobermans são os que se encaixam no que estou procurando. Aonde posso encontrar cradores de confiança no Rio de Janeiro? Qto a questão do corte de orelhas e caudas, o doberman fica lindo com as orelhas cortadas e não acho que sea essa maldade e multilação que vcs falam não.Qual o problema se for feito com anestesia, direitinho, tudo esterilizado etc. Nós mulheres furamos nossas orelhas e das nossas filhas para por brinco. Eu já fiz plástica duas vezes, então essa proibição é ridícula porque não vejo nada demais em cortar orelha. Inclusive sei de gente que teve problemas com cachorros que não tinham a orelha cortada. Eu sinceramente acho bem mais bonito e imponente um doberman com orelha e rabo cortado. Alguém sabe dizer onde compro? Só corto se não for proibido, mas eu prefiro com orelha cortada!

  20. Rita Ericson disse:

    Olá Ana Carolina,

    eu não conheço pessoalmente nenhum criador de doberman, sugiro que você procure na internet e antes de comprar visite o canil e converse com o criador.
    O Kennel Clube também fornece uma relação de criadores das diversas raças.
    Abraço
    Rita Ericson

  21. Adelaide disse:

    Prezasa Rita,
    Minha boxer deu cria a oito filhotes esta madrugada e tenho pensado sobre a caudectomia. Penso: será que não terei dificuldades na venda dos filhotes se deixá-los com a cauda íntegra? Pena que não tenho condições e espaço para ficar com todos…

  22. Denise disse:

    Oiie, amei seu site, é muito legal 🙂
    .. eu tenho um blog sobre caes, e la coloco tudo oq acho na internet para ensinar e aprender e gostaria de saber se posso copiar 3 postagens suas: essa, Sou Alérgico a Animais, Mas Quero Ter Um! e Cães Podem Comer Ossos? .. se posso permitir me deixe um comentario la?

    .. um bj e até 🙂

  23. Rita Ericson disse:

    Olá Adelaide,

    espero que os candidatos a comprar seus filhotes já estejam convencidos de que a caudectomia é uma mutilação sem função para o cão.
    Se não estiverem, convença-os!
    A informação é a chave para evoluirmos.
    Abraço
    Rita Ericson

  24. Rita Ericson disse:

    Olá Denise,
    você pode copiar, mas por favor, dê o credito!
    Coloque que foi retirado do http://www.bichosaudavel.com
    Obrigada pelo elogio!
    Divulgue para seus amigos!
    Abraço
    Rita Ericson

  25. Denise disse:

    aa pode dxa, darei os creditos, muito obriigado 😀

  26. Catarina Godoy disse:

    Olá.
    Há uns 3 ou 4 meses a yorkshire da minha mãe pariu, logo em seguida ela ficou doente e um filhotinho também. Fomos à veterinária. Quando chegamos lá ficamos sabendo que a doutora estava em cirurgia e esperamos. Enquanto esperávamos, o dono dos cãezinhos que passavam por cirurgia (por sinal de retirada da cauda) ficou conversando conosco e soltou a seguinte frase: “os meus são yorshire misturados com poodle, por isso eu resolvi trazer p/ tirar a cauda que é o natural da raça né…” Fiquei revoltada e meu marido também. Como assim é natural? Natural é o animal ter cauda, se fosse o contrário eles não nasceriam com ela. Acho tão lindo um cachorro balançando a cauda quando o dono chega, quando saem p/ passear, quando vão brincar, quando você coloca a comida deles etc..
    Conheço gente que, assim que os cachorrinhos nascem amarram um barbante ou um elástico na cauda dos bichinhos e em algum tempo a cauda cai. Depois, ainda diz que não dói. Alguns pet shop só aceitam animais para vender até determinada idade que seja propícia para o próximo dono fazer a cirurgia da orelha e da cauda se assim decidirem. Considero tudo isso verdadeiras mutilações. Crualdade com os animais, tudo por um padrão de estética ridículo criado por humanos que não sabem admirar a verdadeira beleza das coisas, da natureza, dos animais… Humanos que querem um toque seu em tudo.
    Sei que existem defensores deste tipo de coisa, como pude ver pelos comentários deixados aqui. Não quero causar confusão, quero apenas expor minha opinião, como todos aqui.

  27. Rita Ericson disse:

    Bravo, Catarina!
    Concordo plenamente com você.

    abraço
    Rita Ericson

  28. sandra britto disse:

    comprei uma cadelinha da raça pinscher e ela já veio com um esparadrapo juntando as duas orelhas, deixando-as em pé, verifiquei tudo e parece não estar prejudicando em nada, mais tenho duvidas, isso traz algum prejuijo ou beneficio a sua saude? caso seja só para modelar e sem prejuiso ,quanto tempo ela deve ficar com esse esparadrapo, ela nasceu em 01/12/2011, tendo então 1 mes e 28 dias mini,por favor me ajude como proceder, para melhor conforto fisico para ela. grata

  29. Rita Ericson disse:

    Olá Sandra,

    se ela não está incomodada com o esparadrapo, fique tranquila.
    Quanto ao tempo de permanencia, converse com a pessoa que a vendeu ou com quem fez a “tala”.
    Abraço
    Rita Ericson

  30. Adelaide disse:

    Dra. Rita,
    Decidi deixar os oito filhotes de minha boxer com a cauda íntegra e não somente por isso, ou porque a clínica deles é contra a caudectomia, mas porque precisamos mesmo mudar esse conceito absolutamente estético e absurdo. Além do mais, nenhuma clínica ou veterinário que se preza, utiliza essa prática, que, por ser escusa, acontece na clandestinidade. Devemos nos decidir, queremos um cão para amá-lo e respeitá-lo, ou para satisfazer opiniões que atribuem a mutilação a um charme no animal?

  31. Rita Ericson disse:

    Bravo!!!!
    Se todos pensassem assim, teriamos um numero muito reduzido de animais mutilados por motivos estéticos…

    Abraço
    Rita Ericson

  32. Marcelo Hilario disse:

    Feito por um profissional competente, com anestesia e com todo o material esterilizado, não vejo problema algum. Mutilação é qd a coisa é mal feita.

  33. Rita Ericson disse:

    Olá Marcelo,

    toda e qualquer intervenção cirúrgica tem que ser realizada com anestesia e assepsia, feita por um profissional capacitado.
    A questão é a cirurgia não ser necessária.
    A definição de mutilação é a perda parcial ou total de um membro do corpo.
    Abraço
    Rita Ericson

  34. vini disse:

    Nego fala q não corta pq maltrata o cão, mas deixa o cao o dia todo trancado em um canil, preso em uma corrente.. garanto q ele prefere cortar a orelha q ficar vivendo desse jeito

  35. Rita Ericson disse:

    O pior Vini,

    é quando além de uma vida péssima o animal ainda é mutilado.
    Quanto mais gente consciente de como tratar bem os animais, melhor.
    Abraço
    Rita Ericson

  36. Gabriel disse:

    Respeeito a opinião expressa por todos. E ai vai a minha. Adiquiri recentemente um animal de porte grade com a finalidade de guarda e compania. Esta com 3 meses e com as orelhas cortadas. Digo que não sofreu eu sofre. Tenho dado todas as vacinas importadas e ração super premium (pois é o que ele merece). Ele não mudou em nenhum aspecto, esta sempre feliz e bricalhão (super arteiro). Amo-o muito e ja o tenho como um filho. Com as orelhas cortadas ele ficou muito mais imponente (guarda) e continua feliz e arteiro.

    Acima de tudo e de qualquer coisa, deem amor aos seus animais, pois estarão sempre dispostos a te dar um amor incondicional.

    Forte abraço a todos!

  37. Patrycya disse:

    Olá, li e fiz uma reflexão sobre todos os comentários aqui descritos e gostaria de expor minha opinião sobre o assunto.
    Tenho um cão da raça Dogo Argentino, e cheguei à este site através de uma pesquisa à clinicas veterinárias que fizessem a tal “conchectomia”. Aqui descobri que esta prática está proibida. Penso que a única coisa negativa sobre isso é que os cães não podem responder ou escolher o que querem para suas vidas, e com isso tem que acatar as vontades de seus donos. Quanto às cirurgias não vejo problemas pois até nós mesmos, seres humanos fazemos algumas “correções” estéticas para nos sentirmos bem perante o espelho, sendo isto uma prática estética ou não. Rinoplastia, Otoplastia, Abdominoplastia, entre outras, não são mutilações? Então, a diferença é que nós optamos por elas o que não é o caso dos cães. Agora, como não posso perguntar para o meu cão, (o.O) tenho direito de pensar que ele pode querer ficar mais bonito? Ou será que não?
    Então seria hipocrisia, falar ou julgar os outros, afinal, ninguém é perfeito!
    Cada um tem uma opinião, e que prevaleça o respeito as diferenças!!!

    À propósito neste Brasil, sempre tem alguém disposto à fazer o que você quiser desde que se tenha dinheiro. Mas vou pensar bem, antes de fazer qualquer coisa que diz respeito à saúde e bem estar do meu cão!

    Abraços.

  38. Rita Ericson disse:

    Olá Gabriel,

    quando a cirurgia é realizada de maneira ética e responsável, o sofrimento é pequeno e o animal se recupera muito bem.
    A questão é o motivo pelo qual se opta a realizar uma cirurgia que não é necessária para a saúde do animal e sim por estética.
    Fico feliz que seu cão esteja bem e também acredito que o principal é se dedicar a oferecer o melhor que um animal de etsimação pode, deve e merece receber!
    Abraço
    Rita Ericson

  39. Rita Ericson disse:

    Olá Patrycya,

    o melhor destes comentários é a possibilidade de refletir e trocar ideias.
    Saúde para seu Dogo!
    Abraço
    Rita Ericson

  40. Patrycya disse:

    A ideia é essa né Rita?!! ^^) “Brigadinhaa”…

  41. ate quando pode cortar a orelha de uma caõ …meu cachorro tem tre mese de idade e um filhote …..eu queria sabe maisum pouco deles…

  42. Rita Ericson disse:

    Olá Fabiana,

    eu não recomendo a conchectomia, como expliquei no texto.
    Não entendi bem, você quer saber mais sobre cães filhotes?
    Aqui no bichosaudavel existem muitos textos disponíveis, boa leitura!
    Abraço
    Rita Ericson

  43. valnei disse:

    oi acho maldade corta qualquer parte do animal pois se fosse assim ele naceria faltando alguma parte ,acho vaidade dos donos pq quem faz isso deveria corta parte de si que muita vezes ñ gostamos de nosso corpo.ok.

  44. Rita Ericson disse:

    Olá Valnei,

    se todos tivessem esta consciencia, um menor de numero de animais sofreria mutilação.
    Abraço
    Rita Ericson

  45. suely loza disse:

    bom eu acho que cada um faz o que quer, até a conchotomia des de queseja feita na idade certa e por profissional experiente, normalmente é um padrão usado em exposiçoes, quem não quizer não corta, mas se cortar terá que ser tratada com muito carinho, tive varios exemplares que fizeram isso e não deixaram de ser amados,tem muita gente que compra cachorro bonitinho e peludinho porque é fofo, depois entrega pra qualquer um porque faz coco

  46. Rita Ericson disse:

    Olá Suely,

    estas cirurgias não são mais obrigatórias pelos padrões de exposição canina e nós veterinários estamos proibidos de realizá-las (CFMV).
    Concordo que muitos animais mutilados são mais amados que outros, mas isto não justifica a mutilação.

    Abraço
    Rita Ericson

  47. Fabio disse:

    O mais engraçado é que ninguém reclama da castração, Se perguntassem para qualquer um de vocês(por um sequestrador por exemplo):Você tem que escolher te castro ou corto a sua orelha para mandar para sua família. Eu tenho certeza qual seria a escolha. A desculpa de vocês é que causa câncer(mesmo assim seria somente na fêmea) ISSO SIM É A MAIOR COVARDIA,E HIPOCRISIA DO SER HUMANO. Sou doutor em nutrição animal, Veterinário não tem matéria de nutrição animal, Vocês se lembram que antigamente cachorro morria de velhice? Pois é, eles comiam comida de verdade, não existe alimento a base animal que não estrague no tempo ACORDEM!!!! As operações só são boas quando facilitam a vida do dono. E quando dá dinheiro pro profissional.O nome disso é HIPOCRISIA e o Brasileiro é ótimo nisso.

  48. Rita Ericson disse:

    Olá Fabio,

    não concordo com sua opinião.
    É provado cientificamente que as esterilizações precoces aumentam a longevidade e qualidade de vida dos cães e gatos.
    A decisão deve ser tomada pelo proprietário, orientado pelo veterinario.

    Rita Ericson

  49. sandra disse:

    Boa noite, minha filha ganhou um yorkshire que tem 60 dias, ele veio com o rabinho cortado só que o ponto caiu e não fechou levei ao veterinário ele disse que ñ adianta dar ponto, estou usando pomada Calêndula que ele passou e alguns medicamentos para dor e infecção, gostaria de saber se realmente tem que deixar cicatrizar por si, pois é muito feio aquele nervinho para fora, e me deixa muito triste pois ñ mandaria cortar o rabinho do bichinho respeito a opinião das pessoas mais fico com dó do animal. por favor me ajude se tiver que levá-lo para fazer algum procedimento vou tentar pois sei que esteticamente ficou muito feio.

  50. Rita Ericson disse:

    Olá Sandra,
    difícil opinar sem examinar seu animal.
    Faça como o veterinario indicou, pode demorar, mas deve cicatrizar dentro de alguns dias.

    Abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

Há alguns anos atrás, muitos cães de diferentes raças (boxer, schnauzer, doberman, por ex) eram submetidos a estes procedimentos cirúrgicos, rotineiramente.

O objetivo das cirurgias era exclusivamente estético e este não é mais o padrão exigido pelos juízes de competição de beleza canina.

Atualmente o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) proíbe as cirurgias consideradas desnecessárias ou que possam impedir a capacidade de expressão do comportamento natural dos animais. As resoluções do CFMV nº 1027/2013 e 877/2008 vedam o corte de cauda (caudectomia), de orelhas (conchectomia) e a eliminação das cordas vocais (cordectomia) em cães. Também não permite a retirada das garras em felinos (onicectomia).

Conchectomia (Corte de Orelha)

Quando era permitida, esta cirurgia era realizada em filhotes entre 8 e 12 semanas de vida (às vezes até antes). O pós- cirúrgico era extremamente trabalhoso e muitas vezes doloroso. Eram necessários curativos regulares,  durante várias semanas para atingir o objetivo – orelhas eretas. E o pior é que nem sempre o resultado final atingia as expectativas e as orelhas ficavam com o aspecto de “quebradas”.

boxer sem as orelhas cortadas

boxer com orelhas cortadas

Caudectomia (Corte de Cauda)

A cauda é a parte final da coluna vertebral do animal e serve para o cahorro se comunicar e expressar diversas emoções. Não existe nenhum motivo além do estético para a indicação desta cirurgia – a não ser que haja uma questão de saúde, como um tumor ou um acidente, por exemplo.

Há casos de corte de cauda com o filhote recém nascido, em casa, sem anestesia e sem nehum cuidado de assepsia. Este procedimento oferece risco de infecção e muitas vezes o resultado é desastroso e requer  outra cirurgia corretiva.

As raças que estamos habituados a ver de caudas cortadas, ficam lindas de cauda longa. É uma questão de costume. Por qual motivo se acha uma cauda grossa longa de rottweiler estranha e a do labrador linda? PURO COSTUME!

E o poodle? Esquisito de cauda longa? Pense no bichon frisé, parecidíssimo com o poodle e de cauda longa.

Rottweiller com a cauda longa

Bichon Frisé cauda longa

Essas intervenções cirúrgicas meramente para fins estéticos são consideradas mutilações e maus-tratos praticados contra os animais.

Por isso, qualquer pessoa que realize esse tipo de procedimento em animais está cometendo crime ambiental e deverá responder civil e criminalmente. Já o médico-veterinário que fizer uma intervenção dessa natureza, se não por motivo de saúde, ainda estará sujeito a processo ético-disciplinar, conforme prevê o Código de Ética e a resolução do CFMV de combate aos maus-tratos (1.236/2018).

Você acha justo realizar uma cirurgia com objetivo exclusivamente estético num animal? Não resta nenhuma dúvida que não!


Carregando..