Deixando o Cão Sozinho em Casa

  1. Juliana disse:

    Olá, Meu shitzu tem 10 meses, ele sabe fazer xixi e coco no jornal, mas de uns tempos para cá vira e mexe ele faz xixi na minha cama, não sei mais o que fazer, por favor me ajude.

  2. renata disse:

    Oi Dra,como posso saber se o meu animal esta sendo maltratado?Tenho um poodle que fica sozinho em casa com a empregada e as vezes tenho a impressão que ele esta sendo maltratado.

  3. Rita Ericson disse:

    É possível, Jeize.
    Mas você deve aprender antes. Existem diversos livros e site bons sobre o assunto.
    Recomendo o http://www.lordcao.com
    Abraço
    Rita Ericson

  4. Rita Ericson disse:

    Olá Leila,
    você pode passar um pouco de ração umida para cães no “canudo” do bebedor.
    Quando ela lamber, vai perceber que sai água e deve aprender a usá-lo.
    Se necessário, repita varias vezes.
    Abraço
    Rita Ericson

  5. Rita Ericson disse:

    Olá Juliana,
    os cães costumam urinar em locais que tenham o cheiro do dono, para chamar sua atenção.
    Reforce a educação do local certo:http://www.bichosaudavel.com/como-ensinar-seu-filhote-a-fazer-xixi-e-coco-no-local-certo/
    E evite brigar quando não pegá-lo no flagra.
    Cubra sua cama (ou parte dela) com um plástico grosso, provisoriamente.
    Dê muita atenção para ele, mas de maneira que você determine quando começar e quando acabar – brincadeira, sessões de carinho, escovação etc.
    Abraço
    Rita Ericson

  6. Rita Ericson disse:

    Olá Renata,
    você pode observar se ele está assustado, com sede, fome, ou se está relaxado e calmo.
    Uma maneira eficaz é deixar uma camera ligada.
    Abraço
    Rita Ericson

  7. paula lima disse:

    Olá Dra, tudo bem? Já faz uma semana que meu cachorro foi castrado. Está usando o colar perfeitamente e o local do corte permanece protegido por um curativo com gase e fita microporo. Só que de uns 4 dias pra cá, noto a bolsa escrotal muito inchada e alguns locais desta com hematomas. Logo após a cirurgia, esta bolsa estava bem vazia, me preocupa esse inchaço agora. Ele está bem incomodado, deveria tomar algum anti inflamatório? O único medicamento que me foi indicado foi dipirona por 3 dias pos operação. ele tem 11 anos e pesa 7,5kg. Grata!

  8. Flávia disse:

    Olá Dra, boa noite! Tudo bem? Voltando as dúvidas… ainda sem sucesso com a cachorrinha, estamos com dificuldades para ela ficar mais independente.. ela brinca sozinha, mas nos segue o tempo todo. Se estou só eu e ela em casa e eu estou na sala e resolvo ir para a cozinha, ela vai atrás… é só me mexer que ela fica atenta. Deixo brinquedos com ela mas não tem jeito… o que posso fazer para ela aprender a ser mais independente??

  9. Rita Ericson disse:

    Olá Paula,

    é comum ocorrer edema no local da cirurgia. Converse com o veterinário que operou para avaliar a necessidade de medica-lo.
    Abraço
    Rita Ericson

  10. Rita Ericson disse:

    Oi Flavia,

    você já experimentou deixá-la noutro cômodo da casa, mesmo quando você não vai sair?
    Faça períodos de 5, 10 , 15 minutos, progressivamente. Nunca abra a porta durante um “ataque” de latidos ou arranhões na porta.
    Se ela estiver latindo, faça um barulho estranho (assobio, chocalho, som agudo) e no segundo que ela parar, abra a porta.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  11. carla disse:

    olá dra; preciso mt de ajuda, tenho um cão mestiço de poodle, ele já esta com 3 anos mas ainda dar mt trabalho com relação a destruir minhas coisas quando fica só.eu e meu marido saimos pra trabalhar e deixo ele com brinquedo, ossinho. mas ele nem toca , puxa roupa da corda, tira a capa da maquina rasga td, rasga o jornal do xixi dele. quando chego fico passando mal,é de chorar. gosto mt dele ñ sei o que fazer, ñ tenho condições de pagar um adestrador. por favor me ajude. obrigada Deus te abençõe.

  12. Rita Ericson disse:

    Olá Carla,

    faça as recomendações do texto, ensine seu cão a ser mais independente, não se despeça, se apronte para sair e não saia etc.
    Você pode ensinar obediência básica para seu cão, existem vários sites e livros interessantes – eu recomendo http://www.lordcao.com
    Abraço
    Rita Ericson

  13. Deborah disse:

    Ola Dr.! Eu tenho dois filhotes em um apt pequeno. Um tem 5 meses (poodle) e o outro tem 2 meses (Golden Retriever). Acabei de arrumar um emprego e eles ficarao quase o dia todo sozinhos em casa. Meu coracao doi so de pensar. Eu queria saber se eles ficam muito tristes, se isso pode fazer com que eles adoecam. Eles fazem suas necessidades no jornal. Ainda nao saio com eles porque ainda nao estao totalmente vacinados. Toda vez que eu saio e deixo eles em casa, nao consigo relaxar. Vou logo pra casa e acabo nao aproveitando meus passeios, minhas saidas, etc. Fico achando que eles estao entediados, tristes e fico muito mal com isso. Talvez EU eh quem precise de ajuda ne? Eh que pra mim eles tem sentimento e nao entendem certas coisas. Ja pensei ate em doa-los para alguem que tenha mais disponibilidade de ficar com eles… Mas nao consigo. Quero fazer o melhor por eles. Me ajude Dr., por favor! Obrigada! Deborah

  14. Ana Patrícia disse:

    Olá, parabéns pela pagina. Como posso ajudar o meu vira lata ele é adotado, no caso sou a 3º tutora dele. Ele ja não tem medo quando me ve com vassouras na mão como por exemplo. Porém ele não sabe receber carinho, geralmente ele se agita tanto e tem uma brincadeira de morder. A outra coisa é que junto a ele tenho um pastor alemão, e o vira lata só faz o q o outro faz, menos latir. É algum problema ele não latir? E quando eu vou fazer carinho no pastor, o vira lata sempre pula tirando minha mão. O pastor não possui nenhuma dessas caracteristicas do vira lata. O pastor demonstra tranquilidade e independencia. Há algo que eu possa fazer para deixar o vira lata assim também? Obrigada!

  15. fernanda disse:

    Olá por favor tenho uma poodle de 10 meses que fica muito sozinha vamos compra um ilhasa, gostariamos de saber se compramos macho ou femea, a poodle é castrada e vamos fazer o mesmo se for macho ou femea, mas não sabemos o q seria melhor para fazer companhia para a poodle. Obrigado!

  16. Patricia disse:

    Boa noite Dr ! Preciso demais da ajuda de vcs… Tenho três cachorros. Duas fêmeas e um macho(castrado). A fêmea mais velha tem 7 anos, e os dois tem 3 anos. A mais velha, é “apaixonada” pela minha mãe, aliás os três gostam dela demais, só que eu me caso daqui a 10 dias, e voltando da lua de mel, levo os três para morar comigo. Aqui na casa da minha mãe eles dormem na cama, e o meu futuro marido, gostaria que eles dormissem na lavanderia da casa nova, na parte de fora. Como eu faço essa adaptação ? Eles podem sofrer com isso ? Estou muito preocupada, me ajudem ? Muito obrigada, e parabéns pelo site !

  17. miriam disse:

    Boa tarde dr

    eu tenho um boxer que costuma andar no quintal mas á noite fica na cozinha com a porta para o resto da casa fechada e com a porta do quintal aberta, mas ás vezes leva os panos de cozinha para o quintal e estraga-os. o k posso fazer?
    obrigado

  18. Rita Ericson disse:

    Olá Deborah,
    seus cães podem ser felizes, mas você precisa levá-los para passear o máximo possível (no minimo 2 x dia), brincar bastante, oferecer atividades fisicas e mentais para eles.
    Leia o post:http://www.bichosaudavel.com/cachorro-ocupado-e-cachorro-feliz/
    Não deixe de sair!
    Deixe uma camera (pode ser do computador) filmando sua casa para avaliar como eles ficam na sua ausencia.
    Abraço
    Rita Ericson

  19. Rita Ericson disse:

    Olá Ana Patricia,

    acredito que a melhor opção é ensinar obediencia basica para seu vira-lata.
    Ensine o SENTA e comece a pedir para ele sentar para comer, brincar, colocar coleira etc.
    Recompense com petiscos e elogie sempre que ele estiver calmo.
    Ignore-o se estiver agitado. Não olhe para ele. Não fale o nome dele.
    Recomendo o site http://www.lordcao.com

    Abraço
    Rita Ericson

  20. Rita Ericson disse:

    Olá Fernanda,
    leia o post: http://www.bichosaudavel.com/macho-ou-femea/
    Se restarem duvidas, entre em contato.
    Abraço
    Rita Ericson

  21. Rita Ericson disse:

    Olá Patricia,

    os cães são facilmente adaptáveis a situações novas, se receberem as regras de forma clara.
    Desde o primeiro dia na casa nova, coloque-os para dormir na lavanderia com uma peça de roupa sua usada, brinquedos interativos e se esforce para agir de maneira natural.
    Não faça um “drama” com pena deles. Eles percebem tudo!
    Se em alguns dias eles estiverem adaptados, pode comemorar!
    Se restarem duvidas, entre em contato.
    Obrigada pelo elogio, divulgue para seus amigos!
    https://www.facebook.com/bichosaudavel
    Abraço
    Rita Ericson

  22. Rita Ericson disse:

    Olá Miriam,

    você tem 2 opções: ensiná-la a não pegar os panos ou não deixar panos disponíveis durante a noite.
    Para corrigí-la, fique “escondida” e na hora que ela pegar o pano fale NÃO de forma firme e segura. Não precisa gritar.
    Repita muitas vezes. Você pode deixar um pano já velho em um local bem acessível, funciona como uma armadilha.
    Se você for esperar acontecer naturalmente para corrigir, pode demorar muito ou ela não pegar o pano exatamente porque você está por perto.
    Mande noticias e bom trabalho!
    Abraço
    Rita Ericson

  23. Patricia disse:

    Dra Muito obrigada pelo retorno ! Que bacana poder contar com essa assistência, de uma forma tão carinhosa, e prestativa. Novamente parabéns !
    Só surgiu uma pequena dúvida… Eles costumam latir bem alto, como um grito quando percebem que não estão conseguindo as coisas que querem, dessa forma, quando eles ficarem latindo, eu não abro a porta, nem para dar bronca né ? Grata !!!

  24. Iara disse:

    Ola! tenho uma yorkshaire de 1 ano e 4 messes e ela morre
    de medo de secador,vasoura e rodo não consigo limpar a casa nem secar meu cabelo por causa desse medo dela por favor me ajude.
    Abraço Iara !

  25. Rita Ericson disse:

    Olá Patricia,

    isso mesmo! Não dê nenhuma atenção, nem para repreendê-los!
    O melhor castigo é o desprezo!
    Abraço
    Rita Ericson

  26. Rita Ericson disse:

    Olá Iara,

    o ideal é oferecer sensações prazerosas a ela, na presença do rodo, secador e vassoura. Inicialmente, deixe o objeto num vanto próximo a vocês e ofereça petiscos, brinque, faça carinho etc.
    Se você perceber que ela está relaxada, aproxime o objeto de vocês e vá aproximando cada vez mais.
    Quando ela demonstrar medo, afaste para o local anterior e continue o trabalho. Repita muitas vezes.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita ericson

  27. nathaly disse:

    oi comprei uma cachorra da marca pinchir ela tem 1 mes gostaria de saber com quantos messes se dar a primeira vacina ,e se ela pode ficar sempre no colo …porque tenho 2 filhas que nao desgrudam dela por nada faz mal para a cachorra ou nao um carinho sempre faz bem ..quantas dose de vacina se dar e se faz algum mal dar vacina … se eu nao der vacina ela pode morrer

  28. Rita Ericson disse:

    Olá Nathaly,

    a primeira dose da vacina deve ser aplicada por um veterinário entre 45 e 60 dias.
    Se sua filhote gosta de colo, fique tranquila. Mas ela precisa andar também!
    As vacinas protegem os animais de doenças que pode levar a morte e em geral são aplicadas 3 doses, além da anti-rábica.
    Abraço
    Rita Ericson

  29. Bruna disse:

    Adotei uma vira lata de aproximadamente de 1 anos e 3 meses, e ela tem chorado muito qnd preciso sair….fico com o coracao partido. Passeio com ela pela manha, mas mesmo assim ela fica em casa chorando. Agora dou um petisco mas o choro persiste. O que eu faco? Fico super triste de ve-la assim.
    Espero resposta
    Bruna

  30. JEANETE disse:

    ola tenho umm vaozinho chamodo Bob e da raca york .Ele tem 11 meses ,sou a 3 dona ,mas desde que veio sempre foi um caozinho muito lindo.Sempre que saio deixo na minha irma,porque meus sobrinhos adoram ele,saiem com ele,faz as vontades.Mas de uns dias pra ca,percebemos que ele anda muito agressivo,rosnando para as pessoas,algumas nao,otras sim. oNTEM DE MANHA DEXEI ELE NA MINHA IRMA,A NOITE FUI BUSCAR ,ELE MORDEU MEU MARIDO,ALGUEM QUE ELE ADORAVA,fazendo carinho para acordar,ai soube que tinha mordido minha irma.O que devo fazer???Estou pensando em dar eele///mas antes disso que tentar outra coisa…nao bato nele quando ele faz isso.

  31. Otavio disse:

    Doutor, eu tenho uma pergunta a fazer e eu estou preocupado com o meu cachorro.
    Eu queria saber com quantos anos um Boxe morre?
    Eu só estou fazendo esta pergunta pois eu acho que ele está morrendo, por favor responda logo.

  32. Deborah disse:

    Ola, Dra. Rita! Gostaria de lhe agradecer por ter respondido ao meu chamado. Enviei uma mensagem no dia 30 de janeiro a respeito dos meus filhotes – um poodle e um golden retriever. Acessei o site que vc me sugeriu. Comprei brinquedos, coisas para eles se distrairem quando nao estou em casa. Hj estou mais tranquila. Chego em casa e percebo que minha casa esta inteira, sem nada destruido por eles. Muito OBRIGADA MESMO!!!!! Estou mais relaxada e feliz!! Beijos no coracao!!!

  33. Sueli disse:

    Ola, estou com uma duvida, tenho um pincher de 11 anos, uma salsicha de 10, eles tiveram um filho que agora tem 5 anos. Todos sao castrados, mas o pincher faz duas semanas que esta demonstrando estresse, ofegante, chora, fica desesperado, quando menciono em atitudes que vou sair..chega a escalar o portaozinho que separa cozinha da sala. Ele nunca foi assim, sempre muito independente..nunca latiu ou chorou por que vou dormir…agora parece que vai derrubar a minha porta do quarto. Meus Deus, será que o filho dele esta brigando com ele e ele esta com medo? Mas eles nunca brigaram, sempre brincaram..muito esquisi….to perdida..vc poderia me ajudar?
    Obrigado

  34. Nyelle disse:

    Olá, Queria muito que me ajudasse a entender porque quando toca uma determinada música, meu cachorro uiva tanto? Sempre a mesma música.

  35. Rita Ericson disse:

    Olá Bruna,

    você deve fazer como descrito no texto.
    Estimule a independência dela, não se despeça, ofereça brinquedos interativos e “encha o tanque” dela de atenção quando você estiver em casa.
    Abraço
    Rita Ericson

  36. Catarina de Souza |sanches disse:

    Vou nos dias 02,03 e 04 de março, n]ao sei oque fazer???? O meu cachorro só tem quatro meses e como deixá-lo sozinho?????

    Grata,

    Catarina Sanches

  37. Anna Paula Comerlato disse:

    Olá Dra, eu tenho uma lhasa apso e ela fica bastante tempo sozinha, dorme o tempo todo,e é bem boazinha, pensei em pegar um outro cachorro para que ela tenha companhia, ja que adora outros cães, qual raça devo escolher…pensei no schnauzer ou em outro lhasa femea. O que acha?

  38. Gleice disse:

    Eu e meu esposo trabalhamos o dia todo enquanto nosso cãozinho de apenas 2 meses(PASTOR ALEMÃO)de vida fica só o dia todo, quando chegamos, meu esposo sai novamente p/ faculdade eu fico com ele mais ele que ficar brincando a noite inteira e não deixa agente dormir … ele chora, uiva …dai agente levanta e vai brincar mais isso nos deixa muito cansado o que devemos fazer por favor agude-nos ….
    OBRIGADA !!!!

  39. Rita Ericson disse:

    Olá Jeanete,

    leia o texto e escute o programa sobre agressividade.
    http://www.bichosaudavel.com/agressividade-caes-e-gatos/
    http://www.bichosaudavel.com/programa-hora-do-blush-agressividade-29092010/
    Se restarem duvidas, entre m contato.
    Abraço
    Rita Ericson

  40. Rita Ericson disse:

    Olá Otavio,
    a expectativa de vida dos cães está aumentando muito, mas a principio, os cães de porte grande vivem aproximadamente 12 anos.
    Mas todos os cães podem morrer mais cedo, de diversas causas.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  41. Rita Ericson disse:

    Que ótimo, Deborah!
    Além de preservar sua casa, você fez seus cães mais felizes!
    Parabens!
    Abraço
    Rita Ericson

  42. Rita Ericson disse:

    Olá Sueli,

    as vezes os disturbios comportamentais surgem com o tempo.
    Pode ser também que ele esteja com dor, você já levou para consulta veterinaria?
    Se estiver tudo bem, procure deixar uma camera (pode ser do computador) ligada para registrar o que realmente acontece na sua ausencia.
    Independente de desvendar o misterio, você pode fazer como sugerido no texto.
    Não se despeça, deixe brinquedos interativos, acostume-o a ficar sozinho etc.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  43. Rita Ericson disse:

    Olá Nyelle,

    eu acredito que esta musica tenha uma determinada nota que estimule-o a reagir.
    A audição dos cães é incrivel, bem diferente da nossa.
    Por que você não filma e me envia? Quem sabe publicamos aqui no bichosaudavel!
    Abraço
    Rita Ericson

  44. Rita Ericson disse:

    Olá Anna Paula,

    você já leu o post: http://www.bichosaudavel.com/introduzindo-um-novo-animal-na-casa/
    Se você estiver completamente decidida, escolha o que você quiser!
    Procure um filhote calmo, pouco reativo.
    Converse com o criador e se possível escolha um que seja sociável com seus irmãos.
    Como eu recomendo a castração para todos os sexos, o sexo não faz muita diferença.
    Abraço
    Rita Ericson

  45. Rita Ericson disse:

    Olá Gleice,

    vocês precisam oferecer atividade para seu filhote.
    Ele precisa de atenção e exercícios fisico e mental.
    Pense na possibilidade de deixá-lo na casa de alguem durante o dia ou em uma “creche” para cães.
    Abraço
    Rita Ericson

  46. Rita Ericson disse:

    Olá Catarina,

    não é possível viajar e deixar um cão sozinho em casa.
    Existem várias opções de hospedagem (dependendo da sua cidade).
    Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/ferias-levar-ou-deixar/
    Abraço
    Rita Ericson

  47. irani monteiro disse:

    Bom dia!

    Doutora,

    Meu cachorro anda com febre e não está comendo como o abitual dele, estou aflita, pois perdi um cão no dia 22 de Fevereiro 2012. Ele estava vomitando,sem comer e estava com diarreia, coco dele parecia sangue, estou com medo que o outro tenha pego alguma doença com ele ou está só sentido a falta do seu amiguinho. Mim ajude por favor. OBRIGADA.

  48. francisco disse:

    dei para minha esposa um pincher a 1 ano. ele tem hj 1 ano e meio.
    o cachorro é meio estranho: ele lati para tudo quanto é HOMEM que se aproxima dele, mas criança e mulher ele é tranquilo. isso é normal?? será que é trauma referente ao periodo de 6 meses que ele nao estavao com a gente? nao sei como proceder com ele…nem de mim ele gosta.

  49. ELISANGELA disse:

    bom dia

    tenho uma cadela pequines de 8 meses, o problema é que quando eu vou sair de casa ela faz um escandalo, quando o meu marido vai sair ela nem da atenção . oque devo fazer gostaria que ela tambem ficasse calma quando eu saio.

    abraços

  50. Rita Ericson disse:

    Olá Irani,

    leve seu cão para consulta veterinaria.
    Não acredito que a febre esteja relacionada somente à tristeza.
    Se seu outro cão morreu de alguma doença infecciosa (virose, doença do carrapato), ele pode ter se contaminado.
    Abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

Os cães são animais de companhia, mas as vezes, precisamos deixá-los sozinhos em casa.

Não há nada de errado nisso, eles são capazes de ficar sozinhos e em paz por aproximadamente 6 horas. Mas para isso, devemos ensiná-los, acostumá-los a ficar sós, da melhor maneira possível.

Eles têm pouco a fazer, principalmente  na nossa ausência (nós somos o entretenimento deles). Alguns aproveitam para tirar uma soneca, outros sofrem de tédio, estresse ou ansiedade de separação.

Como saber se o seu cão fica bem quando todo mundo sai de casa ?

Alguns animais não deixam dúvidas: móveis roídos, lixo revirado, objetos e papéis roubados ou até mesmo vomito, fezes e urina pela casa. Outros se lambem / mordem para “aliviar a tensão” . Há aqueles que demonstram insatisfação latindo, uivando e você vai ficar sabendo pelos vizinhos.

Se o seu cão fica entediado, ansioso, deprimido ou se transforma numa máquina de destruição quando fica sozinho, há o que fazer. Você deve promover um enriquecimento ambiental, isto é,  atividades para seu cão.

Sugestões:

  • deixe brinquedos interativos a disposição (recheados com petiscos, por exemplo – disponíveis nas petshops)
  • leve-o para passear (de preferencia um longo passeio) imediatamente antes de sair
  • brinque muito, canse-o !
  • se a sua casa costuma ter a TV ou o rádio ligado constantemente, deixe num canal ou estação usual, num volume baixo
  • deixe uma peça de roupa sua usada perto do local onde o animal dorme
  • o colete “Thundershirt” (à venda em algumas petshops e internet) também pode ajudar muito, mas primeiro precisamos acostumar o animal a usá-lo e tomar cuidado com os dias muito quentes. O colete é feito de um tecido elástico que pode esquentar demais.

Mas o mais importante é ensinar um animal a ser independente, acostume-o a ficar sozinho.

Se ele for do tipo “sombra”,  isto é, te segue dentro de casa,  troque de cômodo, feche a porta quando  e deixe-o sozinho por pelo menos 5 minutos.

Confunda-o: pegue a chave do carro e não saia, troque de sapato e deite no sofá, coloque a bolsa no ombro e sente para almoçar. Os cães vivem uma rotina e se acostumam muito a ela. Depois de ver muitas vezes o dono sair ele aprende  quais são os sinais de que vai ficar sozinho.

Quem tem cachorro sabe que eles percebem até quando estamos fazendo as malas para viajar…

Se ainda assim seu animal demonstrar desespero quando ficar só, procure ajuda veterinária.


Carregando..