Meu Cão Não Quer Comer Ração!!

  1. Rita Ericson disse:

    Olá Claudia,
    os cães preferem comer comida, biscoitos, pães ao invés de ração. Mas a opção mais saudável e equilibrada é a ração de boa qualidade.
    Se ela estiver triste e desanimada, leve-a para consulta veterinaria. Mas se ela está normal e só não quer comer ração, faça como no texto do site: “Simplesmente coloque a ração na vasilha e se afaste. Se ele não comer imediatamente, retire a vasilha do chão, guarde em local fresco e seco (dentro de 1 saco plástico, por ex) e só ofereça na refeição seguinte. Não se assuste se ele não comer. Se o seu coração não aguentar, ao invés de só oferecer na refeição seguinte, experimente 1 h depois. Outra tentativa é retirar metade do conteúdo e colocar a vasilha no chão novamente. Se ele ainda não quiser, repita a operação e quando estiverem sobrando apenas alguns grãos, pode ser que o instinto de sobrevivência fale mais alto, e ele coma. Afinal, o alimento está sumindo! É melhor garantir.”
    Quanto a possibilidade de verminose, certifique-se que ela foi vermifugada nos últimos 6 meses.
    Abraço
    Rita Ericson

  2. Rita Ericson disse:

    Olá Janser,
    boa atitude!
    Paciência e persistência que ele se acostuma.
    Abraço
    Rita Ericson

  3. Raquel disse:

    Bom dia
    Tenho um poodle de 4 meses, no começo ele comia bastante ração, mas quando estamos tomando café ou almoçando dou pedacinhos de comida, e agora ele não quer mais saber de ração, e briga quando estamos na mesa… o que faço????
    Abç Raquel

  4. adriana disse:

    oi Rita, estou com um problema com a minha cadela da raça york shire,ela tem 5 meses e agora não quer mais comer ração sendo que ela numca foi boa de comer ração estava acostumada a comer junto com petisco.Mas agora só quer o petisco puro.
    O pêlo dela é esquisito,isto é pequeno e falhado com pouco pêlo o que devo fazer em relação a isso também.
    aguardo resposta.
    abraço….

  5. Rita Ericson disse:

    Olá Raquel,
    você já fez as recomendações do post?
    Não ofereça pedacinhos de comida na mesa, ignore-o quando ele estiver pedindo e só ofereça ração no prato dele.
    Se ele não comer, retire e só ofereça na refeição saguinte.
    Se você quiser, misture ração umida (só um pouquinho) na ração seca e vá reduzindo a quantidade a cada dia até ele comer a ração seca pura.
    Abraço
    Rita Ericson

  6. Rita Ericson disse:

    Olá Adriana,
    você já fez como recomendado no post?
    Os pelos podem estar falhados por vários motivos, inclusive deficiencia nutricional.
    Se ela se coça e apresenta lesões na pele, leve-a para consulta veterinaria, pode ser alergia, infecção, sarna, micose etc. É impossível opinar sem examinar a pele.
    Abraço
    Rita Ericson

  7. marcia disse:

    Tenho uma cadela de 11 anos, ela esta a uma semana com um quadro estranho, nao come praticamente nada, fica muito quieta pelos cantos mas bebe a agua normalmente. Estou dando um remedinho a ela mas o quadro nao muda estou preocupada.
    O que devo fazer?

  8. Rita Ericson disse:

    Olá Marcia,
    você deve levar sua cadela para consulta veterinaria assim que possível.
    Nesta idade, além de várias doenças, ela pode apresentar insuficiêcia renal, infecção uterina e deve ser o tratada o mais rápido possível.
    Abraço
    Rita Ericson

  9. Bárbara disse:

    – Tenho um Filhote da raça Maltês , nao sei oque fazer de uns dias pra cá ele nao quer saber de comer nada, mais esta vomitando , ele tem apenas 2meses ! Fiquei preocupada porque vi no chão da cozinha um monte de ossinhos , será que ele comeu ? se ele comeu fais mal ? Oq eu faço ?

  10. Rita Ericson disse:

    Olá Barbara,
    os filhotes são frágeis e requerem cuidados.
    Os ossos podem causar obstruções e até perfurações digestivas, leve-o para consulta veterinaria.
    Abraço
    Rita Ericson

  11. everton disse:

    por favor não sei o que fazer, meu pastor alemão geme muito com dor na barriga, ele ñ consegue defecar a 2 dias, minha mãe levou ele no veterinário e receitaram um óleo pra ele mas ñ ta fazendo efeito, por favor me diz o que fazer :/:/:/:/:/

  12. Rita Ericson disse:

    Olá Everton,
    leve-o ao veterinario novamente, ele deve estar com uma obstrução intestinal ou fezes ressequidas.
    As vezes o tratamento é cirurgico e quanto antes, melhor.
    Abraço
    Rita Ericson

  13. rações & outros bichos disse:

    VEJA BEM,SE O CÃO STA TENDO PROBLEMAS P/COMER RAÇÃO,E SÓ QUER COMER COMIDA DE GENTE,REEDUQUE/OU EDUQUE ELE;UMA DAS MANEIRAS É MESTURANDO RAÇÃO ÚMIDA A UMA PORÇÃO DE ARROZ,BRANCO SEM TEMPEIRO OU A RAÇÃO QUE VC COSTUMA DÁ;A RAÇÃO ÚMIDA É MAIS PALATÁVEL,LOGO,O CÃO COMERÁ COM MAIS PRAZER,SE ACOSTUMANDO COM SABOR DE RAÇÃO,DEPOIS PASSE A DÁ A SEMI-UMIDA…E GRADATIVAMENTE,VÁ TIRANDO E DEIXANDO A SECA,USANDO DE VEZ EM QUNDO A UMIDA COMO UM LANCHE(SE VC QUISER)POR EXEMPLO…ESPERO TER AJUDADO…rações & outros bichos “Bom para voce.Melhor para o seu animal.” salvador-ba

  14. Isabella disse:

    Oi! eu tenho uma cachorra pastora alemã, de sete meses, e ela está com uma enorme falta de apetite há três dias, não defeca, está sem forças, não brinca com ninguém aqui em casa, só quer está deitada. Estamos suspeitando que ela esteja entrando em seu primeiro cio, mas não sabemos direito. Por favor, o que eu faço com ela??

  15. Trícia disse:

    Olá!

    Tenho uma fox paulistinha de 5 meses que está com este ‘problema’ de não querer comer. A única forma que arranjaram para ela comer foi colocando a ração aos poucos no chão, achei meio anti-higiênico fazer isso (rs). Pode? Ou devo seguir a dica do site e se ela não comer só oferecer na refeição seguinte?

    Obrigada!

  16. rejane gomes disse:

    A Mel está entrando no sétimo mês, e de repente perdeu o apetite voraz que tinha!
    Ela come…mas com muito agrado…come duas vezes por dia apenas…metade de uma tigela grande de ração, já misturamos tudo à ração,mas ela não mudou…e ainda não entrou no cio.
    Ela é super esperta…mas não está comendo como no passado!

  17. Rita Ericson disse:

    Olá Isabella,
    normalmente o cio não causa tantas aletrações de comportamento e apetite.
    Leve sua cadela para consulta veterinária, ela pode estar doente.
    Abraço
    Rita Ericson

  18. Rita Ericson disse:

    Olá Tricia,
    o ideal é não fazer da hora da alimentação um problema, nos obrigando a fazer isto ou aquilo para o animal comer.
    Não é uma questão de higiene, os cães estão com a boca no chão o tempo todo. O objetivo é simplificar e não estimular comportamentos dependentes no animal.
    Faça como recomendado no site até ela se acostumar.
    Abraço
    Rita Ericson

  19. Rita Ericson disse:

    Olá Rejane,
    o apetite dos filhotes é mais voraz que o dos adultos que tendem a comer somente 2 vezes ao dia.
    Se ela está animada, não se preocupe.
    Evite agradá-la, isto é, insistir para ela comer. Se ela não quiser retire e só ofereça na refeição seguinte.
    Abraço
    Rita Eicson

  20. Erica disse:

    Olá,
    Tenho uma pastor alemã fêmea de 1 ano e 1 mês, sempre deu trabalho para comer, mas nos últimos 03 meses esta ficando quase impossível fazer com que ela coma, ela esta muito magra e algumas vezes nem consegue brincar, de tanta fraqueza, quando ela fica nesta situação a veterinária pede para que eu ofereça comida (arroz, batata, cenoura e carne de frango moida) ela come um pouquinho a mais e volta a ter força para brinca, mas logo para de comer a comida também.
    Já deixei a ração por tempo determinado (40 minutos e se não comer retirar e só oferecer na outra refeição e mesmo assim, nada!). Já dei vitaminas, fiz exames e não encontram nada, não sei mais o que fazer com ela, tenho medo que devido a falta de alimentação ela venha desenvolver algum tipo de doença.
    O que faço???

  21. Rita Ericson disse:

    Olá Erica,
    se você tem certeza que ela não está doente, ofereça um alimento palatável misturado a ração (se ela separar, bata a ração no liquidificador) por somente 5 minutos. Sirva uma porção muito pequena. Se ela comer, experimente oferecer mais um pouquinho. Se ela não comer, retire e repita a operação na refeição seguinte.
    Se esta medida não adiantar, considere uma consulta com uma nutricionista veterinaria para formular uma dieta caseira para ela – paloma@equilibrioanimal.com
    Abraço
    Rita Ericson

  22. Patrick disse:

    Tenho uma filhote de golden retriever e ela está com 3 meses, e pesa +- 7 kg, ela está abaixo do peso? ela come muito e aparenta bem gorda, ma cho que 7 kilor é pouco para a raça ou não?

  23. Trícia disse:

    Obrigada pela dica Rita…a Danna está conseguindo comer direitinho sem artifícios e sem eu ter que ficar ao lado dela o tempo todo. Ela está trocando a dentição (só eu já achei 3 dentes perdidos pela casa,rs),acredito que isso tenha influenciado na perda de apetite.

    Obrigada mesmo!

  24. Rita Ericson disse:

    Olá Patrick,
    é difícil avaliar se o animal está dentro do peso ideal sem vê-lo. Os padrões das raças nem sempre são compatíveis com a realidade. Eu prefiro avaliar a silhueta: após o gradil costal (costelas), em direção a parte traseira do animal, deve haver uma “cintura” e não continuar ou aumentar, como um barril.
    Abraço
    Rita Ericson

  25. Luiz disse:

    Olá, meu cachorro é um Cofapi filhote deve ter uns 4 ou 5 meses e pesa uns 10 kg.
    Mas, estou preocupado pois ele comia e brincava tranquilamente, mas de um dia para o outro ele parou de comer ração e está fraco e ñ quer mais bricar… tem um mes q demos o remédio de vermes!
    O que devo fazer?? Me ajudeee
    Abraço.
    Luiz.

  26. Rita Ericson disse:

    Olá Luiz,
    se o seu cão está prostrado, leve-o ao veterinario para consulta.
    Abraço
    Rita Ericson

  27. Leticia Cruz disse:

    oi … tenhu um cachorro de 4 meses … e tinha mais 5 os irmaos e a mae dele … mas minha mae deu tds e fiko soh com 1 .. ;/ mas agora ele ta mt mimado .. não ker fikar lá fora e naão ta comendo … oq posso fazer?

  28. Priscila ramalho disse:

    Oi, tenho uma cadel york shire, hj ela acordou estranha, com a perna mancando, e babando sabe, saindo agua do fucinho dela! Eu nao sei o que eu faço, ela tava no cio, ai deixei ela presa , pq eue tenho um outro cachorro,
    sera que ela entrou em depresaao? pq ficou presa,? ou sera que ela ta duente mesmo? to desesperada, me ajude!

  29. adriana disse:

    olá tenho uma pooble femea é muito dificil fazer ela comer tenho que colocar a ração na boca dela e mesmo assim ela come muito pouco ela gosta mesmo é de petiscos e molhos oque eu faço pra ela comer sozinha sem ter que por na boca dela?

  30. Rita Ericson disse:

    Oi Leticia
    ele deve ser ensinado, ter regras e algumas funções para deixar de ser mimado.
    O mais difícil é convencer as pessoas da casa a mudar de atitude.
    Em relação ao apetite, é necessário avaliar se ele está saudável mas “exigindo” atenção para comer ou se está doente e sem fome.
    Leve-o para consulta veterinária.
    Abraço
    Rita Ericson

  31. Rita Ericson disse:

    Olá Priscila,
    impossível avaliar o que está acontecendo sem examinar sua york.
    Leve-a para consulta veterinaria
    Abraço
    Rita Ericson

  32. Rita Ericson disse:

    Olá Adriana,
    você leu as dicas do post?
    http://www.bichosaudavel.com/meu-cao-nao-quer-comer/
    Experimente mudar a maneira de alimentá-la, não insista.
    Boa sorte e mande noticias!
    Abraço
    Rita Ericson

  33. alex roque disse:

    oi,eu tenho um pitbull e ela está gravida,e desde quando ela está gravida ela não quer comer,e a ração ela nem chega perto o que faço? gostaria de saber se posso dar algum remédio pra ela.

  34. Patricia disse:

    Olá,
    Comprei um filhote de shih tzu de 4 meses, a 4 dias atras, ela comia pedigree jr desde pequenina, porem como nao sabiamos acabamos trocando a ração para royal, mas ela começou a vomitar, levamos ao veterinário e voltamos a dar pedrigree (não achamos mais a que ela comia, portanto estamos dando pedigree jr, porem era vermelhinha e esta é branca) depois de 1 dia bem ela voltou a vomitar um vomito branco e um pouco gelatinoso.
    Poderia nos ajudar? Estamos desesperados, pois ja nos apegamos muito a ela!!
    Muito obrigado.

  35. Rita Ericson disse:

    Olá Alex,
    ela está grávida há quantos dias?
    As gestantes podem ficar enjoadas, mas so no início.
    Ela precisa se alimentar bem durante a gestação, certifique-se que ela está bem, se necessário fça uma ultrassonografia.
    Abraço
    Rita Ericson

  36. Rita Ericson disse:

    Olá Patricia,
    leve-a para consulta veterinaria, é impossível opinar sem examinar.
    Abraço
    Rita Ericson

  37. Meu cachorro tem 1 ano e 3 meses. Essa semana comeu folhas de samambaia que haviam na varanda, Começou a fazer coco mole, e vomitar, um odor horrivel!!
    Não quer comer nada ja faz tres dias, esta tomando soro, e dei pra ele Tridoxin 40.
    Anda, até corre, late e td maiis, mas comer q é bom, nadaaaa
    O que faço?

  38. Rita Ericson disse:

    Olá Mychele,
    a samambaia é potencialmente tóxica.
    Ele pode estar precisando de atendimento veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  39. luiz vitor disse:

    minha cachorra esta triste e nao q comer o q eu faco meu msn luiz-vitor1@hotmail.com

  40. Rita Ericson disse:

    Olá Luiz Vitor,
    quando o cão está saudável, mas não quer comer, podemos fazer como descrito no post http://www.bichosaudavel.com/meu-cao-nao-quer-comer/
    Mas se ela está triste, leve-a ao veternário para examinála e diagnosticar o que está acontecendo.
    Abraço
    Rita Ericson

  41. Josiane disse:

    Oooiii!
    Estou muito preocupada com um cão macho, tirei da rua, consegui um lar mas precisei castrar. Depois da castração ele ficou nervoso, rasgou coberta, ta triste, não come, até tenta, mas enjoa e as vzs têm vômitos. Solta água pela boca e fica chorando. É normal? Ele perdeu muito sangue pois estava com a doença do carrapato e não sabíamos, dae após a catração perdeu muito sangue, está bem medicado e foi fechado mais o corte, não sangra mais. Mas está desse jeito que relatei. Estou dando ferro e vitamina. Isso vai passar? Pode ser efeito do anestésico ainda?

  42. Rita Ericson disse:

    Olá Josiane,
    estes sintomas que você descreve não parecem relacionados com a castração. Quando foi a cirurgia?
    É melhor investigar se ele está realmente curado ou se há outra causa por trás destes vomitos e inapetencia.
    Abraço
    Rita Ericson

  43. Marcio disse:

    Bom dia, tenho uma biagle de 8 meses ela esta com a vacinação toda em dia inclusive os vermifogos, faz uns quatro meses que ela depois que faz cocô de manha cedo ela espalha todas as fezes como que procurando alguma coisa, a ração dela é a K&S filhotes e ela só come se eu misturar fiapos de frango cosido no meio, sera que deveria retirar o frango e deixar ela passar come até ela comer a ração somente, gostaria da sua orientação, grato.

  44. Rita Ericson disse:

    Olá Marcio,
    em relação ao espalhar das fezes, leia o post: http://www.bichosaudavel.com/coprofagia-comer-fezes/. Apesar dela não comer, o procedimento para interromper este hábito é semelhante.
    Já para estimulá-la a comer somente ração, leia o post: http://www.bichosaudavel.com/meu-cao-nao-quer-comer/
    Abraço
    Rita Ericson

  45. Solange Orestes disse:

    Boa Noite, Adotei um poodle com aproximadamente 1 ano de idade, já estou com ele a dois anos,,,, até hoje sofro em ver como ele come tão pouco ele mé grande tem 45 cm de altura pesa 9 kilos´é meio magrelo mais sua pelagem é linda, parece um URSO.
    ele não come todos os dias, e quando come nem chega uma xicara de ração ou comida
    só gosta bde bifinhos, aqueles de pacotinhos tipo foxter

    dou ração super premium, mesmo assim ele vive rejeitando
    Já dei cobracitrim para fortifica-lo, mas eu gostaria de ve-lo esvaziando um potinho de ração

    Me oriente por favor
    Tenho costume de colocar várias opcoes no chão pra ele escolher, mesmo assim NADA ELE COME
    ESTA SADIU, MAIS É MUITO PREGUIÇOSO, SÓ QUER DORMIR O DIA TODO.
    JÁ FIZ VÁRIOS EXAMES A VETERINARIA DISSE QUE ELE ESTA SAUDAVÉL, QUE É SAFADESA DELE, PQ EU OFEREÇO MUITO
    É VERDADE?

    BJS, BOA NOITE

  46. Rita Ericson disse:

    Olá Solange,
    faça como recomendado no post: Se ele estiver recebendo reforço positivo quando se recusa a comer, ele pode continuar assim até receber a atenção extra que deseja.
    Se seu cão está “mimado” , não transforme a hora da refeição numa barganha por atenção. Simplesmente coloque a ração na vasilha e se afaste. Se ele não comer imediatamente, retire a vasilha do chão, guarde em local fresco e seco (dentro de 1 saco plástico, por ex) e só ofereça na refeição seguinte.
    Não se assuste se ele não comer. Se o seu coração não aguentar, ao invés de só oferecer na refeição seguinte, experimente 1 h depois. Outra tentativa é retirar metade do conteúdo e colocar a vasilha no chão novamente. Se ele ainda não quiser, repita a operação e quando estiverem sobrando apenas alguns grãos, pode ser que o instinto de sobrevivência fale mais alto, e ele coma. Afinal, o alimento está sumindo! É melhor garantir.
    É importante lembrar que os cães eram caçadores. Os caçadores nem sempre obtém alimento todos os dias. A capacidade de jejum deles é enorme. Um cão é capaz de ficar 3-4 dias sem comer, mas não sem beber água.
    Tendo a certeza que há alimento disponível, quando a fome apertar ele vai comer.
    Evite adicionar carne, petiscos ou outro tipo de alimento na ração. Pode se tornar um hábito difícil de retirar, além de quebrar o equilíbrio da ração. É possível trocar a marca da ração de vez em quando, mas faça de maneira gradual e sempre opte por rações de qualidade.
    Boa sorte e mande notícias!
    Abraço
    Rita Ericson

  47. Amanda Passos disse:

    Olá,meu cachorro tem aproximadamente 13 anos,e está muito mal,a sua doença começou com uma tosse esquisita diarréia,vômitos e um grande inchaço nas 4 patas e há dias que se recusava(ou não conseguia) se alimentar,só bebe muita muita água. Depois de alguns dias o levamos ao veterinário,e ele disse que se tratava de uma virose,receitou alguns remédios,um reforço vitaminico,cataflan e um de nome Glicopet,porém ele continuou piorando seu estado já era debilitado quando o levamos a outro especialista, o veterinário imediatamente o internou e lá ele permaneceu por dois dias tomando soro,muito magro.Ele fez exames que atestaram um problema nos rins ,porém não foi possível deixar ele lá por mais um dia,como haviam recomendado,então o trouxemos de volta pra casa,ele continua sem comer e muito fraco.Na verdade o veterinário deixou implicito que não há muito o que fazer.Eu também sei que ele já é velho,tem grandes probabilidades de morrer,sinto muita pena de ve-lo nesse estado,porém,gostaria de saber se há algo que possamos fazer para ajudá-lo?Pelo menos para ele comer nem que seja um pouco!

  48. Rita Ericson disse:

    Olá Amanda,
    muito difícil opinar num caso grave sem examinar o animal.
    Existem opções de ração pastosa, saborosas e faceis de oferecer numa seringa, mas você precisa checar com o veterinario qual seria a melhor opção.
    Espero que seu animal não sofra.
    Abraço
    Rita Ericson

  49. LAURA disse:

    peguei um poodle de aprox. 3 anos que vivia na rua,tv muito mal tratado, estamos cuidando dele c muito amor,ele ta limpo cheiroso e é nosso mascote.mas não quer comer ração,fica querendocomida,mas nao dou,e ele fica doido p/ir p fugir…gostaria de saber se,ele vai se acostumar aqui em casa e com a ração…obrigada!

  50. Rita Ericson disse:

    Olá Laura,
    ele é capaz de se acostumar a ração, mas vocês precisam ser firmes.
    Para não ser muito radical, comece misturando ração com comida (se necessário, bata a ração no liquidificador, para ele não conseguir separar) e vá diminuindo a quantidade de comida aos poucos.
    Faça como recomendado no site.
    Abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

Seu cão está doente? Caprichoso? Ou cansado da dieta do dia-dia ?

Vamos considerar que ele está saudável, mas não se anima para comer.

A situação mais frequente é o cachorro recusar a ração seca que oferecemos ou demorar horas para comer.

Neste momento, como você e sua família se comportam? Insistem, ignoram, consolam ou oferecem comida na mão?

Se ele estiver recebendo muita atenção quando se recusa a comer, ele pode continuar assim até receber toda atenção extra que deseja.

Se o seu cão está “mimado”, só come se alguém insistir, não transforme a hora da refeição numa barganha por atenção.

Simplesmente coloque a ração na vasilha e se afaste. Se ele não comer imediatamente, retire a vasilha do chão, guarde em local fresco e seco (dentro de 1 saco plástico, por ex) e só ofereça na refeição seguinte.

Não se assuste se ele não comer. Se o seu coração não aguentar, ao invés de só oferecer na refeição seguinte, experimente 1 h depois. Outra tentativa é retirar metade do conteúdo e colocar a vasilha no chão novamente. Se ele ainda não quiser, repita a operação e quando estiverem sobrando apenas alguns grãos, pode ser que o instinto de sobrevivência fale mais alto, e ele coma. Afinal, o alimento está sumindo! É melhor garantir.

É importante lembrar que os cães eram caçadores. Os caçadores nem sempre obtém alimento todos os dias. A capacidade de jejum deles é enorme. Um cão é capaz de ficar 3-4 dias sem comer, sem desmaiar como acontece com seres humanos, mas atenção: eles não podem ficar sem beber água.

Tendo a certeza que há alimento disponível, quando a fome apertar ele vai comer.

Evite adicionar carne ou outra proteína animal na ração. A quantidade ideal de proteína já está contida na ração, a maior vantagem de alimentar os animais com rações industrializadas de qualidade, é a garantia de uma nutrição completa, balanceada e equilibrada.

Mas, se você quiser adicionar sabor na ração, considere colocar um pouquinho de petisco, frutas outro tipo de alimento na ração. Alguns animais já ficam animados e comem melhor com um simples fio de azeite por cima. Saiba quais aliemntos não devem ser oferecidos, clicando aqui.

Uma outra alternativa é misturar a ração seca com ração umida, desta forma não quebramos o balanceamento da dieta e o cachorro fica mais animado com o cheiro e sabor da dieta umida.

Este pode se tornar um hábito difícil de retirar, pense bem e converse com o(a) veterinraio(a) que cuida do seu cachorro.

Também é possível trocar a marca da ração de vez em quando, mas faça isso de maneira gradual e sempre opte por rações de qualidade.

Se o seu animal precisa de uma dieta especial (há rações comerciais para diabéticos, insuficiente renais etc, não gosta de ração de jeito nenhum ou você está disposto a mudar, é possível oferecer alimentos feitos em casa, mas é fundamental o acompanhamento de um nutricionista veterinário. As necessidades nutricionais dos cães são muito diferentes das humanas.

Para saber mais sobre alimentação natural, clique aqui.

 


Carregando..