Meu Cão Não Quer Comer Ração!!

  1. Jaqueline disse:

    Olá! Tenho um cachorro poodle com 5 meses que está me preocupando. Ele não quer brincar mais, vive quietinho pelos cantos, voltou a fazer xixi e cocô dentro de casa e também não comia direito. Troquei a ração e ele voltou a comer, mas isso foi a única coisa que mudou. A vermifugação foi feita corretamente.Estou muito preocupada. O que pode ser? O que faço?? Obrigada pela atenção.

  2. Neuza disse:

    Meu Cachorro é um Shith-zu com 1 ano e 10 meses sempre dei raçoes caras para ele tipo Proplan. Royal Canin, mas ele sempre muito chato para comer como tenho outro no patio o qual eu dou a ração Dog Chow, ele começou a comer esta e não aceita as outras, mas estou preocupada porque dizem que o Shith-zu tem que comer essas mais caras para ficar com os pelos bonitos e a função da lagrima. Sera que não tem algum complemento para mim dar e deixar que ele coma a Dog Chow/

  3. Neusa Maria disse:

    Olá boa tarde!
    Tenho um rotwailler com 8anos e 8 meses e ele está doente a mais ou menos duas semanas, foi diagnosticado como doença do carrapato, ele está com o baço muito aumentado e com alguns nódulos, a veterinário está esperando melhorar o quadro para investigar se ñ é cancer, está tbm com o fígado aumentado, por conta disso está com icterícia, está com infecção urinária, enfim, está muito mal, está tomando medicação por via subcultânia e via oral, Teve que fazer transfusão de sangue na 5°f e hj 08/10 tomou soro com medicação e amanhã vai tomar de novo e por conta de tudo isso ele não quer comer absolutamente nada, só consegue tomar água, e eu estou preocupadíssima, porque ele está muito magro e fraco, não consegue nem andar direito, só quer ficar mais deitado. Eu não sei mais o que faço para despertar nele a vontade de comer, nem que seja um pouquinho. Por favor se voce tiver alguma idéia me ajude por favor, eu não posso perder esse ser querido, preciso de mais um tempinho para me preparar melhor. Aguardo sua resposta anciosamente. Fique com Deus. Neusa

  4. Rita Ericson disse:

    Olá Gisele,
    pelo seu depoimento ele está saudável, mas não conhece os limites da sua casa.
    Seja clara, ensine para ele o que pode e o que ele não pode fazer.
    Quanto a engordar, nem sempre é desejável. Um animal agitado, dificilmente é gordo.
    O importante é ele ser saudavel.
    Abraço
    Rita Ericson

  5. Rita Ericson disse:

    Olá Ana Claudia,
    se sua cadela está animada e brincando, fique tranquila.
    Se ela está vomitando com frequencia ( 3 x semana ou mais), leve-a para consulta veterinaria e pergunte sobre a necessidade de fazer uma ultrassonografia. Este exame é de simples realização e não requer anestesia geral como a endoscopia.
    Abraço
    Rita Ericson

  6. Rita Ericson disse:

    Olá Lais,
    pelo seu depoimento e pela idade dela, suspeito de alguma alteração cardíaca.
    Procure atendimento veterinario especializado, ela pode ser tratada e melhorar sua qualidade de vida.
    Abraço
    Rita Ericson

  7. Rita Ericson disse:

    Olá Jaqueline,

    a prostração pode ser sintoma de diferente doenças, inclusive das transmitidas pelo carrapato.
    Leve-o para consulta veterinaria e converse sobre fazer um exame de sangue (hemograma).
    Abraço
    Rita Ericson

  8. Rita Ericson disse:

    Olá Neuza,
    se o seu shih-tzu está saudavel e com os pelos e olhos bonitos, deixe-o comer a Dog Chow!
    Não há necessidade de complementar, se ele apresentar algum problema, converse com seu veterinario.
    Abraço
    Rita Ericson

  9. Rita Ericson disse:

    Olá Neusa,
    você já ofereceu uma ração pastosa cahmada a/d da Hill`s ou Recovery da Royal Canin?
    O bife de fígado também costuma agradar.
    Boa sorte e saúde para seu cão.
    Abraço
    Rita Ericson

  10. Neusa Maria disse:

    Bom dia Rita!
    Obrigada pelo retorno, eu já ofereci esse patê, o fígado, peito de frango, sobre coxa sem osso, patinho moído, papinha da nestlê, enfim, tudo o que me foi possível oferecer, mas não quer, eu tenho medo de forçar e ele vomitar, pois já está muito fraco. Hoje ele vai tomar soro novamente, vamos aguardar a reaçao. Muito obrigada pela atenção e fique com Deus.
    Neusa.

  11. Josiane disse:

    Olá boa tarde,

    Tenho uma cadelinha Cocker com Poodle que não come ração. Quando nós à adquirimos ela comeu ração por um período de 2 meses mas depois não quis mais saber, somente comida. Ela adora chocolates, procuramos evitar mas….
    Quando ela vai comer, sempre temos que correr atrás dela.
    Ela já teve anemia, tenho medo que ela adoeça pela comida
    que damos. O que faço?

  12. Rita Ericson disse:

    Olá Josiane,
    faça como descrito no texto, não ceda, tenha paciencia e se necessário, vá modificando a dieta aos poucos.
    Abraço
    Rita Ericson

  13. marta neiva guerreiro gomes disse:

    Olá gosto de ler as dicas e necessidades dos outros, me ajuda muito. Eu adotei uma cahorrinha sem raça definida ou mestiça, ela parece muito com uma fox paulistinha. Depois de conversar com o veterinário eu misturo frango desfiado com um gostinho temperado mas bem pouco e ela gosta muito com a ração. Eu não possuo recursos só para ração. Mas o que me intriga mesmo é que ela espera pela “sobremesa”: paçoca doce. Eu nunca vi gostar tanto, e eu dou mas com insegurança porque só em falar paçoquinha quando preciso que ela me obedeça ela vem correndo. Enfim a paçoca tem sido o prêmio pelo bom comportamento dela. Além da ração, hoje a Premiatta, antes Papita e uma outra que esqueci o nome, eu coloco o frango, um pouco de cenoura, abóbora, fios bem pequenos de carne, e às vezes banana, única fruta que gosta, mas não sou radical dou algumas coisinhas como sorvete, farelo de bolacha caseira (tudo bem pouquinho). Possuo um quintal enorme e é impossível vigiá-la o tempo todo e sempre acha alguma coisa por lá. Ela se chama Polyana. Eu não me importo de preparar comida para ela. O que eu faço sobre a paçoca já que é um doce basicamente amendoim e açúcar? Obrigada Marta

  14. Rita Ericson disse:

    Olá Marta,
    a paçoca não é apropriada para alimentação dos cães. Além do açúcar, o amendoim contém aflatoxina que pode intoxicar.
    Troque a “sobremesa” por algum petisco canino (Doguitos, por ex), eles também adoram e não faz mal à saúde.
    É possível alimentar os cães com dieta caseira, mas ela deve ser balanceada e conter todos os ingredientes necessários para uma nutrição adequada.
    Leia o post- http://www.bichosaudavel.com/racao-ou-dieta-caseira/
    Abraço
    Rita Ericson

  15. juli disse:

    Olá, comprei minha poodle faz 3 dias ela tem quase dois meses,antes de traze-la para casa dei vermifago(top dog vermifogo) e uma vacina (V11 elevencell vac) ela comeu ração no primeiro dia que veio para minha casa mas agora não come so bebe agua e esta so vomitando, estava com muito(muito mesmo) verme estava saindo nas fezes mortos mas ontem ela vomitou tambem alguns e esta bem moadinha, desde ja obrigada.
    Juli

  16. Rita Ericson disse:

    Olá Juli,
    quando a infestação por vermes é grande, eles aparecem mesmo!
    Se ela continuar prostrada, leve-a para consulta veterinaria
    Abraço
    Rita Ericson

  17. Artur disse:

    Olá Rita!
    Tenho um labrador que está com três meses, a 15 dias atrás foi diagnoosticado com a doença do carrapato, mas o veterinário entrou com o antibiótico e algumas vitaminas, e ele já está muito bem correndo, brincando e comendo. Tenho percebido que ele está bem gordinho na última consulta estava com 10kg hoje já acho que deve estar com uns 12kg, só que tenho percebido que após as brincadeiras está um pouco cansado, e tenho achado a barriga dele um pouco grande. Ele tem se alimentado normalmente e come bem e muito rápido será que é normal? Tenho percebido também que as vezes ao correr ele cai, será que é por causa do peso, será que já tenho que pensar em uma dieta pra ele? A ração que ele come é Royal Canin -Labrador Júnior, e ele adora comer papinha de creme de arroz com banana misturado na ração (só na primeira refeição). Acha que devo continuar com este esquema de alimentação?

  18. Rejane Carvalho disse:

    Tenho 4 cachorros, um vira-lata, um pastor alemão, um golden e um labrador, todos adotados. O pastor e o vira-lata eu os peguei ainda bebê e por isso consegui fazer td certinho quanto as vacinas, já o golden veio pra casa com mais ou menos 1 ano de idade e o labrador eu o encontrei perdido na rua com mais ou menos uns 6 meses de idade, os dois estão a bem pouco tempo comigo e ainda não tive nem tempo e nem grana para levá-los ao veterinário, porém percebi que os dois andam comendo barro, o golden já chegou aqui bem magro e por mais que eu o alimente direitinho ele não ganha peso de jeito algum já o labrador sempre foi bem fofinho mas antes de ontem caí na besteira de dar um pedaço de carne crua pra ele e acho que fez mal pois ontem ele já amanheceu meio desanimado e a noite percebi que ele está com uma diarreia horrorosa(água podre)e hoje já amanheceu mais abatido e sem apetite, estou desesperada, o que devo fazer?

  19. Naomy Brena disse:

    Olá, minha cadela é vira-lata, teve os filhotes a 3 dias e não quer comer nada, só leite e quando toma, isso é normal? ela está muito magrinha e a aparência dela está muito triste.

  20. zinia disse:

    Tenho um cachorro poodle,que nao quer comer mais a ração pura,só com fígado de frango,quando coloco só a ração ele nao come.O que eu faço?

  21. Rita Ericson disse:

    Olá Artur,

    em relação a sua impressão que a barriga dele está grande e as quedas, consulte seu veterinário. É impossível opinar sem examinar seu cão.
    Acho desnecessário alimentá-lo com este creme de arroz, principalmente se ele estiver acima do peso. Engorda a beça!
    Abraço
    Rita Ericson

  22. Rita Ericson disse:

    Olá Rejane,

    leve seu labrador e o golden para consulta veterinaria.
    Você mora no RJ?
    Eles foram vermifugados?
    Existem alguns locais que realizam este serviço a preços reduzidos (Universidades, SEPDA e o hospital da prefeitura do Rio http://www0.rio.rj.gov.br/ijv/index.shtm)
    É impossível opinar sem examinar os animais.
    Abraço
    Rita Ericson

  23. Rita Ericson disse:

    Olá Naomy,
    as cadelas ficam com a aparencia abatida após o parto, mas normalmente apresentam um apetite de leão!
    Leve-a para consulta veterinaria.
    Abraço
    Rita Ericson

  24. Rita Ericson disse:

    Olá Jessica, desculpe a demora, mas seu comentario entrou na caixa de spam (!).
    Será que foi por causa do envio através do orkut? Isso raramente acontece.
    Espero que seu filhote esteja bem, nesta idade eles podem apresentar diversas doenças.
    Impossível te recomendar algo sem examiná-lo. Leve-o para consulta veterinaria.
    Abraço
    Rita Ericson

  25. Rita Ericson disse:

    Olá Zinia,

    faça como descrito no texto.
    Insista, não deixe alimento disponivel e cuidado para não transformar a refeição num momento de barganha por atenção.
    Dê atenção de outras maneiras, brinque, passeie, escove e faça exercícios de adestramento com seu poodle.
    Abraço
    Rita Ericson

  26. Ana cristina disse:

    Boa noite estou desesperada tem um vinte dias comprei um puldoo´para meu filho de 4 anos e 3 ou 4 dias ficou doente fez tratamento ficou enternado e morreu foi um Baque para meu filho que ficou doente tambem ai fui e comprei lhasa de 2 meses no sabado ele é bem animado brinca bastante ja vermifuguei ele no sabado mesmo ai no sabado so comeu denoite mas no domingo comeu bastante e anoite teve vomito depois disto não quiz comer nada esta bebendo agua normal brinca mas não come Estou com medo que aconteça o mesmo eo meu filho?
    Pela mor De DEUs me ajudem isto é normal ?

  27. taiana disse:

    Oi. ganhei um filhote de puldo de apenas 27 dias, e ele chora e nao qr come a raçao amolecida na agua. Oq eu faço tem algum outro tipo de alimento q posso oferece-lo? e me falaram q ele nao pode bebe agua pq eh mto noviiim. Gostaria de sabee pq?
    bjO
    Obg.

  28. zinia disse:

    Tenho um cachorro poodle de 8 meses e quero colocar uma coleira ante-pulga,e gostaria de saber se funciona mesmo.

  29. Tácia disse:

    Oi
    Minha cadelinha está super magra e não quer comer de jeito nenhum; tenho dois cães, o macho come sem problemas, acompanho a alimentação deles para que ele não coma o prato dela, mas ela não come de jeito nenhum. Segundo o veterinário ela precisa aumentar pelo menos em 20% o seu peso, mas ela não come! Alimentamos eles duas vezes por dia, uma de manhã e outra de noite, se não começam a comer em 15 minutos tiramos os pratos. O que eu posso fazer?

  30. thais helena disse:

    Bom dia, tenho uma cachorra da raça rottweiler femea que está fazendo hoje 44 dias. Gostaria de saber se o peso que ela tem hoje comporta pela idade de vida, ela está pesando ( dois quilos e meio ).
    Aguardo sua resposta

  31. Larissa disse:

    Tenho um poddle de 1 ano, ele sempre foi preguiçoso p comer mas quando a fome aperta ele sempre ia comer. ele sempre foi magrinho. Enfim,há dois eu acordei e o lixo estva revirado por ele, a tarde ele vomitou, a noite fez coco mole e já está a mais de dois dias sem comer. Esta muito magro, muito triste, nao faz as coisas que ele fazia habitualmente, só quer ta durmindo. Estou muito preocupada, por favor me deem uma luz urgente…levarei ele hj na clínica, mas eu sei que os exames aqui sao muito limitados…

  32. João Pedro disse:

    olá eu tenho uma cadela pastor belga e está com quase 2 anos
    mas quando eu coloco a sua ração ela não come depois de 5 ou 10 minutos eu retiro a a ração e coloco no saco plástico
    e coloco na refeicão seguinte e ela sói come as vezes e sempre deixa um pouco e eu sinto q ela só come pela fome
    e não gosta

  33. Rita Ericson disse:

    Olá Ana,
    os filhotes podem apresentar diversas doenças, com sintomas parecidos.
    Dependendo da causa mortis do outro filhote, podehaver contaminação através do ambiente.
    Experimente oferecer um alimento mais saboroso e observe se ele se alimenta e não apresenta mais vomitos. Se ele continuar sem comer, leve-o para consulta veterinaria.
    Abraço
    Rita Ericson

  34. Rita Ericson disse:

    Olá Taiana,
    existe uma papinha de desmame a venda nas petshops. Outra opção é bater a ração no liquidificador e misturar com água para virar uma “papa”.
    Se ele não aceitar, leve-o para consulta veterinaria.
    Os filhotes não costumam beber água porque ainda mamam, mas você pode oferecer que ele vai aceitar, aos poucos.
    Abraço
    Rita Ericson

  35. Rita Ericson disse:

    Olá Zinia,
    existem vários produtos para controle de pulgas.
    A eficácia depende da quantidade de pulgas no ambiente (casa, rua etc).
    Há situações em que é necessário associar diferentes produtos.
    Experimente e avalie a eficácia.
    Os produtos biológicos (não intoxicam) são mais indicados para filhotes e cães de pequeno porte.
    Abraço
    Rita Ericson

  36. Rita Ericson disse:

    Olá Tácia,
    vocês se certificaram que ela está saudável?
    Se sim, ofereça ração de filhotes de boa qualidade, ela é mais saborosa e mais calórica.
    Continue não deixando alimento disponível e mande notícias.
    Abraço
    Rita Ericson

  37. Rita Ericson disse:

    Olá Thais,
    é difícil avaliar se o peso está bom sem examinar o animal. Mesmo sabendo que ela é uma rottweiler pode haver variação de tamanho.
    Há animais desta raça de porte maior e menor, depende muito da genética.
    Converse com seu veterinário quando for vaciná-la.
    Abraço
    Rita Ericson

  38. Rita Ericson disse:

    Olá Larissa,
    pelo seu depoimento, ele pode ter comido algo no lixo. Se foi um alimento, a tendencia é ele se recuperar rapidamente. O quadro é mais grave se ele ingeriu algum corpo estranho (plastico, metal etc).
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  39. Rita Ericson disse:

    Olá João Pedro,
    cheque se você está oferecendo uma quantidade maior que a indicada para o peso dela.
    Muitos animais não apreciam a ração, mas sabemos que é a alimentação mais completa e balanceada.
    Você pode experimentar trocar de marca e/ou oferecer uma alimentação caseira (formulada por veterinário).
    Abraço
    Rita Ericson

  40. ana cristina disse:

    Boa noite gostaria de saber o e-mail da nossa amiga ai encima que comprou um cachorrinho no aquario e ele morreu eu tambem comprei um no dia 03-10-2011 e ele morreu depois de 3 dias mas eu chamei ate a policia gostaria de falar com ela pois não podemos deixar mais crianças como meu filho passar por isto beijos e aguardo resposta

  41. Priscila disse:

    Olá! Minha cadelinha come ração mas come menos do que comia antes e o pelo dela esta caindo muito, ela teve o primeiro cio recentemente, e eu tambem a vermifuguei pois ela ja tem mais de um ano será que é isso? estou preocupada com essa queda de pêlos e essa falta de apitite dela.

  42. shaiene disse:

    bomdia.tenho um pit bul de dois meses,ha dois dias ele nao come nada,esat triste.o que devo fazer

  43. shaiene disse:

    meu cao e pit bul e ele tem dois meses,ele nao quer comer ha dois dias,ele pode esta doente.espero sua resposta

  44. Jéssica disse:

    oie !
    Tenho uma rotweiller de 4 meses , ela tomou a primeira dose da vacina sábado passado , desde então , o corpo dela fica mais quente do que o normal , a urina ta muito amarela , ela come pouco e so se tiver petisco , ela tem dor no corpo e rosna sempre que ela ta deitada e agente tenta tocar nela , antes disso , ela era super ativa , comia muito bem e brincava o dia todo , to muito preocupada , oque devo fazer ? E de quanto em quanto tempo eu devo dar o vermifugo pra ela ? Ela tomou duas vezes .

  45. Thiago Morais disse:

    olá tenho uma cadelinha e por uns meses minha secretaria deu comida pra ela e agora está caindo o pelos em partes de seu corpo estou preocupado mas e não sei o que fazer!a alimentaçao está regularizada,apenas com raçao o pelo voltará a crescer???

  46. Rita Ericson disse:

    Olá Ana Cristina,
    qual o nome da pessoa?
    Os comentarios vão mudando de ordem conforme são postados.
    Enviarei o seu email para ela entrar em contato.
    Abraço
    Rita Ericson

  47. Rita Ericson disse:

    Olá Priscila,
    como estamos nos aproximando do verão, é muito comum que ocorra uma queda de pelos generalizada. É importante avaliar se há falhas ou se os pelos estão caindo por igual. O cio pode provocar queda de pelos também.
    O apetite também diminui quando a temperatura aumenta.
    Insista na ração e não deixe o alimento disponível
    Abraço
    Rita Ericson

  48. Rita Ericson disse:

    Olá Alexsandra,
    os filhotes podem apresentar diversas patologias que levam à inapetencia.
    Leve-o para consulta veterinaria.
    Abraço
    Rita Ericson

  49. Rita Ericson disse:

    Olá Jessica,
    leve sua cadela para revisão onde ela foi vacinada.
    Ela pode estar com alguma reação local ou alguma outra patologia que coincidiu com a data da vacinação.
    Quanto à vermifugação, depende do “estilo de vida” do animal, aqueles que frequentam sítios, ambientes com terra e muitos animais precisam ser vermifugados com mais frequencia. Para os animais de vida urbana, uma vez a cada 6 meses é suficiente.
    Abraço
    Rita Ericson

  50. BRUNO ORTEGA disse:

    TENHO UM YORKSHIRE DE 1 ANO E ELE TEM DIFICULDADE DE COMER A RAÇÃO DE ADULTO(ROYAL CANIN)ELE SÓ CONSEGUE COMER QUANDO A RAÇÃO É UMIDECIDA COM UM POUCO DE AGUA MORNA. O QUE POSSO FAZER? POSSO VOLTAR A DAR A RAÇÃO DE FILHOTE?
    OUTRA DÚVIDADE QUANTO EM QUANTO TEMPO POSSO DAR VERMIFUGO PARA ELE?
    AGUARDO UMA RESPOSTA!
    OBRIGADO…

Faça sua pergunta!

Seu cão está doente? Caprichoso? Ou cansado da dieta do dia-dia ?

Vamos considerar que ele está saudável, mas não se anima para comer.

A situação mais frequente é o cachorro recusar a ração seca que oferecemos ou demorar horas para comer.

Neste momento, como você e sua família se comportam? Insistem, ignoram, consolam ou oferecem comida na mão?

Se ele estiver recebendo muita atenção quando se recusa a comer, ele pode continuar assim até receber toda atenção extra que deseja.

Se o seu cão está “mimado”, só come se alguém insistir, não transforme a hora da refeição numa barganha por atenção.

Simplesmente coloque a ração na vasilha e se afaste. Se ele não comer imediatamente, retire a vasilha do chão, guarde em local fresco e seco (dentro de 1 saco plástico, por ex) e só ofereça na refeição seguinte.

Não se assuste se ele não comer. Se o seu coração não aguentar, ao invés de só oferecer na refeição seguinte, experimente 1 h depois. Outra tentativa é retirar metade do conteúdo e colocar a vasilha no chão novamente. Se ele ainda não quiser, repita a operação e quando estiverem sobrando apenas alguns grãos, pode ser que o instinto de sobrevivência fale mais alto, e ele coma. Afinal, o alimento está sumindo! É melhor garantir.

É importante lembrar que os cães eram caçadores. Os caçadores nem sempre obtém alimento todos os dias. A capacidade de jejum deles é enorme. Um cão é capaz de ficar 3-4 dias sem comer, sem desmaiar como acontece com seres humanos, mas atenção: eles não podem ficar sem beber água.

Tendo a certeza que há alimento disponível, quando a fome apertar ele vai comer.

Evite adicionar carne ou outra proteína animal na ração. A quantidade ideal de proteína já está contida na ração, a maior vantagem de alimentar os animais com rações industrializadas de qualidade, é a garantia de uma nutrição completa, balanceada e equilibrada.

Mas, se você quiser adicionar sabor na ração, considere colocar um pouquinho de petisco, frutas outro tipo de alimento na ração. Alguns animais já ficam animados e comem melhor com um simples fio de azeite por cima. Saiba quais aliemntos não devem ser oferecidos, clicando aqui.

Uma outra alternativa é misturar a ração seca com ração umida, desta forma não quebramos o balanceamento da dieta e o cachorro fica mais animado com o cheiro e sabor da dieta umida.

Este pode se tornar um hábito difícil de retirar, pense bem e converse com o(a) veterinraio(a) que cuida do seu cachorro.

Também é possível trocar a marca da ração de vez em quando, mas faça isso de maneira gradual e sempre opte por rações de qualidade.

Se o seu animal precisa de uma dieta especial (há rações comerciais para diabéticos, insuficiente renais etc, não gosta de ração de jeito nenhum ou você está disposto a mudar, é possível oferecer alimentos feitos em casa, mas é fundamental o acompanhamento de um nutricionista veterinário. As necessidades nutricionais dos cães são muito diferentes das humanas.

Para saber mais sobre alimentação natural, clique aqui.

 


Carregando..