Pulgas e Carrapatos – “pragas infernais”!

  1. Adriana disse:

    Boa Tarde!!

    Estou super preocupada com meu cãozinho que só tem dois meses(pinscher)e ao redor da coleira apareceu uma casca(tipo caspa)eu tirei e ficou aquela rodela horrível sem pelo.Será que ele está com fungo?O que posso fazer?

  2. Rita Ericson disse:

    Olá Adriana,

    impossível opinar sem examinar a pele do animal.
    Leve-o para consulta veterinaria
    Abraço
    Rita Ericson

  3. renato pires disse:

    boa noite eu tenho um caozinho da raça pincher e ele acabou de comer a raçao passou um pouco ele começou ter uma convulsao ficou todo duro e nao ficava em pe seu corpo parece que tava esticando ficou todo imovel e desabilitado mais ou menos uns 40 segundos a 1 minuto..

  4. Rita Ericson disse:

    Olá Renato,
    seu pinscher deve ter apresentado uma convulsão.
    Leve-o para consulta veterinaria.
    Abraço
    Rita Ericson

  5. isa disse:

    minha cadela coça muito chegando até a dar vermelhidão na pele ,inclusive abre feridinhas ,ela já usou shampoo especial e nada ,ela continua se coçando ,acho q é pulga pq um dia estava escovando ela e achei dois bichinhos entrando no pelo dela ,consegui pegar eles ,mas depois procurei mais e não achei,nossa ela se coça demais o q fazer?

  6. isa disse:

    minha cadela esta´coçando muito e a pele tá meio vermelha ,encontrei pulgas nela ,o q fazer agora?No momento não posso pagar veterinário pra ela ,existe algum remédio ou cuidados para aliviar a coceira?

  7. Rita Ericson disse:

    Olá Isa,
    as pulgas e carrapatos são as principais causas de alergia e prurido (coceira) em cães e gatos.
    Use um produto para controle de ectoparasitos uma vez ao mes e se as lesões na pele continuarem leve-a para consulta veterinaria.
    Abraço
    Rita Ericson

  8. Rita Ericson disse:

    Procure nas petshops produtos para controle de pulgas.
    Evite produtos tóxicos.
    Abraço
    Rita Ericson

  9. leonice vieira da silva disse:

    Olá, queria saber se é verdade se o cão se engolir o seu próprio dente ele pode vir a morrer ?

  10. Rita Ericson disse:

    Olá Leonice,
    é muito comum os cães engolirem seus dentes de leite.
    Eles são muito pequenos, não acredito e nunca vi um caso que tenha ocorrido algum problema.
    Fique tranquila
    Abraço
    Ria Ericson

  11. claudinete da silva disse:

    OI meu nome é claudinete, tenho uma gata que estou entregando pra uma ong de minha cidade porque estou sem condições de cuidar dela,mais no momento ela esta vomitando,suas fezes estão aguadas e comendo muito mato,não sei o que é e não tenho dinheiro pro veterinário,o que eu faço?

  12. Rita Ericson disse:

    Olá Claudinete,

    Que pena que você não pode mais ficar com sua gata…ela está vermifugada?
    Talvez seja melhor se informar com a própria ONG sobre assistência veterinária. Eles devem ter algum convênio e podem te ajudar.
    Abraço
    Rita Ericson

  13. Roberta disse:

    Ola, boa tarde! Meu cão tem tido febre e as vezes solta uns gritos de dor, levei ao veterinario e o exame de sangue não acusou nada, mas a veterinaria disse que pode ser doença do carrapato, mas tem algum perigo ela continuar medicando meu cão com os remedio para a doença do carrapato, mas não ser a doença? pode ser outra coisa? Obrigada pela atenção!

  14. Rita Ericson disse:

    Olá Roberta,

    as doenças transmitidas pelo carrapato podem ter sintomas variados, inclusive febre e dor.
    Continue o tratamento recomendado e considere repetir o hemograma em alguns dias. Se ele não estiver melhorando, leve-o para revisão.
    Abraço
    Rita Ericson

  15. Debora disse:

    Bom minha cadela a Tita ela é rottwaile misturado.Eu dei uma vacina pra ela nao entra no ciu,e eu fkei 3dias fora de casa mas ela tinha agua e comida.quando cheguei reparei que na bunda dela tinha umas feridas com casquinha eu ate tirei sao pequenas,e perto do anus e no rabo ta bem avermelhado com bolinhas e começando a fika com casquinha,ela nunca deu isso estou apavorada por que apesar de ser um cao de porte grande e violento eu a trato como se fosse uma preincesa.me ajuda por favor???desde de ja muiito obrigada.

  16. Rita Ericson disse:

    Olá Debora,

    leve sua Tita para consulta veterinaria.
    Não acredito que haja relação entre a injeção e as lesões na pele.
    As injeções para evitar o cio podem causar efeitos colaterais a longo prazo.
    Abraço
    Rita Ericson

  17. Adriana disse:

    Olá, minha cadela fugiu de casa e passou 3 horas na rua, quando a encontramos seu ouvido estava cheio de bolinhas marrons (parecidas com fezes de mosquito), eu limpei e depois de 2 meses apareceram as bolinhas novamente, me disseram que podem ser fezes de pulgas, mas já procurei as pulgas no cão e no ambiente e não acho nenhuma, o cão não se coça e não apresenta nenhuma picada. O que poderiam ser essas bolinhas?
    Obrigada e parabéns pelo ótimo site!

  18. Rita Ericson disse:

    Olá Adriana,

    muito difícil opinar sem examinar o animal.
    Seriam carrapatos? Ou somente cerumen?
    Leve-a para consulta veterinaria.
    Abraço
    Rita Ericson

  19. Carina disse:

    ola.. encontrei uma pulgo em meu maltes.. ele tem 2 meses o que posso fazer, pelo fato dele ser muito novinho ainda!? Desde já Obrigada

  20. Rita Ericson disse:

    Olá Carina,
    existem produtos seguros nas petshops para aplicação em filhotes (Front Line spray, Revolution por ex.)
    Abraço
    Rita Ericson

  21. Vanessa disse:

    Olá,
    Minha cachorra de 4 meses pegou doença do carrapto. Como não queria comer, pedru peso. O veterinário passou o remédio, e após dois dias de tratamento ela já esta bem melhor…Mais animada e come e bebe agua.O problema é que ela não defeca faz dois dias. O que fazer?

  22. Rita Ericson disse:

    Olá Vanessa,

    converse com o veterinário que está tratando dela, mas você pode oferecer um alimento pastoso para cães em pequenas porções e observe a consistencia das fezes.
    Abraço
    Rita Ericson

  23. ola tenho 3 pincher elas agora eu nao esto vendo mas pulgas nelas mas o quintal da qui de casa e de pedra mas meu avo tem muinta madeira e pedreiro ai eu nao sei q compro coleira anti pulgas um produto q vc mistura com agua e lava o quintal o po ou o spray que so coloca no cão porque eu vou compra uma poodle ai tenque detetiza o quintal antes dela vim me da uma dica por favor me ajuda porque eu tenho passaros para os produtos nao pregudicar eles qual e melhor protuto rresponde no meu msn ta obg por ler rresponde olgo pq eu vou compra dia 20 desse mes os produtos para eu compra o certo obg

  24. Rita Ericson disse:

    Olá Emanuel,

    existem diversos produtos para aplicar na casa, mas todos são potencialmente toxicos.
    Você deve retirar os animais do ambiente antes de aplicar e lavar bem o chão antes de devolvê-los.
    Cada produto recomenda um tempo de ação, siga as instruções do rotulo.
    Abraço
    Rita Ericson

  25. Suellen disse:

    Boa tarde,
    Tenho três Huskie Siberiano e a algum tempo minha casa ficou infestada de carrapatos. Já apelei para diversos tipos de remédios tanto no local como nos animais, mas não obtive sucesso. Um dos animais está com a doença do carrapato que vire e meche a deixa muito mal. Já não sei o que fazer para exterminar de vez essa praga.Queria, realmente, uma opnião de remédio para colocar neles. Já fiz o uso do buttox, frontiline spray,frontiline pipeta,coleiras contra carrapatos, etc. Desde já, agradeço!

  26. Rita Ericson disse:

    Olá Suellen,

    o controle dos carrapatos é realmente muito difícil.
    É necessário fazer uma operação de guerra!
    Você precisa tratar o ambiente e os animais. É melhor contratar uma empresa de dedetização que faz aplicações em intervalos periódicos. A aplicação de veneno no ambiente é arriscada porque pode intoxicar os animais.
    Para dedetizar é necessário retirar os animais do ambiente, neste momento trate os animais que quando voltarem para casa estarão livres de carrapatos.
    A escolha dos medicamentos é indiferente, contanto que não se use drogas tóxicas na pele dos animais.
    Abraço
    Rita Ericson

  27. neliza helena gaigalas disse:

    ola meu nome e neliza sou mae de um iasa de 1 ano e 1 mes ele tem um grande problema com pulgas pois ja passei varios remedios mas alguns deu ate intoxicacao queria algo eficiente e que nao fosse toxica pois ele e muito sensivel e ele nao come racao se deixar fica varios dias sem comer e defeca sangue entao dou uma vitamina e arroz proprio para cao e carne cosida oque me diz disso o que posso fazer para melhorar a vida dele para ser mais feliz

  28. Rita Ericson disse:

    Olá Neliza,

    existem alguns produtos contra pulgas e carrapatos seguros, converse com seu veterinario.
    Eu recomendo o Front Line (spray e pipeta), Revolution, Advantage, Fiprolex, Max 3.
    A dieta caseira pode ser usada, mas faltam alguns nutrientes, leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/racao-ou-dieta-caseira/
    Se restarem duvidas, entre em contato
    Abraço
    Rita Ericson

  29. tenho um cachorro vira lata,que sempre vem sendo atraindo pelo carrapato mais só q ele bravo e não deixa que ninguém se aproxima dele p poder tirar o carrapato .O q devo fazer com esse problema!!

  30. Rita Ericson disse:

    Olá Maria Theodora,

    existem produtos para tratar a infestação por carrapatos e não é necessário retirá-los do corpo do animal.
    Converse com o veterinario dele, sobre a melhor opção (coleira, gotas na nuca).
    Eu me preocupo com seu depoimento porque um cão que não permite ser manipulado não poderá ser tratado em nenhuma situação.
    A agressividade tem tratamento.
    Saiba mais em: http://www.bichosaudavel.com/agressividade-caes-e-gatos/ e http://www.bichosaudavel.com/programa-hora-do-blush-agressividade-29092010/
    Abraço
    Rita Ericson

  31. Marcela Campos disse:

    Olá, boa noite! Minha poodle de 9 anos apareceu com umas manchas, tipo hematomas na pele, a levei ao vete correndo e ele diagnosticou como a doença do carrapato (ela estava inclusive com 40 graus de febre e eu ñ percebi, pois seu comportamento estava absolutamente normal). Minha “pretinha” nunca tem carrapato, mas me recordei que no final do mes de janeiro fui a ilha e a levei e lá tinham muitos cachorros, depois de andar com ela pela praia e entrar no mar vi que ela estava com varios carrapatos na orelha, na cabeça… tirei tudo da forma que deu rapidamente e com desespero, pois eram muitos e com certeza ela pegou na praia, pois tinha acabado de tosar, tava com o pelo bem baixinho (verão)e ñ tinha nada de pulgas e nem de carrapatos… Enfim, fizemos hemograma e as plaquetas estão baixas, 12 mil. Desde o primeiro dia que levei ao vete ja começamos o tratamento com medicamento e 1 x ao dia dou uma sopinha de inhame com carne pra ela. Estou muito preocupada, com medo, triste, mas ela está aparentemente bem, animada, comendo normalmente… seu comportamento esta normal, estou fazendo o possível e o impossível pra deixa-la em repouso, ou seja, ficar deitadinha conforme orientação do vete. Só percebi que ela esta bebendo muita água e consequentemente urinando bastante (urina normal, cor normal)… Será que é devido as plaquetas estarem baixas ou devido a sopinha, pois ela sempre come só ração??????

    (Teria alguma outra dica de alimentação para que suas plaquetas voltem ao normal?)

    Agradeço muiiiito se puder me ajudar!!! Muito mesmo, pois amo minha Suzy e não quero perde-la de forma alguma.

    Marcela.

  32. Rita Ericson disse:

    Olá Marcela,
    como está a Suzy?
    Dependendo da medicação que ele está tomando, pode ocorrer polidipsia (muita sede).
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  33. Qual medicamento devemos usar para combater carrapatos em caes. Tenho uma loja.

  34. Rita Ericson disse:

    Olá Jose,
    existem varias opções no mercado.
    Cuidado com a toxicidade dos produtos.
    Abraço
    Rita Ericson

  35. Patrícia disse:

    Oi Boa tarde!!

    Achei domingo uma cachorrinha na rua e peguei para cuidar, só que ela é nenem acho que vai fazer 2 meses pq ainda nao enxerga direito, só que percebi ontem que ela esta com muita pulga e no momento nao tenho como comprar remedio, o vinagre com agua funciona mesmo?posso dar banho nela tambem!?
    E eu estou dando leite e ração, o que mais posso dar pra ela comer, nao tenho ideia!!

    Obrigada.

  36. Rita Ericson disse:

    Olá Patricia,

    leve-a para consulta veterinaria assim que possivel.
    Os filhotes devem comer ração, não é necessario adicionar nenhum complemento.
    Quanto aos banhos, pode dar, mas leia o texto:http://www.bichosaudavel.com/orientacao-pediatrica-como-cuidar-do-filhote/
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  37. Aline disse:

    Bom dia,

    Tenho uma husky de 1 ano, há alguns dias percebi que ela esta com carrapatos, fiquei muito preocupada e comprei um remédio que é um talco(Previn) só que estou com dúvida quando a eficácia do mesmo. Gostaria de saber se você conhece esse talco e se o indica, caso contrário, gostaria que me dissesse o nome de um remédio que seja eficaz. Também tenho outra duvida com relação a minha Able, ela normalmente defeca de madrugada, e quando vou fazer a limpeza da casa dela, tem as fezes mais durinhas e sempre tem fezes pastosas, isso acontece desde que ela nasceu.. E eu queria saber o que eu devo fazer para que as fezes deixem de ser pastosas.. obs: ela só come ração e eu já troquei de ração várias vezes na esperança de solucionar o problema e até agora nada.

    Obrigada!

  38. Rita Ericson disse:

    Olá Aline,
    existem produtos mais seguros e eficazes que o talco.
    Converse com o veterinario que acompanha sua cadela e peça indicações.
    Quanto as fezes, talvez seja necessario fazer alguns exames e afastar a possibilidade de hipersensibilidade alimentar, colite e/ou somente ansiedade.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  39. tenho uma cachorrinha pudlle,viajei e levei ela comigo no passeio brincando com outra cachorrinha ela contraiu carrapatos estrelinha, passei um veneno com cotonetes no dorso e dentro da orelha,me parece que ela ficou intoxicada, so esta vomitando uma espuma amarela e esta salivando e não quer se alimentar,que medicamento eu devo dar a ela,no momento não posso pagar um veterinario

  40. Rita Ericson disse:

    Olá Joana,
    dependendo da dose e do veneno, ela vai precisar de tratamento veterinario (na maioria das vezes, injetável).
    Se ela estiver melhor, lave muito bem as areas nas quais você aplicou o veneno.
    Abraço
    Rita Ericson

  41. FRANCINE SPINDLER disse:

    OI,TENHO UMA POODLE DE 6 MESES,FICA DENTRO DE CASA,MAS NO MEU PATIO SEMPRE TEVE CARRAPATO,QUANDO ELA VAI UM POUQUINHO PRA RUA JA PEGA CARRAPATOS,EU LOGO TIRO,NO MESMO DIA,SENDO ASSIM ELA CORRE RISCO DE PEGAR DOENÇAS?
    E DEPOIS QUE O CARRAPATO ESTAVA NELA,EU JA TIREI,MAS SE ELE PICOU ELA,FICA UMA CASQUINHA?ISSO E NORMAL OU JA E ALGUMA DOENÇA?
    NAO SEI MAIS O QUE FAZER COM ESSES CARRAPATOS JA PASSEI VENENO E NAO ADIANTA!!ME AJUDE POR FAVOR!!ME INDIQUE ALGUM REMEDIO,VENENO,…..ADIANTA USAR COLEIRAS ANTI PULGAS E CARRAPATOS?

  42. Rita Ericson disse:

    Olá Francine,

    mesmo retirando todos os carrapatos, há o risco de contaminação.
    As crostas não indicam nenhuma doença, somente a reação local à picada.
    As vezes, o controle dos carrapatos é realmente muito difícil e é necessário tratar o ambiente (dedetizar a casa).
    Existem diversos produtos no mercado para o controle dos carrapatos, o mais eficaz e mais seguro (não há risco de intoxicação) é o Front Line Spray.
    As coleiras ajudam, mas nem sempre são suficientes.
    Abraço
    Rita Ericson

  43. oi, tenho um casal de cães pinscher com fox que adotei ja adultos em épocas diferentes. o macho não tem pelos nas manchas pretas do corpo mas não se coça . mas agora a femea que adotei faz uns 2 meses começou a se coçar desesperadamente e a parte preta do pelo ta caindo ela ja tem varias falhas no pelo e nem uma ferida nem pulgas os 2 veterinários da minha cidade mandaram lavar com cetaconazol o que não adiantou de nada. disseram ser um fungo . uma amiga me mandou lavar com água com 1 colher de bicabornato e ajudou bastante . pois ela para de coçar por 2 a 3 dias e depois volta. eu posso continuar lavando ela 2x por semana ou faço oque? adoro seu site ! obrigada !

  44. Rita Ericson disse:

    Obrigada pelo elogio, Andreia!
    Divulgue para seus amigos!
    As doenças de pele são muito semelhantes, impossível opinar sem examinar seu animal.
    Há casos que só é possível confirmar a causa através de exames.
    Se for confirmada a presença de fungos, pode ser necessário fazer tratamento com medicamentos por via oral.
    Não conheço indicação científica para o uso de bicarbonato.
    Abraço
    Rita Ericson

  45. rafaela carneiro disse:

    tenho uma são bernardo te minha veterinaria diz que tem alergia a pulga tou passando o shampoo que ela indicou com peroxido de benzoila mas não ta adiantando,sara depois volta agora ta com muita perda de pelo nas costas e umas manchas pretas estão surgindo mas só nas costas tem isto e ela se coça não sei mais o que fazer alguem tem alguma sugestão ou outro shampoo que posso ajudar a curar de vez.

  46. Rita Ericson disse:

    Olá Rafaela,
    quando o animal é alérgico à picada da pulga, só conseguimos sucesso deixando o animal livre de pulgas.
    Isto é muito difícil!
    Mas não é impossível. O ideal é tratar o ambiente (dedetizar, se necessario) e usar um produto repelente de pulgas no animal.
    As pulgas não podem nem subir nele!
    Se restarem duvidas, entre em contato.
    Abraço
    Rita Ericson

  47. amanda disse:

    Olá Dra,tenho um maltês de 5 meses o boby, ele já tomou as 3 dose das vacinas recomendadas e também já está castrado (optei pela castração para evitar câncer e marcação de território)faz 13 dias que ele está castrado já tirou o ponto e está ótimo.Enfim hoje ele deu o primeiro passeio ao ar livre,ontem apliquei um medicamento para pulgas e carrapatos chamado Fiprolex,minha preocupação é se ele pegar alguns desses bichinhos mesmo com esse medicamento aplicado será necessário eu aplicar “Botox” em casa para higienização do ambiente?

    Outra duvida a presa dele superior está nascendo, mas a outra ainda não caiu, é normal? Pois a inferior caiu primeiro e só depois começou a crescer a outra.

    Um abraço

    Amanda

  48. Rita Ericson disse:

    Olá Amanda,

    só será necessário fazer o controle ambiental se a infestação da sua casa for severa.
    É muito comum, especialmente em raças pequenas, que os dentes de leite persistam mesmo após o dente definitivo .
    Se houver desconforto, mau hálito ou outra alteração, converse com o(a) veterinário(a) do seu cão.
    Abraço
    Rita Ericson

  49. amanda disse:

    Oi Dra. Agradeço pelo seu esclarecimento me deixou mais tranquila.

    Dra.Ontem levei o boby para tosa higiênica em uma clinica, percebi que ele voltou meio triste.Até então achei que estava tudo bem, mas hoje quando eu acordei ele tinha vomitado 3 vezes um liquido amarelo,e não quis comer, então voltei ao local e informei o que estava acontecendo a vet não estava e a moça que trabalha lá disse que poderia ser pq ele era filhote e pegou uma virose, mas informei que ele já tomou todas as vacinas e tbm ele estava ótimo antes de leva-lo para tosa.Será que ele pode ter pego alguma bactéria ou vírus nesse local? Até o momento a vet não me deu nenhuma assistência nem me ligou para leva-lo para examinar.

    Obrigado

    Amanda

  50. Rita Ericson disse:

    Olá Amanda,
    difícil opinar sem examinar seu animal.
    As viroses costumam demorar mais tempo para apresentar sintomas.
    Os cães vomitam com muita facilidade.
    Ele pode ter comido alguma bobagem ou entrado em contato com algum produto químico?
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

Há pouco tempo atrás, precisávamos nos preocupar com as pulgas no verão e com os carrapatos no inverno.

Agora, temos estas duas “pragas” presentes o ano inteiro! Os carrapatos também invadiram a cidade grande, os animais não precisam mais ir a um sítio ou fazenda para ficar infestados. Basta passear na rua, em qualquer lugar.

Estes parasitos não só chateiam como podem causar diversas doenças. Algumas realmente graves, podem até matar.

Por isso este assunto é tão importante.

PULGAS

O maior problema das pulgas é a velocidade que se multiplicam. Uma única pulga pode gerar até 3 milhões de descendentes em 2 meses!

As pulgas sugam sangue e uma só é capaz  de picar um cão ou gato muitas vezes em um dia. Além do risco de anemia e do incômodo das picadas, se o seu animal for alérgico (à saliva da pulga) pode desenvolver uma dermatite que coça muito. A coceira permanente leva a infecções na pele e perda de pelos.

O Dipilydium caninum é um verme transmitido pela pulga. Quando o animal se coça com a boca, acaba ingerindo a pulga e desenvolvendo a verminose. Esse verme pode ser comprido (20 a 60 cm) e seu corpo é dividido em proglotes (pedacinhos parecidos com um grão de arroz) que podem sair ativamente pelo ânus e ser encontrados nos pelos do animal.

dipilydium caninum


 

 

Para controlar a infestação devemos usar um produto no animal antes dele contrair as pulgas. Se ele já está apresentando pulgas, trate o animal e o ambiente. Não adianta só eliminar as pulgas do corpo do seu cão ou gato. As formas jovens da pulga (ovos, larvas e pupas) ficam no chão, nos tapetes, nas caminhas…

Existem muitos produtos seguros no mercado para aplicar no animal e para o ambiente. Se o problema ainda estiver no começo, é possível controlar a infestação aspirando a casa, fechando as frestas do chão (principalmente de tacos de madeira) e tratando o animal.

Quando a infestação é severa, é necessário contratar serviço profissional para desinsetizar o ambiente. Não se esqueça de programar a retirada dos animais da casa. Eles só devem retornar quando o veneno tiver sido completamente removido.

Cuidado com produtos tóxicos! Os talcos, xampus e coleiras a base de venenos devem ser usados com cautela. Dependendo da idade e da sensibilidade do seu animal, ele pode se intoxicar gravemente.

Quando nós escovamos, fazemos um carinho ou se durante o banho procuramos e não encontramos nenhuma pulga, não significa que seu animal está livre delas. As pulgas são rápidas, enquanto mexemos numa parte do corpo aqui, elas correm para o lado de lá…mas se você encontrar uns grãozinhos pretos, parecidos com pó de café principalmente na região próxima da cauda: seu animal tem pulgas!

Estas são as fezes delas (ECA!) que se molhadas parecem ferrugem ou até mesmo sangue.

CARRAPATOS

Assim como as pulgas, eles também são hematófagos, isto é, se alimentam de sangue (inclusive dos humanos). Além da reação no local da picada, podem transmitir doenças.

Nos animais, as mais comuns aqui no Brasil são a erlichiose e a babesiose, causadas por hematozoários (parasitos do sangue). No ser humano as doenças transmitidas pelo carrapato são a Febre Maculosa  e a Doença de Lyme.  Todas estas doenças podem levar a um quadro grave e até matar se não tratadas a tempo. Elas não são transmitidas de pessoas para animais e vice versa. A transmissão ocorre exclusivamente pela picada do carrapato (no homem, ele precisa ficar pelo menos 4 horas preso à pele).

Por isso a prevenção é tão importante.

Existem vários produtos no mercado para controlar a infestação por carrapatos, converse com seu veterinário.

É importante lembrar que os medicamentos para grandes animais (gado, cavalo) não devem ser usados em cães e gatos pelo alto risco de intoxicação. Também não existe injeção ou “vacina” para carrapato. Existem drogas injetáveis de uso em grandes animais que não devem ser usadas em cães e gatos.

Controle o ambiente e observe se há carrapatos nos muros, frestas de portas, portões e quinas de paredes. As vezes é necessário desinsetizar de 15 em 15 dias até não encontrar mais carrapatos no ambiente.

Inspecione a pele do seu animal e se encontrar um carrapato retire-o com o cuidado para não deixar o aparelho bucal aderido à pele (se precisar, peça ajuda ao seu veterinário).

As “doenças do carrapato” podem demorar muito tempo para se manifestar. Se o seu animal já teve carrapato e está desanimado, inapetente e com febre, procure seu veterinário e comente sobre o assunto. Um simples hemograma pode ajudar a diagnosticar precocemente e neste caso o tratamento é muito simples.

Os gatos raramente apresentam carrapatos pela sua habilidade de se limpar e retirá-los o quanto antes.

Mantenha seu animal livre de pulgas e carrapatos, assim ele ficará mais saudável!



Carregando..