Deixando o Cão Sozinho em Casa

  1. vera lima disse:

    Dra. preciso de ajuda meu cao nao me respeita, quando sabe que vou sair para trabalhar comeca a puxar minha calca.ja nao sei mas o que faço mas amo meu bebezinho ele vai fazer 1 aninho e super mimado chora por tudo.
    Eu tenho a certeza que joguei toda minha carencia para ele.
    E agora o que faço.

    Bjs Vera Lima

  2. rtercsn451 disse:

    Inicialmente, ensine algum comando – SENTA – por ex.
    Quando ele souber sentar e te obedecer, passe a mandá-lo sentar para tudo que até hoje ele recebeu, de graça.
    Como comer, colcar coleira, receber atenção e carinho.
    Não cumprimente-o se ele não te obedecer.
    Acostume-o a ficar sozinho (http://www.bichosaudavel.com/deixando-o-cao-sozinho-em-casa/).
    Quanto menos dependencia, melhor. Ele deve aprender a ser independente.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  3. Joyce Lopes disse:

    Dr. tenho 2 cães (macho e fêmea), eles são da raça collie, e latem muito, já recebi várias cartas do condomínio de reclamação, quando saiu para trabalhar eles começam a latir e muito, mais a maior raiva deles é do lixeiro, quando é dia de lixo é um tormento, eu já castrei a fêmea e senti que deu uma acalmada, estou pensando em castrar o macho também, não sei mais o que faço!

    Joyce

  4. Marcelo Capão disse:

    Meu poodle só me deixa sair para trabalhar durante a semana, isso prque eu e minha esposa criamos uma estratégia de ela me deixar de carro no ponto de onibus. No final de semana quando vamos sair, (ele sempre vai junto)depois que tomo banho ele não me deixa me vestir, é uma verdadeira luta para cumprir esta tarefa até sairmos de casa.
    O que faço?
    Obrigado!!!!

  5. rtercsn451 disse:

    Olá Marcelo,

    vocês devem ensinar seu poodle a ficar sozinho.
    O desespero dele é porque não está acostumado e acredita que “o mudo vai acabar” quando vocês saem.
    “Engane” ele: num dia que vocês tiveram tempo e forem ficar em casa, pegue a bolsa, chave do carro, troque de roupa, isto é, faça tudo como se fosse sair e não saia. Sente no sofá, assista TV etc.
    Repita várias vezes com intervalo mínimo de 15 minutos e sempre disfarçando: solte a bolsa ou chave, tire o sapato e coloque novamente.
    Quanto mais vezes vocês repetirem esta “operação”, melhor.
    Leve-o para passear ou canse-o bastante antes de sair e deixe o ambiente enriquecido (veja dicas no site).

    http://www.bichosaudavel.com/deixando-o-cao-sozinho-em-casa/

    Abraço
    Rita Ericson

  6. rtercsn451 disse:

    Oi Joyce

    recomendo a castração para o macho também, mas não acredito que somente esta medida vá resolver o problema.
    Leia as recomendações do post http://www.bichosaudavel.com/deixando-o-cao-sozinho-em-casa/
    Pode ser necessária ajuda profissional se estas medidas (se adotadas, claro) não surtirem efeito.
    Há casos que é necessário o uso de medicação.

    Abraço
    Rita Ericson

  7. Juliana Figueredo disse:

    Olá, Dr. estou com um grande problema com minha fema de 11 meses… estou com ela a 09 meses e sempre ficou sozinha em casa, mas na quinta-feira passada ela “surtou”, quando chegamos em casa, vimos que ela ambriu um buraco na porta da sala,só com as unhas. quando percebe que vamos sair, late, treme, chora desesperadamente. Levei ela ao vet e começamos um tratamento homeopatico para os sintomas que ela apresenta. até agora nenhuma diferença… quando ficou sozinha por meia hora no sábado, começou de novo a destruir a porta, uivou muito e fez xixi quando minha irma chegou. estou desesperada! O que devo fazer?

  8. rtercsn451 disse:

    Olá Juliana,
    você já iniciou o programa de ensiná-la a ficar sozinha e enriquecer o ambiente?
    As dicas do post são o primeiro passo.
    Existem animais que necessitam de um tratamento profissional com medicamentos.
    Abraço
    Rita Ericson

  9. stefania disse:

    Não sei mais o que fazer com a Mel, um labrador de 6 meses, toda vez que ela precisa ficar sozinha em casa por menos tempo que seja ela acaba destruindo tudo o que vê pela frente. começamos a tirar tudo o que era destrutivel do alcance dela e qdo ela não acha nada ela acaba achando a quina dos moveis da casa e roe tudo. ela tem brinquedos, dou ossos de couro de boi pra se distrair, deixo ração escondida nos brinquedos, ja fiz de tudo mais toda vez que ela precisa ficar so em casa qdo eu chego e uma frustração. Qdo ela era menor não tive problemas nenhum com destruição e agora que estar maiorzinha começou o problema.obg.

  10. Luana Antunes disse:

    Dr. eu havia ganhado um poodle de porte pequeno, morro em cutiriba pr, e ele veio do norte de sp la é muito quente, e aqui muito gelado, bom deu um mes e ela morreu, compramos remedio, levamos em veterinario e gastamos uma nota, morreu durinha nao mexia nem um dedo, acontece que um dia depois outro cachorro que estava super bem, morreu tbm, pq convivia com ela, acredito que deve ter pegado a doença tambem, isso ja fazem umas tres semanas, acontece que ganhei outro poddle, de porte medio eu acho, ele é maior que o primeiro, ele é super brincalão e tem cinco meses, to com medo de leva-lo pra casa e deixa-lo sozinho durante o dia pq saio de casa as sete e chego as onze, o que faço? me ajude…

  11. rtercsn451 disse:

    Olá Luanna

    pelo quadro descrito, parece que os cães morreram de cinomose. É uma virose que inicialmente acomete o sistema respiratorio e em seguida o sistema nervoso central. Mesmo após a morte do animal o virus permanece vivo no ambiente por até 3 meses. O ideal é não introduzir nenhum filhote que não esteja com a vacinação completa ( vacina multipla: cinomose, hepatite, leptospirose, parainfluenza e outras e anti-rabica). É possivel completar as vacinas em torno dos 4 meses, mas cheque com seu veterinario.
    Este poodle de 5 meses que você ganhou ainda não foi para sua casa? Se ele não estiver com todas as vacinas aplicadas, NÃO leve ele para casa!
    Vacine-o antes e faça uma boa limpeza com desinfetante no ambiente.
    Abraço
    Rita Ericson

  12. rtercsn451 disse:

    Oi Stefania,

    alguns animais são extremamente ansiosos e dependentes do dono. O tratamento envolve uma modificação comportamental, diminuindo a dependencia do dono, além de tratamento para ansiedade.
    Ela é adestrada?
    Você já experimentou realizar as dicas do site? Não adianta só ler, tem que fazer…
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  13. Edvania disse:

    olá!!! gosto muito de cachorros, smepre tive fox..mas agora me casei, e quero ter um cão em casa. Como vou pra casa na hora do almoço, e fico por lá 2 hrs, e dpois retorno só as 17:#0, gostariad e saber, qual a melhor raça que ficara bem no tempo em que não estivermos em casa…que ficará sozinho numa boa. Me disseram que é o lhasa, é mesmo?? aguardo.

  14. rtercsn451 disse:

    Olá Edvania,

    as raças possuem características diferentes, mas todo cão gosta muito de companhia. Acredito ser mais importante habituar o animal a ficar sozinho, ensiná-lo a ser independente do que apostar numa raça como garantia.
    Sou fã dos vira-latas…Existem tantos precisando de uma casa legal para morar, pense nisso.
    Há muitos sites que definem os perfis das raças e suas características, gosto muito do http://www.lordcao.com
    Boa sorte!
    Abraço
    Rita Ericson

  15. ana luiza disse:

    Olá Dra!!
    Estou com uma dúvida me atormentando…Vou viajar e ficarei fora por 03 dias.O problema é que tenho 03 cachorros ( 02 femeas vira-latas e um daschaund macho).Eles nunca ficaram tanto tempo sozinhos pois em outras ocasioes sempre ficava alguem com eles,mas dessa vez vamos todos.Pensei em arrumar uma hospedagem ,mas acontece que:
    -A Luma ( que é a viralata velhina de 11 anos) nunca ficou fora de casa e acho que o stress vai ser pior para ela.
    -A Cleo é uma cachorrinha meio dificil, hiperativa ,e acho que tbm vai se estressar se sair daqui.
    -O Pipoca ( daschaund) tem só um aninho e tbm é muito danado.
    Tenho mais medo de tira-los de casa do que deixa-los sozinhos,porem não sei o que fazer.
    Devo deixar bastante agua e comida e viajar sossegada??
    Não tenho parentes aqui em minha cidade e os vizinhos estarão em viajem tbm.
    Por favor me ajude.
    Grata

  16. rtercsn451 disse:

    Olá Ana Luiza,

    não receomendo que os cães fiquem sozinhos. Podem acontecer acidentes, eles podem adoecer, além dos cães precisarem de companhia humana. Existem hospedagens muito bacanas com área ao ar livre, atividades e muita diversão. Os cães não gostam de se separar da família, se estressam com facilidade, mas ainda acredito ser melhor que deixá-los sozinhos por 3 dias.
    Quando existe a possibilidade deles ficarem em casa com alguém conhecido para ficar com eles por pelos 2 horas, levá-los para passear é o ideal.
    Abraço
    Rita Ericson

  17. Leandro disse:

    Olá Dra. Tenho uma cocker spaniel de 14 anos que, ultimamente, tem me tirado toda a paciência, que é grande. Ela sempre deu muito trabalho, mas agora ela está insuportável.

    Ela late o DIA INTEIRO e os meus vizinhos têm reclamado todos os dias. Não sei mais o que fazer, já pensamos em cirurgia nas cordas vocais, mas creio que é uma maldade. Já pensamos até em sacrifício, já que, obviamente, ela está infeliz.

    Moramos em apartamento e a situação fica complicada com a correria do dia-a-dia. Não posso nem pensar em ficar fora de casa na parte da noite, porque daí os vizinhos terão argumentos legais contra a lei do silêncio. O que faço? Revestimento acústico no apartamento também já foi uma hipótese levantada por nós, mas não sei por onde começar. Ela está muito velha, não sei até quando pode viver e eu estou desesperado. Por favor, me ajude. Obrigado.

  18. rtercsn451 disse:

    Olá Leandro,

    converse com seu veterinário sobre uma medicação para melhorar a circulação cerebral do seu cão e consequentemente a cognição ( vida de relação, latir se parar, se situar no ambiente).
    Não acredito que a cirurgia de cordectomia (cordas vocais) melhore a situação. Talvez uma medicação para oferecer bem estar e diminuir a ansiedade dela seja uma alternativa interessante.
    abraço
    Rita Ericson

  19. Eliana disse:

    Ola Dra. tenho uma cadela de uns 8 anos, ela não pode ouvir barulho de fogos que se esconde em baixo da cama. Não sei mais o que fazer, me ajude. Aguardo.

  20. rtercsn451 disse:

    Olá Eliana,
    sua cadela se comporta assim porque está apavorada.
    O ideal é dessensibilizá-la para o baruho de fogos.
    É um tratamento trabalhoso, mas recompensador.
    As vezes é necessário o uso de medicamentos para ajudar.
    Você já leu o post (link abaixo)?
    http://www.bichosaudavel.com/bomba-seu-cao-tem-medo/

    Mande Notícias

    Abraço
    Rita Ericson

  21. carolinne disse:

    dra. eu queria que o meu cachorro só ficasse calado quando eu saise porque crio o meu cachorro no meu apartamento quebrado a normas de nao poder criar cachorro falei com om sindico e prometir não deixar meu cachorro latir ou chorar fazer qualquer tipo de barulho. queria que vc me ajudasse a fazer com que meu cachorro (poodle toy)calado por favor nao quero desfazer do meu cachorro!!agradeço esse é meu imail(carolinne.97@hotmail.com)quem quiser me ajudar mande sua dica pelo meu imail.!!!

  22. rtercsn451 disse:

    Olá Carolinne,
    é praticamente impossível garantir que um cachorro seja silencioso. Cães latem, faz parte do comportamento deles. Mas é possível controlar o desespero de um cão que late muito quando fica sozinho.
    Você já fez o recomendado no post?
    Oferecer muita atividade, deixar brinquedos interativos a disposição, passear bastante antes de sair?
    Se o cão for extremamente ansioso e sofrer de ansiedade de separação, é recomendado o tratamento com medicação além destas modoficações na rotina.
    Neste caso, procure um veterinário especialista.
    Abraço
    Rita Ericson

  23. Vanessa disse:

    Olá, tenho uma duvida muito triste. Moro sozinha e tenho 5 cães pequenos. Queria saber se eles se sentem muito tristes em ficar sozinhos durante o dia. Ou se eles se divertem um com o outro. Pq quando estou em casa vejo que eles brincam bastante entre si. Isso acontece durante o dia quando não estou em casa?

  24. YASMIN SOARES disse:

    Ola Dr. Pet e equipe…
    Tenho um Yorkshire e gostaria de uma ajuda…O nome dele é Teddy e tem quase 7 meses, mas de uns meses para ca começou a dar trabalho pois eu e minha mãe vamos trabalhar e ele fica sozinho em casa durante a tarde…Começaram a vir uns recados da sindica do meu condominio que varios moradores estão reclamando dos gritos e choros dele estão querendo nos denunciar para a desfesa dos animais…estão alegando que estamos maltratando ele…Me ajudem, desde ja muito obrigadaa..

  25. rtercsn451 disse:

    Olá Vanessa,

    difícil responder sua pergunta…só perguntando para os vizinhos ou deixando uma filmadora ligada na sua ausencia.
    Se eles não latem sem parar (alguém já teria te falado!) nem destroem a casa, provavelmente ficam numa boa. É ótimo ter amigos para fazer companhia!

    Abraço
    Rita Ericson

  26. rtercsn451 disse:

    Olá Yasmin,

    você já fez o recomendado no http://www.bichosaudavel.com/deixando-o-cao-sozinho-em-casa/ ?
    Faz toda diferença “encher” o animal de atenção e cansá-lo antes de deixá-lo sozinho em casa.
    Enquanto ele não estiver se acostumado, evite deixá-lo na parte da casa que o barulho do latido alcance os vizinhos.
    Se depois de tentar tudo ele ainda não estiver bem, procure um especialista, alguns animais que sofrem de ansiedade de separação precisam de medicamentos.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  27. Neiri Silva disse:

    Olá,Dra, estou com um problema e não sei como resolvê-lo, eu tinha duas filas que já estão com 10 anos eram irmãs, uma delas morreu a semana passada, num procedimento cirurgico,a outra tem chorado muito durante a noite, pois ficou sózinha no canil, tenho mais outros cinco viralatas que ficam soltos,mas a fila sou obrigada a prender por causa dos 6 gatos, o pequenos não atacam os gatos,mas a fila pelo menos enquanto a outra estava viva, ataca, se tivesse uma forma de fazê-la acostumar com os gatos,talvez pudesse deixá-la solta tbem, durante o dia prendemos os gatos por umas quatro horas para que ela possa correr na chácara, mas depois sou obrigada a prendê-la.
    grata
    Neiri

  28. Érica disse:

    Olá eu tenho um cacchorro e toda vez que saio, ele faz um escandalo.Já coloquei tela no portão, ele dstruiu tudo para escapar.
    Ele chora demais.Gostaria de saber o que devo, fazer pra que ele pare de fazer tanto escandalo.
    Aguardo uma resposta.
    Atenciosamente
    Érica

  29. rtercsn451 disse:

    Olá Neiri,

    é possível acostumar alguns cães a conviver com gatos. A aproximação deve ser gradual e sempre supervisionada. O risco de acidentes é muito grande, principalmente porque o fila é muito grande, uma só mordida pode ser fatal para um gato. Deixe a fila na coleira e guia, mas disfarce. Coloque a guia e espere passar uns minutos. Em seguida, deixe o (s) gato (s) entrar no ambiente sem fazer barulho nem “anunciar” a chegada dele. Acompanhe a reação da fila e se necessário, impeça o ataque, segurando a guia. Enquanto a fila estiver calma na presença dos gatos, elogie e ofereça petiscos. Se você perceber que a cadela fica muito excitada, separe-as e tente novamente. Se depois de algumas tentativas não ocorrer nenhum progresso, talvez seja melhor desistir e deixar os gatos em segurança.
    Por que você não deixa a fila acompanhada dos outros cães? Talvez ela goste da companhia deles e não sinta tanto a falta da irmã que morreu.
    Boa sorte e mande notícias
    Abraço
    Rita Ericson

  30. rtercsn451 disse:

    Olá Erica,

    você já experimentou seguir as orientações do post http://www.bichosaudavel.com/deixando-o-cao-sozinho-em-casa/ ?
    Os cães precisam aprender a ficar seguros sozinhos além de ter uma vida “animada” com atividades, interesses e desafios tanto físicos quanto mentais.
    Ele é castrado?
    Existem alguns cães que mesmo com todos os cuidados continuam muito ansiosos e precisam de tratamento para ansiedade de separação.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  31. Juliana Corbett disse:

    Oi. Adorei o site e resolvi escrever sobre o drama que ando passando..
    Bom, moro na Irlanda e tenho uma yourshire terrier de quase 3 anos. Eu e ela somos inseparaveis.Assim que ganhei ela do meu marido eu cai de cama com um problema serio na coluna que me fez sair do trabalho ja a quase 2 anos e meio. O que fez ela ficar ainda mais apegada a mim, ela dorme comigo. viaja comigo e ate na cidade eu tento levar ela sempre que possivel. Mais quando nao tenho como levar ela adoece e acabo tendo que correr para emergencias com ela.
    Preciso de ir para o Brasil mais nao fui ainda porque sei que com minha ida ela irar morrer porque nao come sem estar perto de mim, bem com meu marido ela fica confortavel em momento algum.
    Fiz passaporte para ela para leva-la comigo para o Brasil mais devido a irlanda nao ter raiva e obrigatorio uma quarentena no retorno do Brasil.
    Gostaria de saber como acostumar ela a ficar em casa sozinha e principalmente sem minha compania porque preciso com urgencia iir ao Brasil. Me ajude por favor.
    Ela e tudo para mim, e minha companheira e a unica coisa que eu tenho aqui na Irlanda que realmente me faz feliz.Nao quero perder minha cachorrinha!

  32. Juliana Corbett disse:

    mandei uma mensagem anteriormente sobre minha yourkshire e nao apareceu ainda. Preciso de ajuda para acostumar minha cachorrinha a ficar sozinha e a noite com meu marido porque eu preciso viajar.
    E ela adoece quando eu saio de casa.. o que fazer??

  33. Carla Goularte disse:

    Olá, tenho uma shih tzu de 8 meses e ela sempre ficou sozinha em casa no período que eu e meu marido estamos no trabalho, só que meu marido sofreu um acidente e ela teve que ficar na casa da minha mãe por uns tempos e lá tem duas poodles e elas bricam muito.
    Estou com muito medo dela ficar em depressão qd voltar a ficar sozinha em casa. Será mesmo que isso pode acontecer? O que posso fazer pra que isso não aconteça, já que ela acostumou muito com as outras cachorrinhas.
    Abraços!!

  34. rtercsn451 disse:

    Olá Juliana,

    é possível ensinar um cão a ser independente, mas requer tempo e esforço.
    Te aconselho a procurar um veterinário especialista em comportamento animal porque em alguns casos, é recomendado o uso de medicamentos ansiolíticos.
    Você pode iniciar o trabalho deixando-a sozinha por alguns minutos em um cômodo da casa enquanto você vai para outro.
    Sempre volte e aja com naturalidade, mesmo se ela estiver chorando. Se ela ficar calma, elogie e ofereça petiscos.
    Não se despeça quando for sair e deixe-a entretida com brinquedos interativos (http://www.bitcao.com.br/index.php?PUID=BSD – procure puzzle ou quebra cabeça).
    Boa sorte e boa viagem!
    Abraço
    Rita Ericson

  35. rtercsn451 disse:

    Olá Carla,

    experimente levar e trazer sua cadelinha nos primeiros dias e observe sua reação.
    As vezes nós complicamos tudo porque as relações humanas são bem mais complexas e cheias de duvidas…
    Se você perceber que ela está realmente triste, espere alguns dias, brinque muito com ela, passeie bastante que ela se acostuma.
    Outra possibilidade é fazer uma “guarda compartilhada”, ela pode passar alguns dias na sua casa, outros na casa da sua mãe.
    Que tal um novo cacahorro na família?

    Abraço
    Rita Ericson

  36. NEIDE TESTA disse:

    OLA DRA.MEU FILHO TEM UMA LABRADORA MUITO MEIGA E CARINHOSA,
    JÁ É IDOSA TEM 9 ANOS,ELE ACOSTUMA VIAJAR DE VEZ EM QUANDO E DEICHA-LA SOSINHA SÓ QUE DESTA VEZ VAI FICAR FORA POR UMS 10 DIAS COM TODA A FAMILIA ACHO MUITO TEMPO,EU MORO LONGE,O VISINHO ESTÁ ENCUMBIDO DE LEVAR AGUA E COMIDA A CASA TEM QUINTAL GRANDE COM ARVORES E PLANTAS E O PORÃO ONDE ELA DORME,EU ESTOU MUITO PREOCUPADA COM A CACHORRA NEM ESTOU DORMINDO DIREITO POIS TENHO MEDO DELA ENTRAR EM DEPRESSÃO PELA SOLIDÃO.POR FAVOR MANDE-ME RESPOSTA.ABRAÇO.

  37. Regiane disse:

    Olá, tenho um york de 2 meses. Todos os dias eu saio para trabalhar e ele fica sozinho em casa. Percebo que quando chego ele está bem triste e só se alegra quando eu pego ele e brinco. Tenho medo dele entrar em depressao por ficar sozinho, já que todas as vezes que saio ele fica chorando. O que faço? Sempre deixo inumeros brinquedos para ele e a TV ligada para nao ficar triste, mas nao adianta.

  38. rtercsn451 disse:

    Olá Neide,

    é importante que alguém cheque se ela está bem durante a ausencia do seu filho.
    Se ela estiver bem disposta, se alimentando bem e brincando, fique tranquila.
    O ideal é que alguem fique um pouco lá com ela, brinque, faça carinho e escove os pelos.

    Abraço
    Rita

  39. rtercsn451 disse:

    Olá Regiane,

    como seu york é filhote, ensine-o a ficar sozinho.
    Mesmo quando estiver em casa, deixe-o em outro comodo por pelo menos 10 minutos.
    Quando for sair, não se despeça e ofereça algum brinquedo interativo. A maioria do cães não brinca sozinho, a não ser que o brinquedo seja estimulante. Existem algumas opções de “quebra cabeça” e objetos para rechear com petiscos
    http://www.bitcao.com.br/index.php?PUID=BSD

    Boa sorte!
    Abraço
    Rita Ericson

  40. Barbara disse:

    Olá Dra. Bom dia!Eu e meu namorado temos uma schnauzer miniatura e pegamos ela já com 5 meses.Ela é uma graça, dócil, carinhosa e brincalhona!O único problema é que ela se encaixa no perfil cachorrinha “sombra”.Aonde vamos em casa, ela vai atras.Não fica sozinha em nenhum cômodo sem chorar ou uivar.Quando saímos para trabalhar deixamos ela numa área (grande), mais ela chora, late e uiva (alto!) a tarde inteira!E quando chegamos ao fim do dia, ela pula em cima da gente e chora mais ainda.Fica literalmente desesperada de felicidade!
    O que fazemos??
    Obrigada desde já,
    Barbara e Saulo.

  41. Rita Ericson disse:

    Olá Barbara,

    você deve ensinar sua cadela a ficar sozinha.
    Exercite a independencia dela – deixe-a sozinha noutro comodo por 5 minutos, mesmo quando vocês estiverem em casa. Premie com petiscos (mini pedaços) enquanto ela estiver calma e vá aumentando o tempo aos poucos.
    Se ela for muito ansiosa pode ser necessario uma consulta com especialista para medicá-la.
    Abraço
    Rita Ericson

  42. andréa palhano disse:

    Olá Rita!
    Adoro seus programas na Hora do Blush. Hoje mesmo estava ouvindo e foi muito bom você ter falado sobre a necessidade que a gente inventa que cachorro tem que ser pai ou mãe… vinha pensando nisso. Temos um lindo york de 11 meses e a família sempre pergunta: “Quando vai cruzar?” “Quando veremos os bebês?” Eu adorei seu comentário sobre eles não terem necessidade emocional de cruzar e sim instinto de reprodução. Acabo de decidir que nosso pequeno Mil Folhas não irá cruzar… fico pensando quem vai cuidar dos bebês e se ninguém quiser? Adorei!
    Obrigada.
    Aproveitando que estou por aqui, queria te fazer uma pergunta: estamos muito apaixonados por ele… ele é um cão super meiogo, carinhoso e obediente. Sempre que precisamos sair, ele fica bem. Não destrói nada, continua fazendo suas necessidades no tapete higiênico e ninguém reclama de barulhos… deixamos aguinha fresca, radinho ligado, brinquedos e a sua caminha. Se está calor, um ventilador de teto ligado. Enfim, tudo tem sido muito bom.
    Vamos viajar e passar 3 semanas fora…. já decidimos deixá-lo no Pet Family Resort. Passeamos por outros (horrorosos) e adoramos o Pet. Estamos fazendo pequenas adaptações. Ele já passou um dia inteiro, vai passar 1 dia e 1 noite semana que vem e na outra semana o final de semana. Para ir acostumando. Não existe outra alternativa: ninguém quer ficar com ele… pena! A minha pergunta é: sei que ele vai ficar com saudade, sei que ele vai ficar nos esperando, sei que ele vai ser bem tratado. A dúvida é: ele vai sofrer? Sei que não existe temporalidade na cabecinha dele, tanto que estou em casa e se vou na lixeira, ele faz festa como se eu estivesse fora por 2 horas. Então sei que ele não vai notar 2 dias ou 3 semanas… Mas estou com medo dele sofrer? Você tem algum dos seus super conselhos para me dar?
    Obrigada por nos dar tantas dicas boas.
    Aguardo. Beijos, Andréa Palhano

  43. luiz eduardo costa disse:

    Olá!
    Adoro seus programas. Parabéns. Luiz

  44. Rita Ericson disse:

    Olá Andrea,
    difícil dizer se ele vai sofrer…certamente vai sentir falta de vocês.
    Prefiro pensar que ele vai viver uma experiencia diferente e divertida…como se fosse uma colonia de ferias, brincando com outros semelhantes.
    Ter um animal de estimação é maravilhoso, mas nós também precisamos viajar e passear, logo é fundamental encontrar uma boa opção para estas ocasiões.
    Boa viagem e fique tranquila!
    Abraço
    Rita Ericson

  45. Rita Ericson disse:

    Obrigada, Luiz!
    Eu também adoro fazer parte da “familia da Hora do Blush”!
    Abraço
    Rita Ericson

  46. luciana disse:

    ola tenho uma pitt bull de 5 meses e gostaria de saber se deixala sozinha em casa o dia todo a deixara agressiva?

  47. Rita Ericson disse:

    Olá Luciana,

    o mais importante é socializar sua cadela (passeios na rua com outros cães e pessoas) e deixar bem claro que quem manda na casa são os “humanos”.
    Leia mais sobre agressividade em:
    http://www.bichosaudavel.com/programa-hora-do-blush-agressividade-29092010/
    http://www.bichosaudavel.com/agressividade-caes-e-gatos/
    Abraço
    Rita Ericson

  48. Dirceu disse:

    Olá Rita,
    Gostaria de consultar sua oipnião por favor. Tenho muita vontade de ter um cão, moro em casa onde há espaço adequado porém como fico fora durante todo o dia no trabalho não sei o cão vai ficar triste por estar só. Durante a semanda eu poderia passear com ele a noite (+ -30min.) e nos finais de semama passeios mais longos. Ainda, tenho uma diarista um vez por semanda (nesse dia ele ficaria sozinho) e acho que teria condições de pagar um passeador para dar uma volta como ele durante o dia mais 1 ou 2vz na semana.
    Já tive cães antes, mas morava com mais gente em casa. Agora, tenho dúvidas se algúem sozinho deveria se aveturar a ter um cão. Qual sua opinão? Obrigado!!

  49. Andreia Silva disse:

    boa tarde pfv ajudem-me tho um cao de 7 meses eu e o meu marido estamos desempregados entao o cao passa 24h com a gente n esta habituado a ficar sozinho so ficou uma vez 2h30…hoje preciso mt de sair e vou demorar cerca de 4h tho medo de o deixar em casa sozinho, medo k lhe aconteça alguma coisa..ha perigo de lhe acontecer alguma coisa??pfv ajudem-me

  50. Rita Ericson disse:

    Olá Dirceu,
    eu acredito que o ingrediente principal para decidir ter ou não ter um cão é a vontade!
    Se você tem consciência que um cão pode viver aproximadamente 15 anos, dar trabalho, despesas, requer cuidados veterinários e ainda assim está disposto, adote um focinho!
    Pense também na logística quando você precisar viajar, mas saiba que existem várias hospedagens para cachorro e já encontramos alguns hoteis e pousadas que aceitam cães.
    O prazer, o aprendizado e o carinho que recebemos na convivência com os animais não tem preço!
    Abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

Os cães são animais de companhia, mas as vezes, precisamos deixá-los sozinhos em casa.

Não há nada de errado nisso, eles são capazes de ficar sozinhos e em paz por aproximadamente 6 horas. Mas para isso, devemos ensiná-los, acostumá-los a ficar sós, da melhor maneira possível.

Eles têm pouco a fazer, principalmente  na nossa ausência (nós somos o entretenimento deles). Alguns aproveitam para tirar uma soneca, outros sofrem de tédio, estresse ou ansiedade de separação.

Como saber se o seu cão fica bem quando todo mundo sai de casa ?

Alguns animais não deixam dúvidas: móveis roídos, lixo revirado, objetos e papéis roubados ou até mesmo vomito, fezes e urina pela casa. Outros se lambem / mordem para “aliviar a tensão” . Há aqueles que demonstram insatisfação latindo, uivando e você vai ficar sabendo pelos vizinhos.

Se o seu cão fica entediado, ansioso, deprimido ou se transforma numa máquina de destruição quando fica sozinho, há o que fazer. Você deve promover um enriquecimento ambiental, isto é,  atividades para seu cão.

Sugestões:

  • deixe brinquedos interativos a disposição (recheados com petiscos, por exemplo – disponíveis nas petshops)
  • leve-o para passear (de preferencia um longo passeio) imediatamente antes de sair
  • brinque muito, canse-o !
  • se a sua casa costuma ter a TV ou o rádio ligado constantemente, deixe num canal ou estação usual, num volume baixo
  • deixe uma peça de roupa sua usada perto do local onde o animal dorme
  • o colete “Thundershirt” (à venda em algumas petshops e internet) também pode ajudar muito, mas primeiro precisamos acostumar o animal a usá-lo e tomar cuidado com os dias muito quentes. O colete é feito de um tecido elástico que pode esquentar demais.

Mas o mais importante é ensinar um animal a ser independente, acostume-o a ficar sozinho.

Se ele for do tipo “sombra”,  isto é, te segue dentro de casa,  troque de cômodo, feche a porta quando  e deixe-o sozinho por pelo menos 5 minutos.

Confunda-o: pegue a chave do carro e não saia, troque de sapato e deite no sofá, coloque a bolsa no ombro e sente para almoçar. Os cães vivem uma rotina e se acostumam muito a ela. Depois de ver muitas vezes o dono sair ele aprende  quais são os sinais de que vai ficar sozinho.

Quem tem cachorro sabe que eles percebem até quando estamos fazendo as malas para viajar…

Se ainda assim seu animal demonstrar desespero quando ficar só, procure ajuda veterinária.


Carregando..