Deixando o Cão Sozinho em Casa

  1. Rita Ericson disse:

    Olá Andreia,
    os cães são capazes de ficar muitas horas sozinhos, sem problemas.
    O importante é ensiná-los a serem independentes. Se ele for do tipo “sombra” que te segue o dia inteiro, comece a deixá-lo por alguns minutos sozinho em outro comodo da casa, mesmo quando você estiver em casa.
    Não precisa ficar com medo de deixá-lo sozinho. Só tome cuidado para ele não se acidentar, evite deixá-lo de coleira (pode prender em algum móvel) e não deixe alimentos, produtos de limpeza e medicamentos ao alcance dele.
    Abraço
    Rita Ericson

  2. paula disse:

    ola eu gostaria de fazer algumas questoes. gostaria muito de ter uma cadela pode dizer-me algumas raças de caes que fiquem em casa sos por algum tempo, que sejam pequenos e que nao necessitem de muito espaço pois eu vivo num apartamente e nao tenho jardim.
    so estou em casa de manha e a noite nas tenho quem lhe de de comer. porfavor ajude-me

  3. Rita Ericson disse:

    Olá Paula,
    existem muitas opções de raças, depende muito do seu gosto.
    Eu amo os vira-latas! Existem muitos precisando de uma casa…
    Quanto a habilidade de ficar em casa sozinho, nenhum cão gosta, mas todos são capazes de se acostumar. Você precisa ensiná-lo desde filhote que ficar um pouco sozinho é normal.
    Não existe nenhuma “garantia” que determinada raça não apresentará problemas. O principal é você estar disposta a ter um animal fazendo parte da sua vida- eles precisam de dedicação! Isso significa ter tempo, dinheiro (não muito, mas as vezes ocorrem despesas inesperadas) e paciência!
    Eu sugiro que você acesse o site http://www.lordcao.com e veja os perfis das raças.
    Abraço
    Rita Ericson

  4. maria joao disse:

    a minha cadela morde muito e nao sei como faze-la parar.
    por favor ajude-me

  5. Rita Ericson disse:

    Olá Margarida,
    te aconselho seguir as dicas do post: http://www.bichosaudavel.com/agressividade-caes-e-gatos/
    Se o resultado não for satisfatório, procure ajuda de um especialista em comportamento animal.
    Abraço
    Rita Ericson

  6. Fátima disse:

    Olá abençoado dia!

    Preciso de conselhos e ajuda.
    Vou viajar no dia 03/08/2011 e retorno dia 27/08/2011
    Tenho um Sharpei de 2 anos de idade(super companheiro e sensivel) Na minha casa moramos eu e meu filho (meu filho tem 23 anos)que faz faculdade,sai a noite e aos fins de semana passa a noite fora. Eu nunca saio aos fins de semana e também não passo a noite fora. Assim ,estou sempre dando o maximo que posso de atenção ao meu cahorro. Durante a semana no periodo que estou trabalhando,ele fica sozinho.Mas é realmente um ótimo cão(embora dengoso) Não distroi nada! Tennho muitas plantas no quintal e ele nem mexe. É limpo,faz sua snecessidades em um só local edorme bastante. Mas as vezes é ansioso(principalmente quando recebemos visitas ou quando chego em casa)dentor de casa também não mexe em nada.
    Bem,minha preocupação agora é esta viagem em agosto.Passarei quase 30 dias fora,longe dele e gostaria de dicas para prepara-lo para minha ausência ,de forma que ele não sofra tanto e nem fique muito depressiuvo.
    Me ajudem,este cão tem uam historia linda em minha vida e o amo demais por existir.
    Abraços e beijos d eluz para todos que sabem ser gratos a estes nossos amiguinhos.

  7. Rita Ericson disse:

    Oi Fatima,
    faça como sugerido no texto, ensine seu cão a ser mais independente.
    Deixe-o sozinho por alguns minutos mesmo quando estiver em casa, não se despeça, engane-o trocando roupa e sapatos como se fosse sair e não saia etc
    Você pode deixá-lo com um osso de canela recheado com pedacinhos de petiscos caninos para ele ficar entretido tirando os pedacinhos para comer.
    Existem brinquedos inteligentes (quebra cabeças) para cães no site http://www.bitcao.com.br/index.php?PUID=BSD
    Abraço e boa viagem!
    Rita Ericson

  8. Nilze disse:

    Olá, vou ganhar uma pinscher esse mês e nao gostaria de criar ela de forma errada,trabalho em casa mas preciso sair quase todos os dias por 3 ou 4 horas e pracisara ficar sozinha, tenho medo da destruição pois ja tive uma que quando chegeuri em casa estava tudo destruido, chorava e latia muito que incomodava todos os vizinhos.na minha casa terei que deixa-la na cozinha e bannheiro quando tiver que sair, pois esse acho que sera o melhor lugar pra ela.Por favor me oriente , assim educando ela desde pequenina ficara melhor pra nós duas.Obrigadaa.

  9. Maria disse:

    Dra irei viajar por 8 dias, será que corre algum risco eu deixar minhas duas cadelinhas sozinhas? Arranjei uma pessoa p/ vir colocar comida e água todos os dias. Tenho medo delas entrarem em depressão pois são muito apegadas a mim.

  10. Rita Ericson disse:

    Olá Nilze
    em primeiro lugar, escolha uma cadelinha calma e tranquila. Evite os mais agitados da ninhada.
    Em seguida leia e estude sobre o assunto, acostume-a a ficar sozinha e a ser independente.
    Aqui no bichosaudavel tem algumas informações e te recomendo também o site http://www.lordcao.com
    Abraço e boa sorte!
    Rita Ericson

  11. Rita Ericson disse:

    Olá Maria,

    o ideal é que a pessoa que vai alimentá-las fique um pouquinho na sua casa e leve-as para passear.
    Brincar, escovar e dar atenção para elas é fundamental para amenizar a sua falta.
    Abraço
    Rita Ericson

  12. Anna França disse:

    Boa noite dra.
    Tenho um Golden Retriever de 06 meses. Durante todo o tempo que ele está comigo eu trabalhava em casa e passava o dia todo com ele dentro de casa. Ensinei bastante, me dediquei totalmente a torna-lo educado e funcionou. Ele não late, obedece a comando de ‘sentar’ e não come os moveis [se ele ficar totalmente livre dentro de toda a casa ele passa a maior parte do tempo deitado na minha cama o que eu acabei deixando por ele não criar problemas fazendo isso]. Por enquanto seu unico problema é a mania de brincar mordendo.. Eu comprei varios brinquedos e sempre os troco, mas ele ainda não perdeu a mania de morder então eu entendi que é por causa da idade.. [eu acho!] Mas estou me mudando e ele ficara em um terraço com espaço razoavel, nem muito grande nem muito pequeno, e eu passarei a ficar o dia todo fora. Durante esse periodo de obras eu tenho deixado ele sozinho na antiga casa e percebo que ele está mordendo muito o proprio rabo. Li que pode ser stress e estou preocupada. Pensei em adotar mais um bebe pra fazer companhia um ao outro. É uma boa alternativa? Faço passeios matinais com os dois e eles ficam juntos até eu voltar. É aconselhavel?
    Obrigada!!!!!
    Anna.

  13. Rita Ericson disse:

    Olá Anna,
    a primeira providência é se certificar que ele não tem nenhum problema dermatológico na cauda.
    É comum os animais se morderem por estresse e ansiedade, mas é fundamental ter a certeza que não se trata de outra patologia.
    A ideia de adotar outro cão é ótima se esta for sua vontade. Não adquira outro animal para resolver um problema com seu cão, o “tiro pode sair pela culatra”.
    Não brinque de morder com ele, não aceite este tipo de brincadeira, ignore-o.
    Ofereça brinquedos interativos para quando ele ficar sozinho -http://www.bitcao.com.br/index.php?PUID=BSD
    Abraço
    Rita Ericson

  14. CLAUDIA disse:

    Ola, preciso de uma ajuda! Ganhei um yorkshire com 1 ano e 6 meses e ele está com vermes, pulga e carrapatos. Compramos um remédio para pulgas e carrapatos no veterinário para aplicar no dorso do cão só que li que é um veneno. Minha dúvida é: quando aplicarmos o veneno e nós pegarmos no cachorro, isso não tem problema para nós, já que é um veneno? Quanto tempo pode deixar nele e quanto tempo depois podemos dar banho? Outra coisa, quando saimos e deixamos ele só, ele fica chorando. O que eu faço para ele acostumar? Desde já agradeço a sua atençao.

  15. Rita Ericson disse:

    Olá Claudia,

    será que este medicamento é um veneno mesmo?
    Existem muitas opções seguras no mercado pet.
    Leia na bula a forma correta de aplicação e se há cuidados para manusear o cão e intervalo de banhos.
    Faça como recomendado no post, estimule a independencia, deixe seu animal “ocupado”, leve-o para passear, não se despeça nem cumprimente na saida e na chegada etc.
    Abraço
    Rita Ericson

  16. Andressa disse:

    Olá…

    Eu ganhei uma misturinha (lhasa com poodle). Quando a trouxe para casa ela ficou muito tristinha, chorou a noite inteira, ficava tristinha o tempo todo. Com os dias ela ficou mais animadinha, mas ainda parecia tristinha(ou era impressao, nao sei direito).
    Mas eu sempre dava carinho, pegava ela.. e ela dormia no meu colo..

    Como eu e minha mae ficamos fora de casa o dia inteiro e voltamos somente ao meio dia e a noite, fiquei com pena e peguei uma irmazinha dela, uma semana depois, para fazer companhia a ela quando eu nao estiver.

    Quando a outra chegou a primeira ficou com ciumes e brigava com ela.
    Sao tres dias com as duas….Hoje elas dormem juntas, mas durante o dia vivem se mordendo, mordem a nuca, a orelha, a patinha, o fucinho.. tudo… fico com medo de elas se machucarem, mas dizem que elas estao brincando assim. Eh mesmo??

    Quando eu pego a primeira, a outra quer vir junto (SEMPRE), e quando pego a segunda a primeira nao quer ficar junto. Quando dou atenção para a segunda, a primeira ignora e sai.

    Elas disputam tudo, o que uma pega a outra quer. Até os ossinhos, dou uma para cada, e uma quer a da outra. A primeira sempre consegue ficar, talvez por ela ser um pouquinho maior (Em tamanho só, pois elas sao irmas).

    Agora nao sei o que faço. Se é melhor ficar com as duas, para uma fzer companhia a outra quando nao tiiver ninguem em casa ( que é um bom periodo do dia), ou se fico com uma acreditando que ela nao vá sofrer e vai ficar bem sozinha em casa e que a presença da outra nao fara muita diferença.

    Preciso de uma ajuda 🙁

  17. Rita Ericson disse:

    Olá Andressa,
    este comportamento entre filhotes, é normal. É uma mistura de brincadeira com imposição de limites. Você deve ficar com a segunda cadelinha se este for o SEU desejo. Elas vão se acostumar e conviver bem, mas quem deve querer é você!
    Descubra quem é a líder entre elas ( observe quem passa primeiro nas portas, quem fica com o osso ou brinquedo, quem te cumprimenta primeiro) e reforce esta dominancia. Isto é, ofereça tudo primeiro para ela: comida, carinho, atenção, colocar coleira, dar banho etc.
    Boa sorte e saúde!
    abraço
    Rita Ericson

  18. Andressa disse:

    Olá Rita

    Eu não entendi pq dar preferencia a que é a lider. Eu pensava que seria o contrario, ou entao que eu deveria dosar. Dar brinquedos, atenção a que sempre perde.

    O comportamento delas é assim: A primeira (Nina)sempre consegue ficar com os brinquedos, é mais nervosinha. Sempre toma conta da comida tambem.
    MAs quando eu chamo, a segunda (Belinha) sempre vem primeiro e a outra vem atras. Quando eu pego a Belinha a Nina nao quer ficar junto. Se eu pego primeiro a Belinha, a Nina sai de perto e vai fzer outra coisa. Quando eu pego a Nina primeiro e depois vou pegar a Belinha junto a Nina quer sair. O que significa isso?

    Obrigda pela resposta.
    🙂

  19. Rita Ericson disse:

    Olá Andressa,
    me parece que a Nina é a lider, mas você deve continuar observando.
    O motivo para priorizar a lider é a segurança da posição hierarquica.
    Na natureza, não há interferencias externas (como nós humanos) na estrutura da matilha.
    Quando tentamos oferecer tudo igual para 2 cães, eles costumam ficar inseguros de quem é o chefe e podem brigar para disputar esta liderança.
    Boa sorte!
    mande noticias
    abraço
    Rita Ericson

  20. Marta disse:

    Olá,boa tarde.
    Tenho um beagle que está quase a fazer 4 meses e hoje fui deixa-lo no criador pois vou de férias para uma casa onde não posso ter animais. O criador tem hotel para cães e cada um tem a sua box,mas fiquei muito preocupada pois o Dini ficou com um pouco de medo ao ver todos os outros cães. Será que tomei a decisão correcta?

  21. Rita Ericson disse:

    Olá Marta,
    é sempre dificil se separar de um cão amado, mas é importante manter a liberdade de viajar e levar uma vida independente.
    Há casos em que a familia não consegue se separar do seu animal e a relação fica muito dependente, causando problemas para o cão e para a família.
    A melhor maneira de avaliar se o seu cão ficou bem é o estado geral dele, na volta.
    Abraço
    Rita Ericson

  22. Danielle disse:

    Olá… tenho uma cocker ela tem 10 anos, nos mudamos de apartamento a 3 meses e ela não fica mais sozinha qdo precisamos sair… fica latindo e arranhando a porta de entrada/saida. Como posso fazer para que ela se acostume, sendo que no antigo apartamento ela ficava sozinha.

  23. Rita Ericson disse:

    Olá Danielle,
    comece deixando-a sozinha noutro cômodo da casa quando você não for sair. Se ela não ficar relaxada, comece com poucos minutos e vá aumentando aos poucos. Ofereça algum brinquedo interativo (você pode comprar no bitcao http://www.bitcao.com.br/index.php?PUID=BSD) ou recheie um osso de canela de boi (a venda nas petshops) com petiscos e deixe ela “trabalhar” para conseguir os petiscos.
    Mande noticias!
    Abraço
    Rita Ericson

  24. Aparecida disse:

    Ganhei um cão da raça yorkshire com aproximadamente 8 meses, não sei a procedencia, me parece ser muito carente e ter um medo danado de ser abandonado.
    do o deixamos sozinho em casa chora demais e faz cocô pela casa toda, como resolver o problema? voces podem me ajudar.
    Grata

  25. Samara disse:

    Olá.. moro sozinha e sou apaixonada por cachorro… tenho uma cocker que mora com minha mãe.. Como moro sozinha tenho medo de adquirir um caozinho e ele ficar deprimido ou coisa do tipo, ninguem me aconselha a adquirir um por esse motvio..!! Posso deixar o cachorro em casa, sozinho o dia todo? Sai as 8 da manha.. volto 5 da tarde e saiu 6 da noite so voltando as 10hrs.. O q fazeer?

  26. Rita Ericson disse:

    Olá Aparecida,
    faça como descrito no texto (http://www.bichosaudavel.com/deixando-o-cao-sozinho-em-casa/).
    Estimule a independencia, ocupe-o bastante, faça bastante exercícicios com ele e ofereça brinquedos interativos.
    Abraço
    Rita Ericson

  27. Rita Ericson disse:

    Olá Samara,
    pelo que você diz, sua disponibilidade de tempo é muito pequena.
    Os cães precisam de companhia e atividade, independente da raça.
    Abraço
    Rita Ericson

  28. IRENE ROSA disse:

    Olá, meu shih-tzu está com 5 meses e pretendo castrá-lo com 7 meses, moro em apto e não quero que ele levante a perninha para fazer xixi, esta idade está adequada? A partir de que idade eles levantam as pernas? Nem levo para passear ainda devido ao fato deles demarcarem território.
    Grata

  29. Rita Ericson disse:

    Olá Irene,
    os cães machos podem levantar a pata para urinar, mas não necessariamente marcando o ambiente, isto é, urinando diversas vezes.
    Ele já pode ser castrado com 5 meses, não há necessidade de esperar.
    Todo cão precisa passear! É o momento de interagir com o ambiente, sentir odores, socializar com outros cães e seres humanos, se divertir, enfim, viver!
    Abraço
    Rita Ericson

  30. neia disse:

    oi Doutor comprei um York, vou pega-la dia 27 de agosto,mas aconteceu o seguinte eu só trabalhava pela manha na parte da madrugada, agora vou entrar no serviço as 10:00 e sair as 5:00,ela vai ficar sozinha 7 horas por dia,o q posso fazer?
    afinal ela ainda e bebe,estou com medo de q aconteça algo quando estou fora. me ajude por favor..

  31. Rita Ericson disse:

    Olá Neia,
    os cães são capazes de se acostumar a ficarem algumas horas sozinhos, mas precisam receber atenção, estímulos e exercícios suficientes para se desenvolverem de maneira saudável.
    No caso dos filhotes, te aconselho deixá-lo numa parte pequena da casa quando ele for ficar sozinho. Deixe água, alimento e um local destinado as fezes e urina por perto.
    Se você conhecer alguém que possa fazer uma visita no meio da tarde, seria otimo, pelo menos nos primeiros dias.
    Quando você estiver em casa, ofereça atenção, brincadeiras e carinho.
    Abraço
    Rita Ericson

  32. leila disse:

    Dar.trabalho e meu cãozinha fica sozinho,ele esta com mau halito, por fica comendo as fezes dele o devo fazer para tirar esse costume dele obrigada>

  33. Rita Ericson disse:

    Olá leila,
    leia o post sobre coprofagia http://www.bichosaudavel.com/coprofagia-comer-fezes/
    Abraço
    Rita Ericson

  34. NEIA disse:

    OI doutora
    olha vou pegar a minha cachorrinha amanha.. estou muito feliz mas me disseram q nao pode mas cortar o rabinho.
    Pq ??
    gostaria muito de cortar…
    onde posso esta cortando?
    grata bj

  35. Rita Ericson disse:

    Olá Neia,
    eu não recomendo o corte de cauda em nenhuma idade, e quanto mais velho, pior.
    O animal sofre mais e a cicatrização pode ser mais demorada.
    Deixe-o ser como ele é!
    Não se preocupe com estética, ofereça uma vida saudavel e diverida para seu filhote.
    Abraço
    Rita Ericson

  36. Monica Ferreira disse:

    Olá Dra., preciso de ajuda! Me mudei para um apto e minha poodle não para de latir qdo está sozinha. Na minha antiga casa ela ficava o dia todo trancada dentro de casa e ficava quieta, agora está me causando um transtorno enorme. Estou passeando com ela de manha e a noite e mesmo assim é trancar a porta para ela começao a latir desesperada. Preciso de uma ajuda, pois nao qro me desfazer de minha cachorra, porem nao posso deixar q ela incomode os vizinhos. Um veterinario me indicou floral para colocar na agua, estou colocando diretamente na boca dela, mesmo assim nao tive resultados. Por favor me ajude!

  37. Rita Ericson disse:

    Olá Monica,
    faça como recomendado no post, estimule a independencia dela, ensine-a ficar sozinha, ofereça muitas atividades e exercícios, deixe-a ocupada.
    Você mora no RJ?
    Em alguns casos, é necessaria uma consulta para avaliar o nivel de ansiedade do animal e tratá-lo.
    Abraço
    Rita Ericson

  38. Thais Suelen disse:

    Oi Dra. tenho um yorkshire de sete meses. Ficava sempre em casa desde os três mses dele e comecei a trabalhar recentemente fico o dia fora e volto a noite. Será que ele conseguira se acostumar? Deixo brinquedos, roupas minhas biscoitos e o rádio ligado, até liberei o quintal tbém …. Tenho muito medo que ele não se acostume. Saio 06:30 e volto 19:30. Assim que chego levo ele para um passeio (todos os dias). Eh o quarto dia e soube que quando eu saio ele chora . O que eu posso fazer para ele não sofrer? Ele vai se acostumar? Eu o amo muito e tenho sofrido bastante com a nossa separação. Tenho chorado bastante. Por favor me ajude… Obrigada

  39. Rita Ericson disse:

    Olá Suelen,
    seu yorkshire é capaz de se acostumar, mas precisa sentir segurança em você. Evite se despedir e cumprimentá-lo de maneira exagerada, demonstrando que você está sofrendo. Nós somos os líderesw dos nossos cães, se eles percebem que o líder está abalado, ficam inseguros.
    Mesmo que você esteja apreensiva, disfarce!
    Você pode oferecer algum brinquedo ineterativo (recheado com petisco) na hora de sair, para deixá-lo entretido nos primeiros momentos.
    Abraço
    Ria Ericson

  40. Roberval disse:

    Oi, Dra.
    Me mudei recentemente e na nova casa, quando saio, o cachorro fica latindo o tempo inteiro. Quando volto, noto que ele está bem cansado de ficar latindo, mas ele fica bem comportado, como sempre foi.
    Na casa anterior ele ficava em companhia de outros dois cães (os pais dele). Ele tem 3 anos, sem raça definida, mas o pai é labrador.

  41. Rita Ericson disse:

    Olá Roberval,
    faça como descrito no post, estimule a independencia dele para ele sofrer o minimo possível quando ficar sozinho.
    Abraço
    Rita Ericson

  42. Cauê disse:

    Olá! Estou me mudando para uma chácara e pretendo ter um cão
    de guarda e companhia, porém viajo 2x por ano por 15 dias e alguns feriados e finais de semana. O cão pode ficar só por 15 dias corridos? Apenas com um alimentador automático.

    Obrigado!

  43. Rita Ericson disse:

    Olá Cauê,

    não recomendo deixar um cão sozinho nem por um fim de semana.
    Ele pode adoecer e não ter ninguém para dar assistência.
    Te recomendo deixar em alguma hospedagem profissional ou na casa de algum amigo ou parente.
    Abraço
    Rita Ericson

  44. NEIA disse:

    oi Doutora tenho 2 yorkshire um machinho e uma feminha,eles estão com 60 dias,desde pequeninos eles estão com as talinhas,o Dick já esta com as orelhinhas em pé já posso tirar permanentemente?
    só q a Lilyca não, as orelhinhas dela ficam em pé mas apos algumas horas uma delas cai,o q eu faco permaneço com as talas?
    grata

  45. gislene soares disse:

    depois que castrei minha cachorra da raça coker spaner ela ficou depressiva e com gravidaei psicologica eu não sei o que fazer pois ela RESOLVEU ADOTar uns ursinhos de pelucia e querer morder todo mundo..orque acontece isso….

  46. Rita Ericson disse:

    Olá Neia,
    eu não costumo me preocupar com a estética das orelhas, te recomendo conversar com o criador que te vendeu os filhotes ou levá-los para que um veterinário examine.
    Abraço
    Rita Ericson

  47. Rita Ericson disse:

    Olá Gislene,
    não entendo a relação entre castração e a gravidez psicológica…deveria ser o contrário. Uma vez sem a secreção hormonal dos ovarios, não há mais como desenvolver a pseudociese. Ela foi castrada há pouco tempo?
    Quanto a agressividade, procure não ceder as ameaças dela, mas também não se arrisque a ser mordida. Haja com firmeza (nunca com violencia) e se imponha.
    Abraço
    Rita Ericson

  48. Leonardo disse:

    Dra. Bom dia,

    Tenho um york de sete meses, que tem as orelhas “naturais”, ou seja: caídas. A questão da orelha em pé do cachorro é somente estética?

  49. Rita Ericson disse:

    Olá Leonardo,

    a resposta é SIM! A posição das orelhas é unicamente estética.
    Mande 1 foto do seu York!
    Abraço
    Rita Ericson

  50. Leonardo e Flávia disse:

    Dra. Nosso york de sete meses está trocando dentição. Lhe pergunto se é normal três dentes cairem no mesmo dia. Aconteceu hoje.

Faça sua pergunta!

Os cães são animais de companhia, mas as vezes, precisamos deixá-los sozinhos em casa.

Não há nada de errado nisso, eles são capazes de ficar sozinhos e em paz por aproximadamente 6 horas. Mas para isso, devemos ensiná-los, acostumá-los a ficar sós, da melhor maneira possível.

Eles têm pouco a fazer, principalmente  na nossa ausência (nós somos o entretenimento deles). Alguns aproveitam para tirar uma soneca, outros sofrem de tédio, estresse ou ansiedade de separação.

Como saber se o seu cão fica bem quando todo mundo sai de casa ?

Alguns animais não deixam dúvidas: móveis roídos, lixo revirado, objetos e papéis roubados ou até mesmo vomito, fezes e urina pela casa. Outros se lambem / mordem para “aliviar a tensão” . Há aqueles que demonstram insatisfação latindo, uivando e você vai ficar sabendo pelos vizinhos.

Se o seu cão fica entediado, ansioso, deprimido ou se transforma numa máquina de destruição quando fica sozinho, há o que fazer. Você deve promover um enriquecimento ambiental, isto é,  atividades para seu cão.

Sugestões:

  • deixe brinquedos interativos a disposição (recheados com petiscos, por exemplo – disponíveis nas petshops)
  • leve-o para passear (de preferencia um longo passeio) imediatamente antes de sair
  • brinque muito, canse-o !
  • se a sua casa costuma ter a TV ou o rádio ligado constantemente, deixe num canal ou estação usual, num volume baixo
  • deixe uma peça de roupa sua usada perto do local onde o animal dorme
  • o colete “Thundershirt” (à venda em algumas petshops e internet) também pode ajudar muito, mas primeiro precisamos acostumar o animal a usá-lo e tomar cuidado com os dias muito quentes. O colete é feito de um tecido elástico que pode esquentar demais.

Mas o mais importante é ensinar um animal a ser independente, acostume-o a ficar sozinho.

Se ele for do tipo “sombra”,  isto é, te segue dentro de casa,  troque de cômodo, feche a porta quando  e deixe-o sozinho por pelo menos 5 minutos.

Confunda-o: pegue a chave do carro e não saia, troque de sapato e deite no sofá, coloque a bolsa no ombro e sente para almoçar. Os cães vivem uma rotina e se acostumam muito a ela. Depois de ver muitas vezes o dono sair ele aprende  quais são os sinais de que vai ficar sozinho.

Quem tem cachorro sabe que eles percebem até quando estamos fazendo as malas para viajar…

Se ainda assim seu animal demonstrar desespero quando ficar só, procure ajuda veterinária.


Carregando..