Deixando o Cão Sozinho em Casa

  1. Rita Ericson disse:

    Oi Leonardo e Flavia,
    pode acontecer, não se preocupem.
    abraço
    Rita Ericson

  2. jucimara T A silva disse:

    Ola Dra.tenho uma poodle ganhei de uma colega ,ela já tinha 1ano desde que chegou ela esta se comportando da seguinte forma.Eu saiu ela lati sem para já estou tendo problemas com a vizinha.A mesma já ameaçou em matar a cachorrinha,me ajude a achar uma forma de resolver esse problema.

  3. Leticia disse:

    Temos uma shih tzu de 10 meses que rói, compulsivamente, meias e sapatos, se deixarmos, faz isso todos os dias. Alguém já teve esse problema?
    Ela não fica muito sozinha, não é solidão, é amável, mas destróia a casa!!! Agradeço se alguém nos der alguma dica. Grata, Leticia

  4. Thais disse:

    Oi doutores!

    Estou desesperada
    Por favor me ajudem!
    Eu fiz o que indica a materia mas, meu cãozinho maltes macho não se interessa por muito tempo por ossos, destruiu os brinquedos que compramos, come lixo, come cocô e ele quando entra em casa faz xixi,e é muito perigoso ele andar na rua, pois aqui tem muito viralata e carrapato.
    Ele é muito dificil nem bato nele pq ele faz cocô quando apanha, só não dei ele por medo da minha outra cachorra maltesa morrer de saudade.
    Meus outros dois cachorros a maltesa e a shitsu se comportam mas ele NÃO
    O que faço?
    Obrigada por nos ajudar

  5. Rita Ericson disse:

    Olá Jucimara,
    siga os passos do texto: http://www.bichosaudavel.com/deixando-o-cao-sozinho-em-casa/
    Existem cães extremamente ansiosos que precisam de medicação além das modificações comportamentais.
    Se as medidas adotadas não surtirem efeito, procure ajuda veterinaria especializada.
    Abraço
    Rita Ericson

  6. Rita Ericson disse:

    Olá Leticia,
    você precisa ensinar sua cadela que ela não deve roer as meias e sapatos.
    Às vezes, da forma que corrigimos (gritando, correndo atras), eles não entendem e ainda acha que estamos brincando.
    Prepare “armadilhas”: deixe uma meia ou sapato (já destruído) na frente dela e assim que ela pegra, corrija-a. Não precisa gritar e nem pensar em bater. Basta falar NÃO de forma seca. Não se explique e não fale frases longas.
    Repita quantas vezes for necessário. Se ela for muito teimosa, coloque-a de castigo (depois de 10 vezes) em um local pequeno(lavabo, por ex.).
    Ensine obediência basica para ela (se necessario, contrate um bom adestrador).
    Abraço
    Rita Ericson

  7. Rita Ericson disse:

    Olá Thais,
    acredito que seu maltes precisa aprender alguns comandos.
    Ele fez algum “curso de adestramento”?
    Alguns animais têm mais dificuldade em nos compreender, então precisamos aprender a nos comunicar de maneira que eles entendam.
    Procure um bom adestrador.
    Não deixe de passear com seus animais! Os vira-latas não tem nada de errado, nem perigoso! Os carrapatos são uma praga, mas é possível controlar.
    Os cães precisam passear para interagir com o mundo, sentir e deixar odores na rua, ouvir sons diferentes, serem estimulados, se cansarem, enfim, viverem!
    Abraço
    Rita Ericson

  8. Diego disse:

    Boa tarde Dra., ganhei um filhote de basset teckel… ele tem 2 meses… chegou na minha casa tem três dias… estamos apaixonados por ele. Mas estamos num drama que é deixar ele sozinho… eu e minha esposa trabalhamos fora… ele ficaria sozinho umas 8hs por dia pelo menos de seg a sexta… estamos morrendo de pena de deixar ele só… deixamos ele com uma pessoa da família… mas isso não poderá acontecer sempre… estamos mt preocupados e minha esposa pensou até em devolver ele para o criador… tememos que ele fique depressivo sozinho… Existe esse risco? Com que idade podemos deixar ele sozinho
    Desde já agradeço
    Abraços
    Diego Barreto

  9. Vivi disse:

    Olá!

    Estava navegando pelo site e adorei as dicas de vcs! Estou com um problema, e preciso de ajuda. Eu tenho uma lhasa apso de 4 meses. Eu estou com ela há duas semanas, sou a terceira dona, sendo que o primeiro dono era um adolescente que maltratava a cachorrinha. Ela é medrosa, mas feliz e já está bem acostumada comigo. Porém, eu moro com um amigo, João, e a cachorrinha tem muito medo dele. Ele ama cachorros, tenta de todas as formas ficar com ela no colo e fazer carinho, mas ela foge e ontem chegou a fazer xixi, de medo. Ele fica muito magoado com as reações da cachorrinha… O que eu faço pra ela gostar dele?
    Obrigada!

    Abraços

  10. Rita Ericson disse:

    Oá Diego,
    os cães são capazes de ficar sozinhos em casa, mas devem aprender com os donos que esta situação é normal.
    Acostume-o desde agora a ficar em cômodos separados de vocês por alguns minutos (10, no mínimo).
    Por enquanto é bom ficar de olho, principalmente porque os filhotes fazem muitas besteiras (comem fios, móveis e até parade!).
    Faça como sugerido no texto.
    Abraço
    Rita Ericson

  11. Rita Ericson disse:

    Olá Vivi,
    peça para seu a amigo “desprezar” sua cadelinha por alguns dias. A ideia é ela ficar carente, interessada na atenção dele.
    Também é interessante ele oferecer mini-pedaços de petiscos caninos além de brincar e fazer exercícios de adestramento com ela (ensinar a sentar, por exemplo).
    Abraço
    Rita Ericson

  12. Maria Cristina disse:

    Boa tarde,

    Tenho um rafeiro arraçado de labrador com apenas 7 meses. Infelizmente ele terá de começar a ficar sozinho durante 11h enquanto estou no trabalho. Acontece que ele destrói a casa toda quando fica sozinho, seja 1h ou 8h. Tenho muita pena de o deixar sozinho mas terei que o fechar apenas numa divisão para que não estrague mais nada em casa. Será melhor tentar encontrar outra família para ele? Sinto que 11h é tempo demais para ele ficar sozinho… Obrigada

  13. Rita Ericson disse:

    Olá Maria Cristina,
    os cães são capazes de aprender a ficarem sozinhos. Comece a ensiná-lo e você não precisará procurar outra familia para ele.
    O período de 11h é realmente longo, mas vale a pena tentar.
    Quem sabe você consegue um lugar para ele ficar por algmuas horas durante o dia enquanto ele não estiver acostumado.
    Faça como descrito no texto e boa sorte!
    Abraço
    Rita Ericson

  14. Giovanna disse:

    Olá, Dra.
    Eu ganhei uma pinscher tem 5 dias e ela é muito fofinha, eu, meu pai e minha mãe levamos ela no veterinário para tomar vacinas, ela só late quando se assusta muito….muito….muito…. mesmo e isso é muito raro!!!
    Ela é tão fofinha, eu comprei uma ração nova e só agora ela tá comendo…o que eu faço se essa racão é mutio mais cara que a outar!!! Me ajude por favor!

  15. Rita Ericson disse:

    Olá Giovanna,
    se você puder oferecer esta ração melhor durante a fase de crescimento dela, seria otimo.
    Abraço
    Rita Ericson

  16. Luan disse:

    Ola Dra. Gostaria Muito de saber oque fazer com minha Poddle ela tem 6 meses e quando saio ela fica gritando muito, Nao posso ir nem na casa da vizinha mais porque ela Grita Bastante Me Ajude Por Favor.
    Abraços!

  17. maceo disse:

    preciso saber como faser para educar meu cão da raça shitsu,ele não pode ver munha esposa saindo de casa que ele da o maior escandalo,vica unhando á porta faz o maior escandalo

  18. Rita Ericson disse:

    Olá Luan,
    faça como descrito no texto (http://www.bichosaudavel.com/deixando-o-cao-sozinho-em-casa/), ensine-a a ser independente!
    Esta idade é otima para ela aprender a ficar sozinha.
    Abraço
    Rita Ericson

  19. Rita Ericson disse:

    Olá,
    faça como descrito no texto (http://www.bichosaudavel.com/deixando-o-cao-sozinho-em-casa/), ensine-o a ser mais independente, os cães são capazes de aprender, mas precisam ser estimulados.
    Abraço
    Rita Ericson

  20. Joelma disse:

    Ola Dra Minha Poodle tem 6 meses e comeu chumbinho de rato e levei ela no veterinario e ela voltou muito fraquinha e nao quer comer raçao a Dra. receitou Carvão vegetal Humano e Mercepton Oral. Ela nao come raçao e nem toma água. Oque eu faço? Me Ajude!!!
    Abraços!

  21. Rita Ericson disse:

    Olá Joelma,
    se ela está muito prostrada, leve-a para revisão na clínica veterinária.
    Ofereça um alimento saboroso como frango assado, bife de figado ou uma sopa gostosa.
    Se ela não comer, converse com seu veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  22. katia disse:

    oi tenho um cachorrinho de 3 meses trabalho o dia intero e estudo a noite ele fica sosinho em casa de dia mais a noite minha mae fica com ele mais de dia ele nao apronta muito mais quando eu chego ele começa a morder meu pe minha mao i nao mi obedece por nada teimoso e faz as nessecidades pela casa inteira estou tentando ensinar ele a fazer no jornal ate comprei o remedio que pinga mais mesmo assim ele nao faz no jornal oque eu fasso para ele me obedecer? ele faz isso porque esta se sentindo muito sosinho?amo muito meu cachorro quero o melhor para ele!

  23. Rita Ericson disse:

    Olá Katia,
    os cães precisam saber o que queremos deles. Muitas vezes, o que é obvio para nós, não faz o menor sentido para eles. Você já viu cachorros brincando? Eles mordiscam, pulam e correm uns atrás dos outros. Se você não quer que ele te morda, mostre para ele que essa brincadeira não é legal. Ignore-o. Saia do ambiente.
    Ensine-o a sentar e quando ele já souber, mande-o sentar para comer, para brincar, para colocar coleira etc.
    Leia http://www.bichosaudavel.com/como-ensinar-seu-filhote-a-fazer-xixi-e-coco-no-local-certo/ para ensiná-lo a fazer xixi e cocô no local certo.
    Abraço
    Rita Ericson

  24. Janaina disse:

    Bom dia Dra.

    Tenho poodle toy com 7 meses…. agora que ele esta levantando a patinha para fazer xixi estou deixando ele fora de casa, mas tadinho, ta tão depre, não quer brincar não quer nada………. esta comendo pouco menos. Estou pensando em castrar ele, visto eu me mudar para apto em breve. Como faço??? melhor castrar mesmo antes de me mudar??? Sera que ele irá se adpatar a ficar sem quintal e morar no apto???? Coco encomoda menos pq ele faz 3 vx ao dia somente, então não suja quanto o xixi em todos os lugares, antes ele fazia no jornal e pelo quintal. Obrigada

  25. FATIMA disse:

    OLÁ DR.QUERO TER UM LHASA APSO,GOSTARIA DE SABER SE ELE QUANDO FILHOTE CHORA MUITO SE ELE ROE SOFÁ .

  26. Sheila disse:

    Olá.. tenho um daschaund macho de 5 meses… Moro sozinha e ele vive grudado comigo… é a minha Sombra como você disse no texto…Mas eu estudo e fico de manhã e a noite fora Quase todos os dias… ele fica bastante sozinho…Vou precisar ficar 3 dias fora… Tenho uma vizinha que adora ele…e que se disponibilizou em dar comida e passear com ele na rua… Mas estou muito preocupada com medo de deixar ele aqui sozinho… Tenho medo dele não conseguir comer ou ficar doente de tédio…devido minha ausência… O que me aconselha?

  27. vania disse:

    Boa Tarde,

    Tenho um cocker spaniel com 6 anos, ele é super bem educado, sempre respeitou as regras de casa, apesar de ter acesso a todo apartamento. Porém não lhe permito que suba no sofa e nas camas.
    Está habituado a ficar sozinho durante o dia quando saio para trabalhar.
    Mas nesta semana por 3 dias seguidos, quando chego a casa tneho surpresas porque ele faz xixi ou em cima da minha cama ou no sofá nas almofadas….
    Fico furiosa e ele percebe que fez algo errado, demonstro-lhe que ele portou-se mal, mas não lhe bato,
    Gostaria de saber como devo corrigir esta situação…. será que ele está a sentir falta de alguma atenção? mas posso garantir que não alterou em absolutamente nada a rotina em casa.
    Obrigada

  28. Rita Ericson disse:

    Olá Fatima,
    todos os cães, de qualquer raça, podem chorar ou ser calmo. Depende muito do indivíduo.
    A raça geralmente é calma.
    Você deve ensiná-lo a ficar sozinho desde pequeno e dar limites.
    Abraço
    Rita Ericson

  29. Rita Ericson disse:

    Olá Sheila,
    ele fica calmo sozinho?
    Se ele fica bem, acho uma boa opção a ajuda da sua vizinha, mas seria melhor ainda se ele pudesse ficar na casa dela ou de outra pessoa conhecida.
    Peça para ela passear e brincar bastante com ele, pelo menos 2 vezes por dia.
    Abraço
    Rita Ericson

  30. Rita Ericson disse:

    Olá Vania,
    seu cocker é castrado?
    Os machos costuma urinar em lugares “proibidos” por motivos sexuais (marcação de território) ou para chamar atenção.
    A castração é um atalho para resolver a marcação urinária.
    Mesmo que não tenha ocorrido mudanças na rotina, ele pode estar precisando de mais atenção.
    Brinque mais, faça exercícios de adestramento e leve-o mais para passear.
    Não adianta brigar com ele se você não pegá-lo no flagra!Ele associa a bronca com o ultimo acontecimento, que deve ser a sua chegada em casa. Ignore.
    Limpe a região urinada com um produto enzimático, eles retiram melhor as moleculas do odor da urina e diminuem o risco dele urinar novamente no mesmo lugar
    Abraço
    Rita Ericson

  31. Rita Ericson disse:

    Olá Janaina,
    os cães se adaptam muito bem a mudanças, contanto que continuem com qualidade de vida (atenção, exercícios, brincadeiras).
    Se ele está sem brincar porque está lá fora, não se preocupe, mas certifique-se que ele está saudável.
    A castração melhora muito o comportamento de marcar os lugares com urina, eu recomendo.
    Abraço
    Rita Ericson

  32. Walter disse:

    Ola Dra.,
    Estou tendo uma dificuldade com o meu cachorrinho. Ele tem 5 meses, e um bulldog frances. O ensinei a sentar, a ficar, a ficar de pe e etc. Ele me obedece a ponto de andar solto na rua. Ele sabe inclusive quando vou sair de casa e nao sai atras. Ocorre que ele fazia xixi em um local dentro de casa (no jornal). Agora, comprei uma grade (coloco o jornal embaixo) e coloquei na varanda. Ai que comecou meu problema. Ele nao faz mais no lugar certo. Ja o peguei no flagra e briguei, ja o deixei de castigo, ja o ignorei e nada. Voltei a usar o pipidog, mas nao consegui fazer ele se acostumar com o local novo. Lavei bem o lugar antigo, tanto que ele nao faz mais la, so que agora ele faz em qualquer lugar, menos no local certo. Me ajude, por favor. Obrigado

  33. Rita Ericson disse:

    Olá Walter,
    pelo seu depoimento, seu cão é ensinado e sabe o que é certo ou errado.
    Acredito que ele esteja marcando território com urina. É aproximadamente nesta idade (a partir dos 5 meses) que os machos entram na puberdade e começam a marcação.
    Pode ser que ele não goste do novo local. Experimente retirar a grade e/ou voltar para o local antigo, mesmo que temporariamente.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  34. anna flavia disse:

    que fazer?minha cachorrinha enfia a cabeça na tela que cerca meu quintal, e fica presa, toda vez que vou a vizinha, ja tentei de tudo, mas na cabeça dela, vai vazar pro outro lado e fica presa perigosamente, se virando toda, em tempo de ter alguma lesao na coluna. que fazer , estou desesperada!!

  35. fabiana fraga disse:

    ola Dr queria saber de uma coisa!!!
    nesse final de semana tive que viajar e levei meu cachorrinho ele é poldy toy ele tem 6 anos e na casa na minha tia tbm tem um polddu so que ele e maior os dois brincaram nao se estranharam o meu chorou bastante e o outro e acostumando a ficar sozinho sempre, pois e quando voltamos da festa pela 4 horas abri a porta de onde o meu cachorrinho estava ele veio e depois minha tia encontrouo dela sem vida morto o que aconteceu Dr.
    isso vai afetar a vidinha do meu bichinho tenho que procurar o veterinario dele o que eu tenho que fazer!!
    o que aconteceu com o outro animal!!

  36. Darcson Albuquerque disse:

    Bom dia Dra.

    Gostaria de sua ajuad

    eu possuo dios cães
    um macho (pit bull – extremamente dócil mas mal educado na rua – passeio – , e uma fêmea, da raça Perdigueiro – educada e comportada…durante o dia)

    pois bem, meu problema começa durante a noite
    Por ser uma cadela de raça caçadora (imagino que seja por isso) ela passa a noite “antenada” no portão, como um super vigilante. Ela e capaz de eprceber que estou chegando em casa memso eu estando a umas 4 ou 5 casas de distância da minha.

    O mínimo barulho deixa-a ainda mais alerta, e ela realmente percebe todo e qualquer movimento da rua (começo a pensar q ela tem super-poderes as vezes).

    Até aí tudo bem, ela é uma exímia House Keeper digamos assim, mas, vamos ao porém.

    Quando ela percebe movimentação na rua (isso acontece de forma BEM mais ativa a noite) ela da a louca, vai para a lateral do portão, onde tem uma leve bracha, e comea a latir como louca. Não para, é um inferno. Ela é dona de um latido alto, forte e imponente, que seria até bonito de se ouvir, se ela não o fizesse com tanta constancia.

    Ao dar 4 da manhã, creio que a causa sejam catadores de lixo e idosos fazendo caminhada, ela late, late e não para, nunca, é absurdo.

    Tem algo q possa afzer para que ela acalme mais os animos?
    Não queria dar nada quimico pra deiaxr ela mais Zem, mas não da pra dormir, e assim vou acabar sendo apedrejado pelos vizinhos pelo barulho dela (mesmo ela ja tendo “avisado” a presença de um aldrão na casa visinha).

    no aguardo

  37. Rita Ericson disse:

    Olá Anna,

    o ideal é ensiná-la a não fazê-lo. Tente criar situações como se você fosse para casa da sua vizinha, mas antes dela enfiar a cabeça, corrija-a. Diga NÃO, de maneira firme. Se ela insistir muito, coloque-a de castigo. O melhor castigo para os cães é prendê-los em um local pequeno e sem-graça (banheirinho, por ex.) por somente 5 minutos.
    Repita muitas vezes, até ela aprender.
    Se depois de muito tentar ela não aprender, considere fechar a área da tela que ela costuma se prender com algum material seguro (que não vá machucá-la).
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  38. Rita Ericson disse:

    Olá Fabiana,
    muito difícil opinar sem saber mais detalhes.
    Ele estava normal, saudável? Não acredito que ele tenha morrido de nenhuma doença infecciosa, ele teria apresentado sintomas antes.
    Provavelmente aconteceu algum acidente (enforcamento, trauma) ou ele pode ter tido um colapso cardíaco ou respiratorio.
    Observe bem o seu animal e leve-o para consulta veterinaria se houver alguma alteração.
    Abraço
    Rita Ericson

  39. Rita Ericson disse:

    Olá Darcson,
    comparando com os sentidos dos seres humanos, os cães têm super poderes mesmo!
    Alguns ainda são mais aguçados que outros, os perdigueiros e todos os cães de focinho longo tem um olfato apurado.
    O ideal é você ensiná-la a parar. Latir é normal, mas os cães precisam obedecer quando solicitados.
    Procure um bom adestrador, eu conehço alguns, aonde você mora?
    Eu conheci recentemente um spray ingles, PetCorrector que promete ajudar muito. Encomendei para experimentar, mas ainda não chegou.
    Você pode experimentar. Eu encomendei através do Ebay, mas também vendem no PetProductAdvisor.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  40. Beatriz disse:

    Quero muito comprar um maltes pequenininho pra mim mas moro em apartamento, minha prima trouxe o dela pra eu ficar 3 dias com ele mas ele ficou muito tristinho mesmo eu saindo pra passear e brincar com ele… sera que se eu comprar um ele vai ficar com depressao?

  41. Rita Ericson disse:

    Olá Beatriz,
    você pode ter um cão feliz em um apartamento. O importante é ensiná-lo, brincar com ele, passear, enfim, oferecer uma vida rica em estímulos.
    Acredito que o cão da sua prima tenha ficado triste por estar longe da dona dele.
    Abraço
    Rita Ericson

  42. Cristina disse:

    Olá Dra,
    O meu caso não é cachorro, é uma gatinha de 9 meses, vou viajar por 3 semanas e ela vai ficar em casa sozinha, a senhora que trabalha em casa vai vir cuidar dela( no caso passar o dia aqui com ela)nas seg,quart,sext,sab…estou preocupada se ela vai ficar bem por todo esse periodo.
    Será que ela pode ficar com depressão ou ter alguma mudança de comportamento?
    Obrigada.

  43. Rita Ericson disse:

    Olá Cristina,
    se alguém vai na sua casa, sem deixar mais que 2 dias sem supervisão, acho seguro.
    O ideal seria esta pessoa escová-la, brincar e fazer carinho, além de só alimentar e limpar a bandeja sanitaria.
    Abraço
    Rita Ericson

  44. rosemary almeida disse:

    ola dr.pet tenho um cão vira lata .tem 1ano nao gosto dele dentro de casa mas ele fica não sei o que faser tenho 2 filas de 2 e 10 anos e ficamos mandando o tempo todo ele ir para fora o que faser abracos

  45. Walter disse:

    Ola Dra.,
    O meu cachorro voltou a fazer no local correto, mesmo com a grade. No entanto, ainda estou tendo um pequeno problema comportamental. Ele entende e sabe muito bem os limites dele. Quando ele faz no local certo, dou aperitivo e faco festa. So que quando nao estamos em casa ou quando estamos e nao damos tanta atencao a ele, ele reage fazendo suas necessidades fora do lugar certo. Como me portar? Eu o repreendo, o deixo de ‘castigo’ na cama dele, mas isso nao tem adiantado.
    Obrigado, mais uma vez.
    Walter

  46. daniele disse:

    Me formei na faculdade há 3 meses e resolvi comprar um maltês em seguida. Como estava sem emprego, ficamos muito grudados nesses 3 meses. Ou seja, ele quase nunca ficou sozinho. Mas recebi uma proposta pra mudar de cidade, cheguei há 2 dias e ele ficou com a minha mae e irma. Só que gostaria muito que viesse morar comigo aqui. Aluguei um apartamento justamente por isso (visto que poderia ficar na casa de uma amiga dividindo as despesas, mas ela não curte muito cachorro). Eu trabalho o dia todo, tenho medo de ele adoecer, ficar deprimido por estar sozinho durante muitas horas. O que fazer? Trago pra cá? P.s.: sou apaixonada por ele, não queria ficar longe, mas também quero o bem estar e saúde do meu pequeno.

  47. Karina Pistilli disse:

    Olá, bom dia.
    Adotei um filhotinho de cão há três dias e estou fazendo o possível para que sua estadia seja confortável.
    Como adotei, não sei quem são seus pais e por isso gostaria de saber se existe um jeito de saber se ele ficará de porte pequeno ou não…
    Hoje é o primeiro dia que deixo ele sozinho, deixei brinquedos, cama coberta com uma manta e um rádio ligado.

  48. maria carolina raele ribeiro disse:

    Bom dia Dra.

    Possuo uma cachorrinha vira lata de 9 meses ,faz 7 meses que ela está morando comigo e com a minha mãe . Ela é uma otima cachorra porém quando fica em casa destroi tudo . Compramos até um portãozinho para nao deixar ela ir para dentro de casa porém ela pula ele com facilidade . Quando saimos ela destroi a porta ,a cadeira de madeira ,o sofá resumindo tudo o que tiver ao alcance dela . Tentamos já até tirar tudo da altura dela porém ela pula na máquina de lavar e fogão . O que poderiamos fazer ?

  49. Rita Ericson disse:

    Olá Rosemary,

    vocês precisam ensiná-lo a ficar do lado de fora. Um bom adestrador pode ajudar muito.
    Abraço
    Rita Ericson

  50. Rita Ericson disse:

    Olá Walter,

    ele deve estar urinando pela casa para chamar atenção. “Encha-o” de atividades, brinque bastante, escove-o etc.
    O castigo não deve ser na cama dele, não funciona. O ideal é prendê-lo em um local pequeno como 1 lavabo, por exemplo, por somente 5 minutos. Só vale colocá-lo de castigo se você pegá-lo no flagra.
    Mande noticias!
    Abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

Os cães são animais de companhia, mas as vezes, precisamos deixá-los sozinhos em casa.

Não há nada de errado nisso, eles são capazes de ficar sozinhos e em paz por aproximadamente 6 horas. Mas para isso, devemos ensiná-los, acostumá-los a ficar sós, da melhor maneira possível.

Eles têm pouco a fazer, principalmente  na nossa ausência (nós somos o entretenimento deles). Alguns aproveitam para tirar uma soneca, outros sofrem de tédio, estresse ou ansiedade de separação.

Como saber se o seu cão fica bem quando todo mundo sai de casa ?

Alguns animais não deixam dúvidas: móveis roídos, lixo revirado, objetos e papéis roubados ou até mesmo vomito, fezes e urina pela casa. Outros se lambem / mordem para “aliviar a tensão” . Há aqueles que demonstram insatisfação latindo, uivando e você vai ficar sabendo pelos vizinhos.

Se o seu cão fica entediado, ansioso, deprimido ou se transforma numa máquina de destruição quando fica sozinho, há o que fazer. Você deve promover um enriquecimento ambiental, isto é,  atividades para seu cão.

Sugestões:

  • deixe brinquedos interativos a disposição (recheados com petiscos, por exemplo – disponíveis nas petshops)
  • leve-o para passear (de preferencia um longo passeio) imediatamente antes de sair
  • brinque muito, canse-o !
  • se a sua casa costuma ter a TV ou o rádio ligado constantemente, deixe num canal ou estação usual, num volume baixo
  • deixe uma peça de roupa sua usada perto do local onde o animal dorme
  • o colete “Thundershirt” (à venda em algumas petshops e internet) também pode ajudar muito, mas primeiro precisamos acostumar o animal a usá-lo e tomar cuidado com os dias muito quentes. O colete é feito de um tecido elástico que pode esquentar demais.

Mas o mais importante é ensinar um animal a ser independente, acostume-o a ficar sozinho.

Se ele for do tipo “sombra”,  isto é, te segue dentro de casa,  troque de cômodo, feche a porta quando  e deixe-o sozinho por pelo menos 5 minutos.

Confunda-o: pegue a chave do carro e não saia, troque de sapato e deite no sofá, coloque a bolsa no ombro e sente para almoçar. Os cães vivem uma rotina e se acostumam muito a ela. Depois de ver muitas vezes o dono sair ele aprende  quais são os sinais de que vai ficar sozinho.

Quem tem cachorro sabe que eles percebem até quando estamos fazendo as malas para viajar…

Se ainda assim seu animal demonstrar desespero quando ficar só, procure ajuda veterinária.


Carregando..